talvez seja uma constatação ou quem safe, um desabafo. mas acho interessante o debate sobre questões mais técnicas de “lados de mão”
sei que o efeito é invertido, e por isso quase todos os meus saques voltam para o meu backhand, na qual saio da mesa, dou drive e ponto (rs).
já notei uma certa predileção para jogos contra a minha pessoa, na qual aceito numa boa, mas percebi que o outro canhoto (este sim que considero verdadeiro top) vez ou outra me chama para bater bola com ele. sempre perco de 11x3; 11x5, etc…
dos treinos, o que o @alcir falou é verdade. Nos treinos o ideal é dividir e dar as mesmas condições, só que nem sempre é assim, como disse, até por falta de espaço ao lado da mesa, já que 90% sai dela pela esquerda.
acreditem, até posicionamento na mesa é diferente se jogando contra uma mão ou outra…
mas na média, acho que todos nós jogamos nos erros dos adversários e o calcanhar dos caneteiros (por exemplo) é o backhand, e nos acostumamos a focar nossos ataques lá, sendo algo meio automático. mesmo eu quando jogo com outro canhoto sinto que os ataques pela direita (dele) não são tão potentes (tirando o fato da própria postura de batida, com pulso mais aberto, claro)
na parte sacanagem, o pessoal da academia me acusa de ter dois pés esquerdos e tal, e eu retruco dizendo que eles nasceram tortos, etc.