Chegando errado nas bolas

Olá, meu técnico não está presente no ct esses tempos devido a jogos regionais onde ele está levando a equipe federada, então não consigo tirar essa dúvida com ele. Mas como eu faço para melhorar o posicionamento, que tipo de treino? Eu quase sempre chego errado em bolas no back, quando a bola vem perto do meio é fácil, mas quando ela sai mais na esquerda eu sempre pego de jeito errado e erro o back. No caso, me refiro a minha base, pois não chego posicionado de maneira certa na bola, consequentemente erro a técnica, que tipos de treinos posso fazer para melhorar isso? Obrigado pela atenção.

Claro que não dá para saber ao certo o que acontece, mas provavelmente vc está indo buscar a bola esticando o braço, o que de fato reduz bastante a regularidade e a qualidade do golpe. De qualquer forma, não tem fórmula mágica: como finalidade, vc precisa chegar a tempo para não ter que fazer isso.

Isso significa basicamente duas coisas. Primeiramente, que vc precisa ler a direção do golpe e ativar o corpo o quanto antes, ou seja, decidir e reagir rápido. Isso parece óbvio ou fácil, mas não é nenhum e nem outro. Reagir rápido aqui significa começar o movimento assim que ler a direção da saída da bola da raquete do adversário, coisa que se treina tb. E depois, por consequência, ativas as pernas e ter footwork para chegar inteiro na bola, de forma que ela esteja na direção horizontal mais ou menos do seu umbigo, ou até alguns cm a mais para o lado do backhand. Metáfora: se imagine como um goleiro de futebol que recebe um chute de meia distância à meia altura. Assim que a bola sai do pé do chutador, ele se move para ficar na linha da bola e posiciona o centro do corpo bem na frente. De certa forma, é assim que vc precisa se posicionar horizontalmente.

Treinos para isso são bem simples e podem ser feitos com lançamento ou contra parceiro, ambos seguindo a mesma sistemática. Um primeiro nível é trocar bolas num mesmo local (seu meio para o backhand do parceiro é uma boa) com variação de uma bola mais à esquerda e retorno ao ponto inicial. Um segundo nível pode ser meia mesa sua para o backhand do seu parceiro. Assim vc aumenta a irregularidade e intensifica a prática do “buscar a bola”. Se for possível, é melhor começar com lançamento, que é mais fácil de controlar, e depois para 1x1.

E lembrando os princípios básicos: pernas flexionadas, raquete alta e à sua frente.

1 Curtida

Muito obrigado