CBTM pode importar materiais com isenção e depois vender?

Aos amigos que entendem um pouco mais de direito e sobre importação, poderiam me dizer se é legal isso que a CBTM está fazendo mais uma vez? Há uns dois anos importaram materiais com isenção fiscal para o Mundial de Veteranos, depois a CBTM vendeu estas mesas “a preço de custo” (só a mãe do Alaor pra acreditar que venderam por preço de custo). Agora estão fazendo isso novamente. Olhem nas Notas Oficiais do site da CBTM.

Sei que alguns tipos de importações possuem isenções fiscais, mas acho pouco provável que a lei permita que estes produtos possam ser revendidos depois. Algum auditor da Receita aqui pra tirar nossas dúvidas? :smiley:

sera so a cbtm que faz isso???

Explica tua pergunta.

Com lucro ou sem lucro, a oportunidade de comprar mesas importadas de alto nível a um preço competitivo deu a oportunidade de vários clubes se equiparem com equipamento de excelente qualidade, quando houve a venda das mesas do Mundial de Veteranos. Aqui mesmo em Fortaleza foram adquiridas umas 4 ou 5 mesas por um clube e isso só vem a beneficiar aos praticantes. Gente que chegava em Copa Brasil ou Brasileiro e levava um tempo para se acostumar com as mesas pode ter a chance de ter uma ou mais mesas dessas nos clubes (por meio de rateio, contribuições, etc).

Respeito as opiniões contrárias mas eu achei bem vinda a iniciativa

[quote=“AlexandreMonteiro”:1ot7cpfw]Com lucro ou sem lucro, a oportunidade de comprar mesas importadas de alto nível a um preço competitivo deu a oportunidade de vários clubes se equiparem com equipamento de excelente qualidade, quando houve a venda das mesas do Mundial de Veteranos. Aqui mesmo em Fortaleza foram adquiridas umas 4 ou 5 mesas por um clube e isso só vem a beneficiar aos praticantes. Gente que chegava em Copa Brasil ou Brasileiro e levava um tempo para se acostumar com as mesas pode ter a chance de ter uma ou mais mesas dessas nos clubes (por meio de rateio, contribuições, etc).

Respeito as opiniões contrárias mas eu achei bem vinda a iniciativa[/quote]
Pode sem bem-vinda, mas se isso é legal?

Isso eu não sei, espero que seja legal e que traga benefícios para mais clubes aqui no Brasil.

Acredito que a CBTM ou qualquer outra entidade esportiva não iria fazer algo ilegal de forma tão transparente (Publicando em nota oficial).

Abraço,

Bem, sempre procuro deixar bem clara a minha posiçao com relaçao às críticas.
Para quem já leu, e’m vários Post’s eu critico a CBTM.
Já no caso destes materiais, eu sou completamente a FAVOR, e apoio a idéia.
Boas idéias devem ser aplaudidas.
Dei uma olhada (de modo geral), e realmente os valores apresentados, são “bastante interessantes”.
Creio que se não for CUSTO, é muito próximo sim dele.
Não apenas mesas citadas pelo AlexandreMonteiro, mas SP tb comprou várias unidades, e ainda por cima financiadas.
Ou seja, pagamento parcelado.
Mesmo por aqui, onde “temos certa facilidade” em comprar mesas de qualidade, não tínhamos uma padronizaçao.
Em 2008, por exemplo, haviam várias mesas Hobby, de 30, de 28, de 25 mm.
Agora, todas são Tibhar 28, as mesmas usadas na Copa Brasil e Brasileiro.
E tenho plena certeza de que, podendo, vários clubes e federações, gostariam e muito de poder adquirir este ótimo material.
Fora o caso das mesas, há tb o caso das bolinhas, e até do piso (Taraflex).
É uma ótima maneira de termos acesso a melhores materiais, a preços baixos.

Explica tua pergunta.[/quote]
perguntei sera se nao tem mais gente que faz isso???
nao so a cbtm!! é uma pergunta e nao uma afirmaçao…quero deixa bem claro isso!

Acho que dessa maneira, apenas a CBTM, pois é uma importação legal, autorizada para incentivar o esporte tenis de mesa, beneficiando os Atletas da Seleção Brasileira. Porém parece que estão querendo concorrer com os distribuidores do Brasil. Devido a altas txs de importação, a maioria dos distribuidores de marcas no Brasil utilizam outras formas de importação para diblar o fisco.
Que atirem a primeira pedra que ainda não fez isso. maria madalena

[quote=“Paulo Vatar”:38o0b7ja]Acho que dessa maneira, apenas a CBTM, pois é uma importação legal, autorizada para incentivar o esporte tenis de mesa, beneficiando os Atletas da Seleção Brasileira. Porém parece que estão querendo concorrer com os distribuidores do Brasil. Devido a altas txs de importação, a maioria dos distribuidores de marcas no Brasil utilizam outras formas de importação para diblar o fisco.
Que atirem a primeira pedra que ainda não fez isso. maria madalena[/quote]
boa…aonde assino?huahuauhhua
concordo com vc!

