Canetismo 4 ever...

Extraído de uma entrevista com Cai Zhenhua, treinador-chefe do time nacional da China (o mesmo que despachou as meninas por namorarem com os companheiros de equipe, semana retrasada). Íntegra em http://tabletennis.about.com/library/ch … hung11.htm

…Only China has not given up on the development of the penholder style. In addition, through research, we have revamped and improved it, and added the reverse backhand to strengthen the ability to rally from that side. From statistical analyses, we found that when Ma and Liu are playing extended rallies against the likes of Waldner or Kong, they were not at any disadvantage. This is excellent news to penholders, since that style is very finely textured, and has many variations…

Pô, o RPB eh resultado de pesquisa…

Sempre que penso em TM imagino um chines com uma empunhadura classica…
Mesmo com esse cara(e olha que esses “caras” entendem do assunto :roll: )acho classico melhor…(já joguei os dois…)

Oi Persson,

nao se trata propriamente de uma discussao “caneta vs. classico” :smiley: . Os dois estilos sao competitivos, e eh contra-producente discutir na base do “eh melhor, eh pior”… Eu quis apenas motivar os que jogam caneta, e em especial classineta, a continuarem o estilo com atitude positiva. Soh isso.

abracos…

Pessoal, só para jogar mais lenha na fogueira. Lembro-me que o mestre 8) NAKATA mencionou alguma coisa sobre a empunhadura depender de vários fatores, entre eles o biotipo da pessoa (ou algo assim …).

O curioso é que aprendi a joguar “PING-PONG” com 12 anos numa escola em Portugal (lá a maioria jogava clássico), e comecei a jogar clássico. Agora, não me lembro como, nem porquê, passei a jogar caneteiro, o que ampliou meu desempenho. Detalhe: minha raquete era uma clássica (fl). Moral da historinha: a empunhadura melhor é aquela cujo seu desempenho seja maior.

Há um ano passei a praticar Tenis de mesa, tenho participado de alguns torneios amadores, mas ainda estou engatinhando, e agradeço muito a este site e aos colegas pelas dicas!

Mitidieri, você deve ser o único caneteiro aí na alemanha, não ? ::futebol::

Genau! Ou quase. Aqui no Bezirk, sou o unico, com certeza, fora alguns estudantes chineses da Universidade (infelizmente, entre os colegas chineses da Uni soh tem perna-de-pau, … parece que chines ou eh bom de “ping-pang” ou estuda… ). Na Bundesliga tem uns 3 ou 4 caneteiros chineses… entre eles o Feng Zhe, que foi a minha motivacao para mudar para o classineta.

A galera daqui que ve pela primeira vez se apavora… Por outro lado, jah vi uns guris da escolinha do meu clube “brincando” de caneta, ou seja, eles tem uma certa admiracao pelo estilo… de repente eu causei uma fagulha que pode virar um incendio …

flashdog

Não me recordo a edição, mas numa TT Player um campeão mundial japonês afirmou q é comprovado q o tipo de sangue tb influi no estilo de jogo do atleta

A parte disso, o biotipo, sem dúvida é o diferencial na escolha do estilo

Genau! Ou quase. Aqui no Bezirk, sou o unico, com certeza, fora alguns estudantes chineses da Universidade (infelizmente, entre os colegas chineses da Uni soh tem perna-de-pau, .... parece que chines ou eh bom de "ping-pang" ou estuda... ).
Mitidieri, a sua citação acima me fez lembrar que, em Portugal, os colegas de escola imaginavam que, pelo fato de ser brasileiro, eu jogasse um bolão, mas na verdade era o maior perna-de-pau (e ainda sou). :lol: Aqueles chineses devem sofrer com comparação equivalente. :lol: :lol:

Futebol, que nada ! Minha praia é tenis de mesa messssmo !!

Muito sucesso aí na Alemanha ! Vamos incendiar !

Roberto, concordo! Sem dúvidas, o biotipo é o diferencial na escolha. Grande abraço !

Ola galera! Alguem conhece algum top nascido europeu, fora o Kalinic, que seja caneteiro?

Olha Nakata, o melhor (e unico) alemao nato que eu consegui descobrir jogando classineta, joga na Verbandsliga de Colonia. A Verbandsliga eh a quinta, entre 12 divisoes. O rapaz se chama Alexander Jacobsen e joga no time deste link:

http://www.rg-porz.de/frames/frame_herren2.htm

O pai dele mantem um site sobre classineta. Nada tecnico e cheio de “hypes” e faniquitosa de fan.

http://www.penhold.plus.ms/

O Breno tentou acessar mas nao conseguiu…