Canhotos e destros

Bom, ao que parece, não achei um tópico falando disso, logo…

Eu sou canhoto, e antes que perguntem, odeio jogar com canhoto. Jogo muito aberto e “maldoso” como costumo dizer…

Canhoto com destro eu já aprecio mais - pode ser pela grande maioria de pessoas destras - que escrevem com a mão errada e tal :slight_smile:

Mas qual a opinião de vocês, se treinam com pessoas de mãos diferentes, se gostam, odeiam…

Digo isto porque eu sou minoria onde treino, e no fim acabo tendo que me adaptar ao treino dos destros.

Exemplo: batidas, quase sempre eu bloqueio ou costinha… e mesmo que eu rebata fora da mesa - neste caso - nem sempre sobra espaço.

Se vc já não gosta de jogar com canhoto, imagina que “maravilha” que não é para nós destros!!!

Pois bem, brincadeiras à parte, há algumas semanas atrás um classineta canhoto começou a treinar no meu clube. Eu não acho que me saio melhor jogando com canhotos (não faz diferença no meu jogo), mas gosto de jogar com eles pq me traz novas experiências, me obriga a buscar novas opções, a ficar mais atento, enfim… me tira de uma possível zona de conforto.

[quote=“gaho”:1e5713hl]Digo isto porque eu sou minoria onde treino, e no fim acabo tendo que me adaptar ao treino dos destros.

Exemplo: batidas, quase sempre eu bloqueio ou costinha… e mesmo que eu rebata fora da mesa - neste caso - nem sempre sobra espaço.[/quote]
Isso pode ser devido a sermos uma turma pequena, mas nos preocupamos em dar condições iguais para todos. Se em algum exercício, por algum motivo, este nosso amigo às vezes tenha de se adaptar à nossa condição de destro, logo depois nós nos adaptamos à sua condição de canhoto para que ele tenha exatamente a mesma prática. Em se praticando com esta flexibilidade, os dois lados acabam ganhando sempre.

Ainda assim, nunca perdemos chances de nos alfinetar devido a estas diferenças ahahahahahahahah. Mas desde que se mantenha o respeito, só ajuda na integração!!!
Abraços!!!

Eu odeio jogar contra canhotos. Mas acho que é influência do meu aprendizado, pois meu primeiro (aliás, único) técnico era canhoto e eu nunca consegui tirar set dele. Deve ter ficado um trauma no meu subconsciente, ou coisa parecida… :stuck_out_tongue:
O problema principal quando eu jogo contra canhotos é a minha antecipação que fica muito deficiente. Além de não saber para onde vai o golpe oponente, ainda vem com efeito contrário do que estou acostumado. Além disso fico sem saber onde golpear, se no back ou aberto no forehand dele. E se não pudesse ficar pior, tenho ainda enormes dificuldades em pegar saques de canhotos, novamente uma maldição do meu técnico que tinha o melhor saque do estado do RJ.

talvez seja uma constatação ou quem safe, um desabafo. mas acho interessante o debate sobre questões mais técnicas de “lados de mão”

sei que o efeito é invertido, e por isso quase todos os meus saques voltam para o meu backhand, na qual saio da mesa, dou drive e ponto (rs).

já notei uma certa predileção para jogos contra a minha pessoa, na qual aceito numa boa, mas percebi que o outro canhoto (este sim que considero verdadeiro top) vez ou outra me chama para bater bola com ele. sempre perco de 11x3; 11x5, etc…

dos treinos, o que o @alcir falou é verdade. Nos treinos o ideal é dividir e dar as mesmas condições, só que nem sempre é assim, como disse, até por falta de espaço ao lado da mesa, já que 90% sai dela pela esquerda.

acreditem, até posicionamento na mesa é diferente se jogando contra uma mão ou outra…

mas na média, acho que todos nós jogamos nos erros dos adversários e o calcanhar dos caneteiros (por exemplo) é o backhand, e nos acostumamos a focar nossos ataques lá, sendo algo meio automático. mesmo eu quando jogo com outro canhoto sinto que os ataques pela direita (dele) não são tão potentes (tirando o fato da própria postura de batida, com pulso mais aberto, claro)

na parte sacanagem, o pessoal da academia me acusa de ter dois pés esquerdos e tal, e eu retruco dizendo que eles nasceram tortos, etc.

Na minha opiniao existem diferencas no jogo sim, mas com o Tenis de Mesa moderno elas sao muito menos importantes que antigamente. Atualmente bons jogadores podem atacar praticamente qualquer bola, e estilos como o classineta e o classico atual criaram jogadores destros que, algumas vezes, provocam grande estrago no back.
Assim que o efeito maior do canhoto atualmente e´ psicologico.
Particularmente quando vou jogar com um canhoto faco o mesmo que quando identifico que o jogador tem deficiencias no fore. Concentro o jogo no meu fore, buscando cruzar mais bolas, e chego inclusive a sacar paralelo para deixar o meu forehand mais aberto.
Antigamente quando a tecnica e o material dificultavam muito levantar bolas pesadas os jogadores prendiam o jogo no back do adversario quando nao estavam seguros para atacar. Hoje e´ muito dificil ganhar jogo com esta postura, “esperando a bola ideal para atacar”, pois normalmente o bom adversario vai atacar antes de voce.

Gaho, vc diz que o jogo entre 2 canhoteiros é mais aberto do que um deles sendo destro ?
Na verdade não…

Da próxima vez, tente observar :

Quando vc assite ao jogo entre 2 destros (ou 2 canhotos), perceba que a bola de preparação é normalmente no back-hand deles, ou seja BOLA NORMALMENTE CRUZADA (back to back), e as bolas mais fortes são de Forehand p/ Forehand ( TB CRUZADA), bolas mais potentes (maior área)…

No caso de um deles ser “diferente” , note que isto muda.

Normalmente o canhoto saca no Forehand do destro (mas muitos destros nao fazem a recíproca), e isto já costuma atrapalhar a maioria dos Destros que está mais acostumada a receber no Back.

Quando o nível do Destro é sufcientemente bom para “não estranhar” esta bola, o jogo prossegue, e ai então as bolas são mais “mortais” , isto pq as bolas de ambos irão sempre muito na ponta, muito mais do que quando se joga com o “mesmo tipo de mão”…

O destro dá um drive cruzado (no back do canhoto) e este devolve no back, então o destro desfere um bola cruzada no forehand do canhoto…

O destro dá um drive paralelo (no forehand do canhoto) e este ataca (de forehand) no back do destro…

Repare que as bolas de forehand podem ser muito mais “na ponta”…(de ambos) …e normalmente em algum tempo um lado sempre fica muito “desguarnecido”… taí a maior dificuldade p/ambos…( é preciso saber usar o posicionamento )

[]'s