Chinesada!!

Ok. tudo bem que sao pontos bonitos tecnicamente etc…
mas eu acho pontos muito mecanicos… e como é muiito treino eles acabaram dominando todos os outros jogos,
e agora o jogo eh totalmente tecnico …

eu nao reclamei dos chineses…
reclamei brincando de tantos nomes e tal…
acho que na segunda msg ali em cima em um paragrafo tinha uns 10, que como eh tudo parecido nao dava pra saber onde começava um e terminava outro hahah

deixe pra la :slight_smile:

enfim… acho que um dia alguem domina toda a tecnica e sai pra criação denovo…
e começa outra era de ouro do tenis de mesa…
isso que eu acho… eu acho que a gente ta numa fase transitoria,
de digestão da tecnica e inovações…
e daqui uns anos começa o show :slight_smile:
e qdo começar nao vai ser dominio tecnico chines :slight_smile:

merito deles terem dominado as inovacoes e a tecnica primeiro,
apesar que a tecnica ja existia…
dominado no sentido de treinar mais e adaptar a tecnica as inovacoes tecnologicas.
qdo o resto do mundo tambem adaptar a tecnica,
temos outra era mais “bonita”

isso acontece em qqr esporte…
e de 10 anos pra ca muitou muita tecnologia,
quando muda tecnologia, quem adapta a tecnica antes sai na frente…
depois o que vale eh o que vc chamou de jogo bonito ±

só que eu falo de jogo bonito, o cara sair sorrindo de prazer perdendo um ponto…
isso nao se refere a troca de drives…
se refere a um cara colocar a bolinha com efeito pra mandar na direita…
o outro como um raio mandar do lado oposto… o fdp pegar ainda por cima…
voltar com uma porrada… e o outro pegar mandando um treco total carregado e ainda conseguir fazer voltar o jogo pra mesa… nisso o primeiro raspa na rede e depois ainda recebe no fundo…
e termina numa casquinha…
varios planos, estrategias, prazer de jogo, alternados numa tecnica criativa, e nao mecanica. onde os dois depois do jogo soh faltam se abraçar por ter sido um jogo gostoso de jogar, gostoso de ver,
e nem por isso sem dominio da tecnica…
é a Falta de dominio da tecnica que torna o jogo tecnico.
e nao o contrário.
e sempre que há mudanças ha um tempo transitorio.
os chineses sairam na frente.
mas sempre foram tecnicos.
com raras excessoes.

daqui um tempo qdo a tecnica ja estiver dominada completamente. com treinamentos mais criativos e adaptados as novas realidades…
começa a surgir um pós dominio da tecnica,
onde mesmo que vc bate muito bem tecnicamente, o outro pega mais facil, se vc nao colocar e nao fizer mais o que, e isso gera mais possibilidades de combinacoes de jogo…

é isso que faz o jogo ser bonito. e atrativo, pros proprios jogadores…

mudar bolinha tamanho da mesa o que for, nao altera em nada.
a busca foi novamente o mesmo jogo,
a busca pelo dominio da tecnica,
onde avançou muito com novidades tecnologicas, onde
os jogadores sofrem pra dominar, e por isso os dois lados sofrem pra mandar e pra receber…
com erros que parecem de desespero, mas que na verdade sao tentativas de maxima tecnica.

tipo isso.

alguns jogadores dominavam a tecnica antes de algumas mudanças…
agora eu acho que ainda nao tem ninguem.
falta chegar a nova era, o momento eh transitorio,
por isso que os chineses dominam, dominam em parte a tecnica mais que os outros.
mas isso nao tem criatividade. tem empenho, disciplina, tecnica.

enfim…
daqui um tempo naturalmente os jogos vao começar a ficar mais bonitos e criativos,
eu quis dizer bonito no sentido criativo, inteligente. que eh quando a pessoa nao esta mais se preocupando com a tecnica.
e hj ainda eh uma preocupacao constante, o que usar pra matar o ponto mais rapido… o que o outro pode se atrapalhar e errar…
e vice versa…

simplificando o que eu to falando:

lembre talvez quando a gente começou a jogar…

se alguem mandasse a bola do lado esquerdo, ja era… era dificil e a gente errava 90% em vez dos 30% do outro lado heheh

dai o infeliz ficava mandando do lado esquerto…

o que acontece ? mais erros, menos pontos, jogos mais rapidos.

