Caneteiro japonês usando RPB

https://www.youtube.com/watch?v=E1z40chK7LA&list=FLt3eVlt6XPCQgXK2qw8svkQ&index=2

Aos indecisos e curiosos,é totalmente possível usar RPB com caneta japonesa...tudo é treino...esse é um jogador japonês com alto nível que utiliza muito do RPB.

Não postei  esse vídeo no post de vídeos do youtube ,por uma simples razão...se eu colocar lá,muito provavelmente será pouco visualizado, por lá ser muito abrangente por assim dizer. Como o tema é bem pertinente,nào que os outros não sejam,abri um tópico específico.

[quote=“celojp” post=108037]Aos indecisos e curiosos,é totalmente possível usar RPB com caneta japonesa…tudo é treino…esse é um jogador japonês com alto nível que utiliza muito do RPB.

Não postei esse vídeo no post de vídeos do youtube ,por uma simples razão…se eu colocar lá,muito provavelmente será pouco visualizado, por lá ser muito abrangente por assim dizer. Como o tema é bem pertinente,nào que os outros não sejam,abri um tópico específico.[/quote]
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo tema levantado. Bom ver gente falando do esporte em si por aqui hahahahahhahaahha.

Eu sempre achei meio incoerente a definição do estilo pela raquete que o atleta usa. Este cara é um exemplo, assim como eu o considero classineta, para mim o Kaii Yoshida é 100% caneta japonesa, por exemplo. Eu já havia visto uns jogos desse cara e existe um outro jovem de estilo similar, Qiu Dang da Alemanha. Segue um vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=X1zkCn5J10w&t=2s

No final das contas, os rótulos são o que menos importa. Afinal, como vc bem disse, tudo é treino.

Abraços!!!

https://www.youtube.com/watch?v=BGs1-IQuNus

Neste video em determinados momentos, senao me engano Cazuo Matsumoto usa o RBB…
Mas como voce escreveu tudo e treino, veja Eduardo Tomoike, caneteiro japones utlizando chiquita… movimento de alto nivel dificuldade para caneteiro japones…

Abracos Alcir

[quote=“ailtonaga” post=108039]https://www.youtube.com/watch?v=BGs1-IQuNus

Neste video em determinados momentos, senao me engano Cazuo Matsumoto usa o RBB…
Mas como voce escreveu tudo e treino, veja Eduardo Tomoike, caneteiro japones utlizando chiquita… movimento de alto nivel dificuldade para caneteiro japones…

Abracos Alcir[/quote]
Ele não utiliza borracha atrás Ailton,mas é uma técnica interessante ,em q ele meio q usa de um topspin muito pesado de back.

[quote=“Alcir” post=108038][quote=“celojp” post=108037]Aos indecisos e curiosos,é totalmente possível usar RPB com caneta japonesa…tudo é treino…esse é um jogador japonês com alto nível que utiliza muito do RPB.

Não postei esse vídeo no post de vídeos do youtube ,por uma simples razão…se eu colocar lá,muito provavelmente será pouco visualizado, por lá ser muito abrangente por assim dizer. Como o tema é bem pertinente,nào que os outros não sejam,abri um tópico específico.[/quote]
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo tema levantado. Bom ver gente falando do esporte em si por aqui hahahahahhahaahha.

Eu sempre achei meio incoerente a definição do estilo pela raquete que o atleta usa. Este cara é um exemplo, assim como eu o considero classineta, para mim o Kaii Yoshida é 100% caneta japonesa, por exemplo. Eu já havia visto uns jogos desse cara e existe um outro jovem de estilo similar, Qiu Dang da Alemanha. Segue um vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=X1zkCn5J10w&t=2s

No final das contas, os rótulos são o que menos importa. Afinal, como vc bem disse, tudo é treino.

