CBTM e a Massificação do Tênis de Mesa no Brasil

A CBTM não representa os mesatenistas e não trabalha prá nós. É isso!!

concordo plenamente com o anderson

vlw

Caros:
Estamos voltando ao tema da Enquete: Principal motivo para o insucesso do TM brasileiro. Lá estes temas foram tratados e o resultado, apesar de pouco expressivo foi: Má administração por parte dos dirigentes.

A profissionalização do setor passa apenas por um ponto:
Verba. Onde há Verba, há patrocinadores interessados. Onde há patrocinadores há divulgação na Mídia.
Nenhum patrocinador quer perder dinheiro, então seu trabalho envolve divulgar seus patrocinados e trazer as melhores condições para eles.

O que o LucianoK comentou e concordo, foi o tema do meu comentário na Enquete sob o título Carisma. Apesar de criticado convenhamos que um resultado internacional expressivo leva patrocinadores “nacionais” a divulgarem em propagandas de refrigerante, tênis, Campanhas de Vacinação, etc. Uma coisa leva a outra:

Resultados => Patrocínio => Profissionalização => Massificação

Para queimar as duas primeiras etapas será preciso o Governo intervir e uma Confederação interessada e profissional, o resto é conversa.

[quote=“Tamman”:3ln9f3uq]Caros:
Estamos voltando ao tema da Enquete: Principal motivo para o insucesso do TM brasileiro. Lá estes temas foram tratados e o resultado, apesar de pouco expressivo foi: Má administração por parte dos dirigentes.

A profissionalização do setor passa apenas por um ponto:
Verba. Onde há Verba, há patrocinadores interessados. Onde há patrocinadores há divulgação na Mídia.
Nenhum patrocinador quer perder dinheiro, então seu trabalho envolve divulgar seus patrocinados e trazer as melhores condições para eles.

O que o LucianoK comentou e concordo, foi o tema do meu comentário na Enquete sob o título Carisma. Apesar de criticado convenhamos que um resultado internacional expressivo leva patrocinadores “nacionais” a divulgarem em propagandas de refrigerante, tênis, Campanhas de Vacinação, etc. Uma coisa leva a outra:

Resultados => Patrocínio => Profissionalização => Massificação

Para queimar as duas primeiras etapas será preciso o Governo intervir e uma Confederação interessada e profissional, o resto é conversa.[/quote]

No mundo real, as coisas não funcionam assim, em linha reta, e resultados não são garantia de profissionalização e massificação do esporte. Dois exemplos no brasil:

  1. tênis: o Brasil é o único país latino americano a ter produzido um jogador com o vulto do Guga e, no entanto, os anos em que ele dominou o circuito não massificaram o tênis no Brasil nem endireitaram a confederação, que já sofreu até boicote dos jogadores. A Argentina, que nunca produziu um Guga, tem uma verdadeira armada no top100.

  2. volei: o melhor exemplo de organização, profissionalização e conquista de objetivos de médio e longo prazo. Desde a década de 80 que os reponsáveis pelo volei no Brasil vém construindo, degrau a degrau, novas gerações de jogadores de elite e conquistando vitórias cada vez mais importantes que culminaram nos times do Bernardinho (ex-jogador reserva da seleção!!). E, por incrível que pareça, os ultimos resultados ainda NÃO produziram um boom de novos federados, mas o volei brasileiro já tem estrutura e tradição para se manter no top do volei mundial pelas próximas décadas.

“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer.” (Bernardinho)

"

  1. tênis: o Brasil é o único país latino americano a ter produzido um jogador com o vulto do Guga e, no entanto, os anos em que ele dominou o circuito não massificaram o tênis no Brasil nem endireitaram a confederação, que já sofreu até boicote dos jogadores. A Argentina, que nunca produziu um Guga, tem uma verdadeira armada no top100.
    "

Neste caso em específico, O tênis faz parte da cultura argentina a décadas. É algo próximo ao que você citou em nosso Volei desde que Guillermo Villas estava no circuito mundial.

Mas não deixou de concordar que o mundo ideal nem sempre é assim. Agora, se não partirmos de uma premissa válida não se consegue organizar o Caos.

