Há alguns anos minha cidade, aqui no nordeste, contou com a visita de alguns dos mais renomados tecnicos de tenis de mesa do Brasil(em renomados não entendam grandes tecnicos, e sim conhecidos) os quais ministraram clinicas de treinamentos. Numa dessas clinicas um dos tecnicos chegou ate a se autodenominar “NOSTRADAMUS”, ao “predizer” a seguinte asneira: “Lá pelo ano 2000, não existirão mais jogadores caneteiros…” Venho ressaltar essa citação pois gostaria de saber de vcs colegas mesatenistas o que acham da participação dos caneteiros nessa olimpíadas? Será que eles tem chances? Ma Lin? Wang Hao? Ryu Seung Min? Acho que eles nunca estiveram tão perto…
A prata é de um caneteiro, com certeza. Por que o ouro é do Wang Liqin, Schlager ou Chuan.
Nas entrelinhas, ja pude perceber que o nóstradamus só pode ser oriundo do sul, e residente em piracicaba,mas uma coisa é verdade, o estilo caneta é pra poucos, para se jogar em alto nivel é necessario uma série de requisitos,e para se jogar caneta em alto nivel esses requisitos são mais especificos ainda,onde influem fatores fisicos,fisiologicos,técnicos genéticos dentre outras milhares de variaveis.
É por isso que é aconselhavel que os brasileiros adotem o estilo classico,devido a falta de dominio dos técnicos brasileiros no ensino de técnicas especificas de caneteiros.
(até pra os classistas é dificil encontrar bons técnicos,imagina caneta)
Esta discussão acerca de caneteiros x classistas é muito acadêmica o que é preciso é respeitar as aptidôes físicas e técnicas do atleta para não forçar uma situação que pode levar ao abandono do esporte, de que adianta jogar clássico se você se mostra sem confiança no backhand e procura insistentemente golpear de forehand ou aquele que treina muito back mas na hora da onça beber água fica passando bolinha pra tentar matar o ponto com um canudo de fore, o que se pode observar neste mundialito do Rio foi que se você quiser atingir um alto nível de classista tem de ter muita regularidade e explosão nos golpes de back além de um preparo físico muito bom. Pudemos ver que ainda há um abismo técnico entre os jogadores brazucas e os estrangeiros independente do estilo de jogo, acho que os jogadores mais jovens do Brasil tem um grande potencial e tem de buscar mais intercambio com jogadores internacionais de alto nível não apenas para jogar mas para treinar junto com os caras pois assim seu nível crescerá e para isso tem de esquecer esta balela piracicabeana que só serve para vender borracha, veja por si só a poderosa China nunca abriu mão de seus jogadores caneteiros e Classinetas então pór que temos de ainda ficar ouvindo esta besteira de que o estilo caneteiro não sobreviverá pois todos sabemos que há vantagens e desvantagens em ambos os estilos
lembrando que ma lin é classineta.
Olha, quem fala que o estilo caneteiro vai acabar, está muito enganado. Pois está diminuindo o numero de caneteiros, isso é verdade, mas não vai acabar nunca. E uma coisa, caneteiro tem que ter uma movimentação, um físico muito bom , pois o famoso piston ou shoto, não é facil de ser utilizado e nao é tão potente como um top spin. Por isso o caneteiro tem que sair da bola e dar um drive de direita. Já o classista consegue dar um potente backspin se tiver treino. Por isso eu observei que muitas pessoas hoje em dia tem mudado pra classista pra nao serem obrigados a terem um físico legal.
[quote=“digao48”:1mjeml8l]Nas entrelinhas, ja pude perceber que o nóstradamus só pode ser oriundo do sul, e residente em piracicaba,mas uma coisa é verdade, o estilo caneta é pra poucos, para se jogar em alto nivel é necessario uma série de requisitos,e para se jogar caneta em alto nivel esses requisitos são mais especificos ainda,onde influem fatores fisicos,fisiologicos,técnicos genéticos dentre outras milhares de variaveis.
É por isso que é aconselhavel que os brasileiros adotem o estilo classico,devido a falta de dominio dos técnicos brasileiros no ensino de técnicas especificas de caneteiros.
(até pra os classistas é dificil encontrar bons técnicos,imagina caneta)[/quote]
Concordo com a parte do técnico ser de piracicaba…uhahaha
Agora falando sério…o estilo caneta não vai morrer…pq sempre vai existir um jogador que vai se adaptar melhor a este estilo…temos que levar sempre em consideração a apitidão física, a adaptação do jogador, etc…e o treino bem direcionado é claro!