Ok. tudo bem que sao pontos bonitos tecnicamente etc…
mas eu acho pontos muito mecanicos… e como é muiito treino eles acabaram dominando todos os outros jogos,
e agora o jogo eh totalmente tecnico …
eu nao reclamei dos chineses…
reclamei brincando de tantos nomes e tal…
acho que na segunda msg ali em cima em um paragrafo tinha uns 10, que como eh tudo parecido nao dava pra saber onde começava um e terminava outro hahah
deixe pra la
enfim… acho que um dia alguem domina toda a tecnica e sai pra criação denovo…
e começa outra era de ouro do tenis de mesa…
isso que eu acho… eu acho que a gente ta numa fase transitoria,
de digestão da tecnica e inovações…
e daqui uns anos começa o show
e qdo começar nao vai ser dominio tecnico chines
merito deles terem dominado as inovacoes e a tecnica primeiro,
apesar que a tecnica ja existia…
dominado no sentido de treinar mais e adaptar a tecnica as inovacoes tecnologicas.
qdo o resto do mundo tambem adaptar a tecnica,
temos outra era mais “bonita”
isso acontece em qqr esporte…
e de 10 anos pra ca muitou muita tecnologia,
quando muda tecnologia, quem adapta a tecnica antes sai na frente…
depois o que vale eh o que vc chamou de jogo bonito ±
só que eu falo de jogo bonito, o cara sair sorrindo de prazer perdendo um ponto…
isso nao se refere a troca de drives…
se refere a um cara colocar a bolinha com efeito pra mandar na direita…
o outro como um raio mandar do lado oposto… o fdp pegar ainda por cima…
voltar com uma porrada… e o outro pegar mandando um treco total carregado e ainda conseguir fazer voltar o jogo pra mesa… nisso o primeiro raspa na rede e depois ainda recebe no fundo…
e termina numa casquinha…
varios planos, estrategias, prazer de jogo, alternados numa tecnica criativa, e nao mecanica. onde os dois depois do jogo soh faltam se abraçar por ter sido um jogo gostoso de jogar, gostoso de ver,
e nem por isso sem dominio da tecnica…
é a Falta de dominio da tecnica que torna o jogo tecnico.
e nao o contrário.
e sempre que há mudanças ha um tempo transitorio.
os chineses sairam na frente.
mas sempre foram tecnicos.
com raras excessoes.
daqui um tempo qdo a tecnica ja estiver dominada completamente. com treinamentos mais criativos e adaptados as novas realidades…
começa a surgir um pós dominio da tecnica,
onde mesmo que vc bate muito bem tecnicamente, o outro pega mais facil, se vc nao colocar e nao fizer mais o que, e isso gera mais possibilidades de combinacoes de jogo…
é isso que faz o jogo ser bonito. e atrativo, pros proprios jogadores…
mudar bolinha tamanho da mesa o que for, nao altera em nada.
a busca foi novamente o mesmo jogo,
a busca pelo dominio da tecnica,
onde avançou muito com novidades tecnologicas, onde
os jogadores sofrem pra dominar, e por isso os dois lados sofrem pra mandar e pra receber…
com erros que parecem de desespero, mas que na verdade sao tentativas de maxima tecnica.
tipo isso.
alguns jogadores dominavam a tecnica antes de algumas mudanças…
agora eu acho que ainda nao tem ninguem.
falta chegar a nova era, o momento eh transitorio,
por isso que os chineses dominam, dominam em parte a tecnica mais que os outros.
mas isso nao tem criatividade. tem empenho, disciplina, tecnica.
enfim…
daqui um tempo naturalmente os jogos vao começar a ficar mais bonitos e criativos,
eu quis dizer bonito no sentido criativo, inteligente. que eh quando a pessoa nao esta mais se preocupando com a tecnica.
e hj ainda eh uma preocupacao constante, o que usar pra matar o ponto mais rapido… o que o outro pode se atrapalhar e errar…
e vice versa…
simplificando o que eu to falando:
lembre talvez quando a gente começou a jogar…
se alguem mandasse a bola do lado esquerdo, ja era… era dificil e a gente errava 90% em vez dos 30% do outro lado heheh
dai o infeliz ficava mandando do lado esquerto…
o que acontece ? mais erros, menos pontos, jogos mais rapidos.
o que aocntece se o outro cara tb for igual vc e vc nas vezes que rebater mandar na esquerda dele ?
menos pontos aidna, e mais decisoes rapidas …
com o tempo o cara vai pegando a manha… e dai o outro descobre efeito pra mandar na rede ou qqr um…
ate o outro dominar a tecnica, vai pra rede, menos pontos jogos mais rapidos, DOS DOIS LADOS.
enquanto não há dominio da tecnica, não há jogo bonito,criativo etc.
com as inovacoes a tecnica foi readaptada, e ainda esta sendo.
os chineses estao um pouco na frente desse dominio. ( em jogo. em treino todo mundo sabe que mecanicamente da pra pegar tudo.)
mas os chineses sempre foram e sempre vao ser tecnicos.
é uma caracteristica aziatica, não só dos chineses, o treinamento, a repeticao, a disciplina repetitiva… a dedicação. o suporte governamental…
enfim…
deixa eles mostrarem como faz a tecnica, que daqui a pouco volta o jogo criativo. onde os dois caras sabem bater de esquerda
OU SEJA
nao falei, de mais pontos ser bonito,
uma sequencia de drives, pode ser dominio de tecnica, sem criatividade.
a questao é a qualidade desses pontos…
é um ponto feito com dominio de jogo dos dois lados, suado e com prazer por esse dominio ? por enfrentar alguem que tambem domina ?
ou são pontos de erros consecutivos aluscinados, onde cada lado arrisca tudo pra dar o lance mais dificil pro outro lado se virar, e o outro erra por nao conseguir mesmo responder a um unico lance… por simplismente falha tecnica, ao invez de erro pelo jogo, pela criatividade enfim…
enfim… parece faltar um caminho enorme …
qdo iriamos entrar nuam era de dominio de tecnica e jogo…
mudaram tecnologias regras, bolinha etc…
criou-se um novo vacuo de adaptacao e tecnica.
daqui uns anos vamos ter novos nomes de TM, e nao de tecnica do erro tecnico.
eh isso