o que aocntece se o outro cara tb for igual vc e vc nas vezes que rebater mandar na esquerda dele ?

menos pontos aidna, e mais decisoes rapidas …

com o tempo o cara vai pegando a manha… e dai o outro descobre efeito pra mandar na rede ou qqr um…
ate o outro dominar a tecnica, vai pra rede, menos pontos jogos mais rapidos, DOS DOIS LADOS.

enquanto não há dominio da tecnica, não há jogo bonito,criativo etc.

com as inovacoes a tecnica foi readaptada, e ainda esta sendo.
os chineses estao um pouco na frente desse dominio. ( em jogo. em treino todo mundo sabe que mecanicamente da pra pegar tudo.)
mas os chineses sempre foram e sempre vao ser tecnicos.
é uma caracteristica aziatica, não só dos chineses, o treinamento, a repeticao, a disciplina repetitiva… a dedicação. o suporte governamental…

enfim…
deixa eles mostrarem como faz a tecnica, que daqui a pouco volta o jogo criativo. onde os dois caras sabem bater de esquerda :slight_smile:

OU SEJA

nao falei, de mais pontos ser bonito,
uma sequencia de drives, pode ser dominio de tecnica, sem criatividade.
a questao é a qualidade desses pontos…
é um ponto feito com dominio de jogo dos dois lados, suado e com prazer por esse dominio ? por enfrentar alguem que tambem domina ?
ou são pontos de erros consecutivos aluscinados, onde cada lado arrisca tudo pra dar o lance mais dificil pro outro lado se virar, e o outro erra por nao conseguir mesmo responder a um unico lance… por simplismente falha tecnica, ao invez de erro pelo jogo, pela criatividade enfim…
enfim… parece faltar um caminho enorme …
qdo iriamos entrar nuam era de dominio de tecnica e jogo…
mudaram tecnologias regras, bolinha etc…
criou-se um novo vacuo de adaptacao e tecnica.
daqui uns anos vamos ter novos nomes de TM, e nao de tecnica do erro tecnico.
eh isso :slight_smile:

pra tentar comprovar o que eu to falando :slight_smile:
façam um teste

pega o teu par, teu amigo de jogo.
e ANTES do jogo.
conversa com ele e COMBINA,
explica o que vc sabe fazer,
e veja o que ele sabe fazer
quais as tecnicas que vc tem total dominio ( logico que num mundial o nivel tecnico sobe muitos degraus - por isso o teu par de jogo, que provavelmente eh algo similar)
troca essas informações e combina com ele
de sempre mandar pro outro bolas em que o outro possa aproveitar a tecnica. diferentes etc…

limitando assim a tecnica usada que vc sabe que o outro vai se atrapalhar, e nao a jogada em si. o esquema de jogo etc…
mas simplismente usar a tecnica que o outro sabe e vice versa.

TODO MUNDO VAI PARAR PRA OLHAR O JOGO.

pq o jogo vai ficar criativo, a preocupaçao nao vai mais ser usar uma tecnica que o outro nao esteja apto a responder, e que gere ponto pra voce.

o dominio de tecnica vai deixar o jogo gostoso pros dois, gostoso de ver etc etc…

logico que com uma gama de tecnicas menor…

agora, veja isso num panorama global…
o dominio de qse todas as tecnicas e bolas pros dois lados…
imagine a matriz criativa de jogo… a beleza possivel e impossivel…

logico que nunca ninguem vai dominar tudo em 100%…
mas…

o ponto é - quanto menor a tecnica, mais jogo tecnico.
quanto maior o dominio da tecnica, mais jogo criativo, e “bonito”
e isso não é a questao de quantos pontos se joga.
é o estilo de jogo, é a preocupacao de jogo.

quando vc sabe que o outro sabe, voce nao se preocupa na tecnica que vc vai usar pra ferrar o adversario, e se pensar e ele pegar mesmo assim, isso é prazeiroso, pros dois.

qdo vc sabe que o outro sabe, a tua preocupacao se torna - como ganhar o ponto com todas essas tecnicas que eu sei e que provavelmente ele tambem sabe…

ao invez de - que tecnica eu vou fazer aqui pra ele se ferrar e eu ganhar o ponto.

e ISSO, nao eh uma questao de sequencia de drives ou nao. sequencia de drives é aquecimento hehehe

é isso…

daqui um tempo se deus quiser a gente começa a dominar tudo denovo e os jogos por natureza vao ficar bonitos,
pq não vai haver essa preocupacao que acaba sendo anti jogo.