[quote=“Paulo Vatar”:3vv19km9] Porém parece que estão querendo concorrer com os distribuidores do Brasil. Devido a altas txs de importação, a maioria dos distribuidores de marcas no Brasil utilizam outras formas de importação para diblar o fisco.
Que atirem a primeira pedra que ainda não fez isso. maria madalena[/quote]
Nossa !!!
Como gostam de falar as coisas sem saber…
Quais mesmo são as mesas que estão “trazendo ?” (Tibhar Smash)
Quem, além da CBTM já trouxe destas mesas ?
Que eu saiba a CBTM é patrocinada pela Tibhar… então como é que pode ter outros distribuidores que usam outras formas de importação ?
Antes de qq coisa, será que alguém ANTES de falar qq coisa, tem idéia dos valores das mesas lá fora, e aqui ?
Sem falar nas bolinhas…
Tem que saber criticar (corretamente), mas tb tem que elogiar quando eles acertam…

[quote=“Yoshida”:xur3czlj]Aos amigos que entendem um pouco mais de direito e sobre importação, poderiam me dizer se é legal isso que a CBTM está fazendo mais uma vez? Há uns dois anos importaram materiais com isenção fiscal para o Mundial de Veteranos, depois a CBTM vendeu estas mesas “a preço de custo” (só a mãe do Alaor pra acreditar que venderam por preço de custo). Agora estão fazendo isso novamente. Olhem nas Notas Oficiais do site da CBTM.

Sei que alguns tipos de importações possuem isenções fiscais, mas acho pouco provável que a lei permita que estes produtos possam ser revendidos depois. Algum auditor da Receita aqui pra tirar nossas dúvidas? :smiley: [/quote]

Se entendi sua pergunta, vc quer saber se a CBTM, sendo uma entidade esportiva, pode vender o material que adquire com isenção de imposto, correto?

Eu acho que muita gente não entendeu corretamente, e minha opinião é que é uma atitude legal (bacana, pois melhora a qualidade das mesas) e ilegal (ilicita, pois provavelmente a lei não permite que se lucre ou comercialize esse material)

Caso descubra que a lei permite que se venda esse tipo de material após “x” anos ou meses de uso, só acharei legal.

Abrax

Vamos tentar colocar alguns pontos sobre este assunto. A lei, pelo que eu saiba, não diz se pode vender com lucro ou não.
O que acontece para que este material chegue aos clubes e federações é um drible na lei, e que não é ilegal. O comprador (clube, federação, etc) faz com a CBTM um contrato de arrendamento por 5 anos, e se torna fiel depositário do material. O valor do arrendamento é o valor da mesa. Após este período a CBTM tem o produto liberado para usá-lo como lhe aprouver. Neste momento é feito pela CBTM um termo de doação do material e o comprador se torna oficialmente proprietário do bem.
Agora se a CBTM pode vender com lucro ou não é uma questão administrativa. Na minha opinião as mesas deveriam ser doadas, mas como disse é uma questão administrativa. Se o valor é apenas o custo não sei, mas pelo pouco que sei do exterior uma mesa dessas tem um valor de +/- U$ 1000,00.

João Irigoyen

[quote=“joaocarlos”:ithgojbd]Se o valor é apenas o custo não sei, mas pelo pouco que sei do exterior uma mesa dessas tem um valor de +/- U$ 1000,00.

João Irigoyen[/quote]
Olá pessoal! Já acompanho este fórum há muuuuito tempo e este tópico me motivou a postar minha primeira mensagem.

Já fui representante de uma marca grande fabricante quando morava nos EUA. Se as mesas que estão sendo importadas pela CBTM forem as mesmas que ela utiliza em Copa Brasil, o valor para representantes é muito menor que 1000 dólares. Como a Tibhar é patrocinadora da CBTM acredito que o preço para a Confederação seja similar ao preço que a marca passa aos representantes. Talvez até seja bem menor, pois quado a CBTM adquire mesas compra algumas dezenas, ao passo que representantes ai no Brasil devem vender poucas unidades no ano, pois o custo de importação é muito elevado.

Apenas como exemplo, eu como representante eu comprava todo ano algumas mesas para meu clube. Uma excelente mesa de 25 mm, fabricada na Europa, com pés de metal custava para o meu clube aproximadamente 450 euros, ou mais ou menos 600 dólares (isso tudo sem o frete claro). Claro que no mercado normal esta mesa era bem mais cara.

Acho que esta é a mesa que a CBTM está vendendo:
http://tibhar.de/shop/product_info.php? … -28-R.html

O preço de venda normal dela é de aproximadamente 910 dólares. Comprando em grande quantidade cada uma sai bem mais barato que isso. Provavelmente esta mesa custe para representantes entre 600 ou 700 dólares. Só resta saber qual o valor de frete, que não deve ser muito barato.

Mesmo que a CBTM cobre até uns R$ 1600,00 por mesa, talvez seja uma excelente opção. Pois uma mesa dessas é muito melhor que qualquer uma de fabricação brasileira e o preço é bem próximo. Acredito que uma mesa “similar” da Hobby ou da Klopf custa quase R$ 1500,00.

Espero um dia poder colocar uma mesa Tibhar no nosso espaço, a mesa é excelente.
Eu não tenho conhecimento para dizer se é legal ou não, mas acho válido a CBTM vender as mesas para melhorar a qualidade do material nos clubes e para que os atletas se adaptem melhor para não estranharem tanto na hora de participar de um torneio importante.
Um abraço a todos
Carenato
www.tmminas.com

Oi

Alguem sabe como eu faço para entrar em contato e comprar a mesa? Pois estou muito interessado em colocar uma dessas no nosso clube aqui de Guarulhos

Obrigado

[quote=“Sunflexman”:wpcz5a7a]Oi

Alguem sabe como eu faço para entrar em contato e comprar a mesa? Pois estou muito interessado em colocar uma dessas no nosso clube aqui de Guarulhos

Obrigado[/quote]
[email protected]