Eu tentei por algum tempo, o que atrapalhava era conseguir angulação correta da raquete pra executar o golpe, parecia que devido a madeira e o cabo forçava muito o pulso, mas como era meio novidade pode ser que era apenas erro de técnica minha.
Outro ponto é a madeira a ser usada, numa madeira por exemplo a Cypress, a combinação ficava muito rápida com a adição da borracha no back, e tirava o toque do Hinoki, parecia outro tipo de madeira, a borracha do fore parecia que ficava mais macia. Não deu certo com 1 folha de hinoki.
Então testei uma BTY Hinoki pen winner, que é de 5 folhas, mas ficou desequilibrada, a cabeça da raquete ficou muito pesada, dai coloquei um pouco de peso dentro do cabo, e acabou melhorando. Mas a madeira em si é muito ruim (na minha opinião).
Então testei uma Galaxy Yinhe Wood que é mais arredondada e cabo de raquete japonesa, essa sim ficou muito boa.
Sugiro colocar uma borracha de esponja mais fina, 1.8 por exemplo.
Mas acho que a raquete redonda é a melhor opção, funciona melhor.
Para alguns o tamanho da raquete redonda influencia, eu particularmente gosto das madeira menores, como se fosse do tamanho de uma madeira clássica, mas tem gente q gosta das maiores a exemplo as madeiras da Yasaka.
Outro problema que tive e ainda posso dizer q tenho é a adaptação de saber a hora de usar o shoto e a hora de usar o back, me faz perder muitos pontos essa indecisão. E esse treino é difícil de conseguir adaptar.
Não encontrei video mas acho q o Wang Jianjun, que já foi seleção “B” da china (tem até video dele ganhando do Liqin) usou uma caneta com borracha nas costas, mas só achei ele jogando com caneta quadrada com uma borracha. Atualmente ele usa caneta redonda, e joga alguma das ligas europeias.