é uma fase transitoria de jogo tecnico.
e era esperado que em qqr jogo transitorio de adaptacao tecnica os asiaticos se deem melhor.

Entendi seu ponto de vista e concordei com vc. Agora ficou mais claro oq vc tentou falar. Realmente pode ser q daqui a algum tmepo os jogos fiquem mais bonitos quando todos os fundamentos tenham sido dominados quase até o limite.

Mas acho q isto só vai acontecer quando a geração q começou a jogar depois das mudanças ascender ao topo, pois estes não tem o parametro anterior para se basear. Deve demorar algum tempo ainda.

O exercicio q vc falou de jogar uma partida meio “combinada” nem preciso fazer, sempre percebo q parece q jogo muito melhor contra certos jogadores , parece q os golpes entram melhor, enfim, um jogo mais bonito.

Isso não vai ocorrer…não no tênis de mesa. O objetivo sempre é definir o ponto. Quando uma ou outra técnica está amplamente difundida, algum iluminado surge com outra técnica, cujo objetivo é sempre vencer o ponto. Profissional não treina pra fazer jogo bonito, treina para vencer (a seleção brasileira de futebol é um exemplo do que acontece com quem “treina” pra jogar bonito). Lendo um texto em inglês, há tempos atrás, que encontrei casualmente no site da Universidade de Pequim, o autor comentava sobre alguns critérios de escolha dos aspirantes à seleção chinesa, e um deles é em uma sessão de treinamento livre (como se estivessem jogando), definir 40% das sequências de ponto até a 7a. bola. Muito justa todas as considerações, mas utópicas para o tênis de mesa a nível profissional, mesmo a ITTF fazendo o que bem entender.

Realmente, ninguem deveria treinar pra jogar bonito, e sim para ganhar. Beleza é consequência. Definir o ponto deve ser o objetivo final realmente, mas no momento q toda a tecnica está dominada é necessario “algo mais”, aquela jogada de mestre q deixa tudo mais bonito. Isto não é algo pensado.

Após tudo, não considero utópico, mas não eh qualquer um q põe tudo isro em pratica, eh necessario ser fora de série, além de possuir adversarios de nivel semelhante. Com certeza eh mto difícil.

colega de ctba…
eu nao digo isso amanha, digo alguns anos… 10… 20…
nao sei, mas talvez vc nao jogava antes…

sempre houve isso e sempre vai haver, não é utopico…
veja quando começaram a usar borracha lisa por exemplo…
foi um desequilibrio que foi equilibrando ate ficar o jogo bonito de 97 98…
nao estava jogando mas inicio dos anos 80 deve ter sido sofrido a questao do jogo, e a preocupacao com a tecnica pra fazer o ponto.

a questao nao eh o objetivo de se fazer o jogo bonito, ele ocorre naturalmente.
o ponto nao é o jogador objetivar ou nao fazer o ponto.
obvio que o objetivo o ponto, o que acontece é que; naturalmente com a normalizacao da tecnica com novas tendencias e tecnologias, a preocupacao nao é mais tanto em que tecnica usar ou como fazer pra nao perder o ponto, ou ainda que tecnica usar pra ganhar o ponto.
quando as coisas ficam mais definidas e tecnicas difundidas pras novas tecnologias e novas variaveis do esporte
o jogo em si se torna mais “bonito” naturalmente.

isso aconteceu com a raquete de pinos ( onde se ganhava nas primeiras batidas pelo diferencial pra madeira)

aconteceu com a borracha lisa nos anos 80, onde tambem a velocidade matava os pinos ( sempre se batia igual pq nunca voltava com efeito mesmo… hahaha entao era facil.)

aconteceu com a evolução das borrachas e combinacoes de madeira em vez de hinoki e outros puros, borrachas com mais efeito etc…
e…
quando começou a normalizar com muitos nomes conhecidos que começou a haver um jogo “bonito” e nem por isso menos tecnico… alias, MAIS, o ponto eh justamente esse, o paradigma da tecnica eh beleza, que ao primeiro vez parecem opostas, mas na verdade a beleza e o prazer real, eh uma etapa posterior a tecnica, e não algo “recreativo” como parace a primeira vista, e como vc sugere.