Tamman, concordo completamente quando vc diz que precisamos partir de alguma premissa, só quis enfatizar que os exemplos do tênis e do volei mostram bem que não há fórmula imbatível: 1) o tênis não vingou, mesmo com todo o talento e carisma do guga; 2) o volei vingou, mesmo tendo começado sem campeões mundiais ou olímpicos e, depois de campeões, não criou um boom de novos federados.

O tm devia se espelhar no volei e o bernardinho devia trabalhar na cbtm!!!

[quote=“Padawan”:1r025x1r]Tamman, concordo completamente quando vc diz que precisamos partir de alguma premissa, só quis enfatizar que os exemplos do tênis e do volei mostram bem que não há fórmula imbatível: 1) o tênis não vingou, mesmo com todo o talento e carisma do guga; 2) o volei vingou, mesmo tendo começado sem campeões mundiais ou olímpicos e, depois de campeões, não criou um boom de novos federados.

O tm devia se espelhar no volei e o bernardinho devia trabalhar na cbtm!!![/quote]

Pena q ele goste mais de volei , ah se ele gostasse de tm ;]

[quote=“Anderson”:1r025x1r]

Otimos Resultados???
fala serio!!! ser eliminado nas quartas de final de um evento daqueles sem nenhum top… Em relação a Guga, o pessoal do judô, do iatismo, do atletismo, da Ginastica… estamos muito longe disso…
Fala sério né!!![/quote]

na minha otica foram otimos resultados sim. matsushita ja jogou top10 se n me engano. e kuzmin jogou grand finals em 2005. Eu vi , eu tava lá, e percebi a melhora no jogo dos brasileiros q moram no exterior.

Você está rebaixando o Brasil, o rosskopf não é TOP? ele não vive de tm? O gao ning também não? Kan Yo venceu no Chile e no Brasil, no Chile o Pro tour tava mais forte, e ele não é top? Ovtcharov não é ? Patrick Baum camp. mundial juvenil tb nao? Você falando “um evento daqueles”, além de menosprezar o pro tour do seu país, menospreza os atletas que participaram dele. Pois acredite , eu tava la e vi esses brasileiros dando o sangue e conseguindo resultados.

Acredito que projetos assim como a CBTM propôem deveriam funcionar sim para uma massificação do esporte. Funciona na China e no Japão, entre outros países. Pois começa com o ping-pong e logo chama a atenção para o esporte. Só que verbas para se fazer isso tem que partir da própria CBTM assim como partem nesses outros países, das organizações que regem o tenis de mesa nos mesmos. Dando uma jogadinha para cima de outras organizações e pessoas na minha opinião é querer tirar a responsabilidade que essa entidade tem sobre o esporte e como desenvolvê-lo. Se víssemos algum desenvolvimento no esporte, poderíamos até, como apaixonados pelo tenis de mesa, dar uma mãozinha, fazer uma mesinha de concreto aqui, outra ali. Mas acontece que o tenis de mesa no Brasil tem um rendimento medíucre por parte de seus representantes administrativos.

[quote=“j0rnal1sta”:3envvjyr][quote=“Padawan”:3envvjyr]Tamman, concordo completamente quando vc diz que precisamos partir de alguma premissa, só quis enfatizar que os exemplos do tênis e do volei mostram bem que não há fórmula imbatível: 1) o tênis não vingou, mesmo com todo o talento e carisma do guga; 2) o volei vingou, mesmo tendo começado sem campeões mundiais ou olímpicos e, depois de campeões, não criou um boom de novos federados.

O tm devia se espelhar no volei e o bernardinho devia trabalhar na cbtm!!![/quote]

Pena q ele goste mais de volei , ah se ele gostasse de tm ;]

[quote=“Anderson”:3envvjyr]

Otimos Resultados???
fala serio!!! ser eliminado nas quartas de final de um evento daqueles sem nenhum top… Em relação a Guga, o pessoal do judô, do iatismo, do atletismo, da Ginastica… estamos muito longe disso…
Fala sério né!!![/quote]

na minha otica foram otimos resultados sim. matsushita ja jogou top10 se n me engano. e kuzmin jogou grand finals em 2005. Eu vi , eu tava lá, e percebi a melhora no jogo dos brasileiros q moram no exterior.

