Casquinha

Olá

qndo a bola bate na caquinha da mesa, ela deve pelo menos subir um pouco ou nao? pq comigo ja aconteceu varias vezes da bola bater nela e ir direto para o chao sem dar uma subida. ate onde eu sei ela deve pelo menos dar uma subida nao?

vlw

Caro Bernardo

Se analisar uma mesa com uma superfície totalmente plana mesmo nas bordas, a tendência da bola é descer visto que a angulação na quina direciona a bola para baixo, porém não é isso que acaba acontecendo. A maioria das mesas nacionais não possuem bom padrão técnico, presentam defeito de fabricação, por exemplo: a faixa branca que delimita a borda da mesa normalmente são pintadas com tintas com coeficiente de atrito diferente do restante da mesa e além disso algumas também apresentam uma elevação devido a camada de pintura branca. Outro fator que interfere é a conservação das mesas, pois as bordas sofrem mais traumas e o processo de descolamento inicia-se pela borda, resultado também na elevação desta área em relação ao tampão.

Ayrton

Na minha opinião, se der para ouvir a “triscada” da bolinha, é ponto. :smiley:

se a bola vier por cima da rede pegou na linha é ponto …se vier por fora so vale se depois que bater na casquinha a bola subir ou permanecer, se baixar não vale… o problema é o arbitro entender assim(se tiver logico)…

[quote=“Bernardo070691”:bb2rpdzo]Olá

qndo a bola bate na caquinha da mesa, ela deve pelo menos subir um pouco ou nao? pq comigo ja aconteceu varias vezes da bola bater nela e ir direto para o chao sem dar uma subida. ate onde eu sei ela deve pelo menos dar uma subida nao?

vlw[/quote]

Só há necessidade de a bola subir se a casquinha for naquele tipo de lance em que o jogador pega a bola por fora da mesa e de baixo para cima, para decidir se a bola pegou na lateral da mesa ou na casquinha parte-se do princípio que, se a bola for apenas para o lado, pegou na lateral da mesa, logo, ponto do adversário; porém, se a bola triscar na mesa E SUBIR, é considerada casquinha e o ponto será seu.

se a bola vier por cima da rede pegou na linha é ponto …se vier por fora so vale se depois que bater na casquinha a bola subir ou permanecer, se baixar não vale… o problema é o arbitro entender assim(se tiver logico)…[/quote]

Casquinha em bolas por fora da rede

Mtos adotam o provérbio de que
“subiu é ponto pró (casquinha) e
desceu é ponto contra (lateral da mesa)”.
Eu sou contra essa generalização pq é possível fazer uma bola pegar na lateral e subir, assim como uma pegar na casquinha e descer. São os casos excepcionais.

P/ decidir é primordial todos os envolvidos estarem c/ os ouvidos atentos e serem honestos sempre. Os olhos atentos tbm são mto importantes, mas não são tão confiáveis como a gente pensa.

se a bola vier por cima da rede pegou na linha é ponto …se vier por fora so vale se depois que bater na casquinha a bola subir ou permanecer, se baixar não vale… o problema é o arbitro entender assim(se tiver logico)…[/quote]

Casquinha em bolas por fora da rede

Mtos adotam o provérbio de que
“subiu é ponto pró (casquinha) e
desceu é ponto contra (lateral da mesa)”.
Eu sou contra essa generalização pq é possível fazer uma bola pegar na lateral e subir, assim como uma pegar na casquinha e descer. São os casos excepcionais.

P/ decidir é primordial todos os envolvidos estarem c/ os ouvidos atentos e serem honestos sempre. Os olhos atentos tbm são mto importantes, mas não são tão confiáveis como a gente pensa.[/quote]

Caro Kyo,
vai depender muito da situação…dos ateltas envolviods(honestidade) e do arbitro caso tenha…
mas esta explicação que fiz foi baseada e informações colhidas com uma arbitra internacional…é a que eu uso e passo pro pessoal ( como regra)

É muita sacanagem vc estar desputando um set, nos últimos pontos (feita e desfeita), e ser surpreendido por uma casquinha…

Eu estava assistindo um vídeo do Campeonato Europeu 2007 entre Samsonov e Maze. O 1º e 2º Set Samsonov venceu com o placar de 11X06, 11X09 respectivamente; no 3º Set Samsonov estava vencendo com parcial 08X00, foi quando Maze foi surpreendido por uma casquinha, e com uma atitude esportiva Samsonov não aceitou o ponto ganho.

Olha só o que aconteceu com os parciais:

01X00 à 08X00
08X01 Voltaram a desputar o ponto cancelado
09X02 à 09X05 Recuperação de Maze
10X05 à 10X09

Com essa atitude de Samsonov, Maze voltou a desputar a conquista do 3º Set, não conseguiu mas teve uma boa reação; Não teve?

No melhor de 7 Set’s, Samsonov venceu por 04X00. Há quem diga que Samsonov só não aceitou o ponto porque ele já estava ganhando por 2 Set’s a 0, e no 3º Set ele já estava com uma vantagem muito grande; mas na minha opinião, 2 Set’s à Zero, não significa lá essas vantagens em uma disputa com 7 Set’s… Acredito na atitude esportiva/respeito de Samsonov!!!

Deveria ser assim. Um acordo entre os jogadores antes de começar a partida…