qdo começou a normalizar, mudaram as regras novamente, acharam que iam reduzir o imediatismo, com bola mais lenta e menos efeito.
surge uma nova geracao de tecnica se adaptando aos novos meios, e que ainda nao esta formada.
tanto que os pontos sao feitos imediatamente, o objetivo eh fazer uma tecnica que o outro se atrapalhe e perca, … e nao como jogar com as tecnicas conhecidas que ambos sao bons e dominam pra ganhar o ponto. ( o objetivo continua sendo ganahr o ponto, mas de forma diferente)
a dificuldade aumentou em vez de diminuir, pois com menos efeito a velocidade se torna dificil, exigindo raquetes mais rapidas com a bola mais lenta, novas tecnologias denovo…
e assim vai… ate normalizar normalmente novamente…

e os chineses estao se dando bem, nao soh por ter ulturalmente e um monte de gente que joga.
pelo fato cultural do treino etc…
que se beneficiam em fases do esporte em que o jogo em si eh mais tecnico.
sem duvida um jogo tecnico é melhor que um amador, o brasil conhecendo a tecnica melhor que qqr um jogou como amador, e principalmente jogou como se ja estivessse ganhando ao entrar em campo e levou tempo pra cair a ficha… alias uma otima representacao do nosso pais se for parar pra ver, pq esse eh o objetivo do esporte internacional de uma forma ou de outra…

voltando ao Tm…
enfim, nao eh daqui 1 2 anos… eh quando tiver o pessoal acostumado, com tempo de esporte, etc, onde os treinos ja vao estar posicionados todos a uma excelencia, e nao alguns jogadores tentando fazer, alguns paises tentando criar e formar seus processos sozinhos se adaptando a uma nova era do jogo…

depois que passar isso, com certesa vai haver uma nova era de outro, jogos bonitos etc… precedidos por um momento de velocidade e dominio tecnico.
ate alguns que ja tem dominio completo iniciarem um dominio acima, o dominio de jogo e nao soh de tecnica.

e é o dominio de jogo que deixa algo belo e prazeirozo.
ou isso, ou novas mudanças esdruxulas pra atrazar denovo o processo…
( esse ponto sim que pode haver bastante discordancias)
mas eu acredito que se ainda fosse 21 pontos, 38mm etc…
hj o jogo estaria muito mais bonito e atraente, pela continuidade evolutiva da tecnica .
ou seja, nao ia ter coisa nova pra inventar.
e ia se sobressair o jogo acima da tecnica, o dominio de jogo
como inclusive ja estava começando a acontecer.
e agora ficou pra daqui uns anos, quem sabe 5… 10… 20…

[quote=“Roberto”:36hud1ew]O Wang Ligin tem um estilo de jogo muito plástico, é bom apreciar os jogos dele

Tb me identifico com o estilo de jogo dele por ele ser muito alto, com eu

Mas, sem dúvida, o Ma Lin é sensacional

Ele realmente está numa fase ótima, tem mostrado um jogo de alto nível

Como já disse, acredito q ele se torne um dos maiores de todos os tempos[/quote]

Olá,

Desculpa mudar a direção q o tópico estava tomando…mas é curioso ver q há 3 anos atrás, havia muitas opiniões dizendo q o Ma Lin era o melhor…q tinha tudo pra ser um dos maiores, etc…

Pra mim realmente ele é sensacional, pena q perde uns jogos q num da pra entender…Mas vi o último jogo (contra o Liqin) e, apesar de alguns acharem q o Liqin entregou, achei q o Ma Lin ta voando…chegando inteiro em todas as bolas…tá até mais magro rsrsrs…Mas isto é outro assunto rsrsrsrs…

Abraços

Ariel

Pra mim, a China nunca vai se superar (pois já se superou), daqui uns 4 a 6 anos, veremos mais classinetas muito fortes, canhotos e destros, e algum vai despontar. Classista novo? Ma long, que na epoca que falamos, não saberiamos dizer se ele venceria os tops do Brasil, e através dos resultados dele podemos afirmar que ele venceria. Palpite meu, vai aparecer um classineta canhoto e um classista destro, fortes, pra 2008/2009.