Você está rebaixando o Brasil, o rosskopf não é TOP? ele não vive de tm? O gao ning também não? Kan Yo venceu no Chile e no Brasil, no Chile o Pro tour tava mais forte, e ele não é top? Ovtcharov não é ? Patrick Baum camp. mundial juvenil tb nao? Você falando “um evento daqueles”, além de menosprezar o pro tour do seu país, menospreza os atletas que participaram dele. Pois acredite , eu tava la e vi esses brasileiros dando o sangue e conseguindo resultados.[/quote]
Top, refere-se normalmente ao “melhor” da modalidade os principais, e estes não o são, diferente do Guga, Que não ganhava do numero 10 do mundo ele foi o melhor, diferente de Daine do santos idem ao caso de Guga… que foram resultados bons para o TM, certamente sim, mas que está muito distante do que os demais esportes conseguiram… e não vou prolongar a discursão nãopois cada um tem sua propria opinião… até pq, se o tm do brasil fosse tão bom assim vc teria HUGO HOYAMA OU THIAGO MONTEIRO COMO IDOLO E NÃO UM ALEMÃO!!!

[quote=“cesarav”:17enwt6f]Senhores, por favor, parem de criticar, finalmente a gloriosa CBTM fez algo de concreto pelo Tênis de Mesa.

Infelizmente de concreto mesmo só areia, cimento, pedra e água.[/quote]

Meu xará Cesarrev tirou o trocadilho da minha boca, tinha pensado exatamente a mesma coisa, eh eh eh !

Porém, gente, na China há mesas de concreto para todo o lado ! Só que o pessoal usa material (raquetes, bolas e redes oficiais), eh eh eh !

Aqui em Sampa temos mesas de concreto no Ibirapuera e confesso que até consegue-se jogar nelas. O único problema é o segmento para encaixe da rede (a parte da mesa onde deve-se encaixar a rede não comporta redes oficiais) !

Abraço !!!

[quote=“Padawan”:364tuij9][quote=“Tamman”:364tuij9]Caros:
Estamos voltando ao tema da Enquete: Principal motivo para o insucesso do TM brasileiro. Lá estes temas foram tratados e o resultado, apesar de pouco expressivo foi: Má administração por parte dos dirigentes.

A profissionalização do setor passa apenas por um ponto:
Verba. Onde há Verba, há patrocinadores interessados. Onde há patrocinadores há divulgação na Mídia.
Nenhum patrocinador quer perder dinheiro, então seu trabalho envolve divulgar seus patrocinados e trazer as melhores condições para eles.

O que o LucianoK comentou e concordo, foi o tema do meu comentário na Enquete sob o título Carisma. Apesar de criticado convenhamos que um resultado internacional expressivo leva patrocinadores “nacionais” a divulgarem em propagandas de refrigerante, tênis, Campanhas de Vacinação, etc. Uma coisa leva a outra:

Resultados => Patrocínio => Profissionalização => Massificação

Para queimar as duas primeiras etapas será preciso o Governo intervir e uma Confederação interessada e profissional, o resto é conversa.[/quote]

No mundo real, as coisas não funcionam assim, em linha reta, e resultados não são garantia de profissionalização e massificação do esporte. Dois exemplos no brasil:

  1. tênis: o Brasil é o único país latino americano a ter produzido um jogador com o vulto do Guga e, no entanto, os anos em que ele dominou o circuito não massificaram o tênis no Brasil nem endireitaram a confederação, que já sofreu até boicote dos jogadores. A Argentina, que nunca produziu um Guga, tem uma verdadeira armada no top100.

  2. volei: o melhor exemplo de organização, profissionalização e conquista de objetivos de médio e longo prazo. Desde a década de 80 que os reponsáveis pelo volei no Brasil vém construindo, degrau a degrau, novas gerações de jogadores de elite e conquistando vitórias cada vez mais importantes que culminaram nos times do Bernardinho (ex-jogador reserva da seleção!!). E, por incrível que pareça, os ultimos resultados ainda NÃO produziram um boom de novos federados, mas o volei brasileiro já tem estrutura e tradição para se manter no top do volei mundial pelas próximas décadas.

“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer.” (Bernardinho)[/quote]

No tênis, não se esqueça que há o argentino Nalbadian, que já derrotou o Federer em algumas finais e,logicamente, está milionário.
Até hoje a Argentina se acha um pouco a Suíça (pelos menos Buenos Aires e apesar da crise); mas mesmo assim o Nalbadian tb pode ser considerado “latrino-americano”, eh eh eh !!!

Abraço !!!