Abraços!!![/quote]

Entendi a ironia kkk. Teria a pegada do Qiu Dang diminuído a eficiência (leia-se potência) do seu Fore?O material que utilizam nesse caso é uma incógnita …fica muito pesado o conjunto …utilizariam eles uma raquete um pouco mais lenta e talvez até uma não Folha única nesse caso?.. Muito tempo atrás li uma matéria em que era comentado que Wang Hao perdia um pouco da potência do Fore por causa da pegada mais leve na parte de trás da raquete para ajudar seu back…e pensando assim… Ma Lin,Xu Xin e os outros caneteiros que utilizavam do RPB estavam meio q um degrau ou mais abaixo da potência do RPB do Wang Hao…mas enfim ,que penholder never die… Hehe

Boa celo, que bom discutir um assunto diferente de material x combinar com material y…
Possivel (utilizar rpb com empunhadura jpen) claro que eh, mas nao eh la muito confortavel. Eu mesmo ja testei, e de inicio pensei justamente sobre o problema da grossura e peso que ficaria o conjunto final.
Para tentar contornar o problema usei uma madeira jpen mais fina e leve e o peso ficou excelente. Mas na hora do jogo a empunhadura caneta, bloqueando o polegar dificultou a execucao do rpb. Com treino seria possivel, mas nunca seria um movimento natural.
No meu caso o formato da raquete tambem atrapalhou pois acho que uma madeira quadrada favorece a velocidade ao inves da colocacao da bola. E eu nao uso rpb como finalizador, mas sim como preparacao.
Resumindo, para caneteiros talentosos aderir ao rpb pode ser um recurso a mais, mas no meu caso, pangare velho nao aprende truque novo, entao preferi ficar na redonda mesmo…

[quote=“ailtonaga” post=108039]Neste video em determinados momentos, senao me engano Cazuo Matsumoto usa o RBB…
Mas como voce escreveu tudo e treino, veja Eduardo Tomoike, caneteiro japones utlizando chiquita… movimento de alto nivel dificuldade para caneteiro japones…[/quote]
Grande Ailton!

O RPB em si é caracterizado pelo uso da parte de trás da raquete, e como sabemos, o Cazuo sequer tem borracha nesta parte, e logo não pode usá-la. Mas como vc comentou, tanto ele quanto o Eduardo Tomoike fazem uso do recurso de flick com o backhand de caneta japonesa (o Eduardo bem mais que o Cazuo), adaptando-o das outras empunhaduras, entretanto o backhand de fato só podem fazer o tradicional, a menos que virem a raquete, o que o cabo dificultaria.

Eu sei que o Qiu Dang usa Tenergy e uma raquete caneta japonesa “normal” (não rotora, mas parecia mais arredondada), e bem, peso é um negócio relativo, e pode até mesmo não ser problema para eles. E degraus de potência a parte, fato é que essa galera fura muita gente de qualquer jeito, e embora possa apresentar uma deficiência relevante em alto nível, por outro é um risco calculado.

Enfim, provavelmente esses caras se sentem bem com as raquetes quadradas, quiseram experimentar o recurso a mais e lhes pareceu melhor que as outras opções existentes. Deu certo para eles.

Foi um ótimo começo de ano hahahahahhahahahahah.

Abraços!!!

Moçada,

o tópico é justamente o que eu estou tentando fazer no momento. Em primeiro lugar acho que a raquete Jpen tem como vantagem principal o shoto, logo se o jogador não pretende usar muito (ou nada) o shoto, não vejo o porquê da Jpen. O formato da Jpen mesmo a raquete arredondada não facilita o RPB. Concerteza é mais fácil fazer o RPB com as raquetes classinetas. Atualmente estou testando dois conjuntos Jpen: uma Senko Special 92 com Sriver G3 no fore e Sriver EL no back e uma Galaxy 985 com Tenergy 80 no fore e Mark V HPS soft no back. A sensação de jogo é muito diferente, a senko é hinoki puro e a Galaxy é de 5 lâminas. Até agora, 1 mês de uso, não tenho dificuldade, mas estou usando o RPB apenas naqueles momentos mais desesperadores, permanecendo o shoto como golpe de preferência no backhand. Para usar com duas borrachas acho que tem que ser raquete de hinoki de 9mm, a de 10mm acho que ficaria muito pesada. A borracha também conta muito, estava usando uma Bluefire M1 no fore da Senko e tive que trocar pela G3 porque ficou muito pesado. Entre os dois conjuntos, apesar da Galaxy + T80 ser mais rápida, estou gostando mais da Senko + G3, justamente devido aos bloqueios de back. O RPB com a Galaxy 985 tem uma sensação um pouco mais parecida com as classinetas.

Aqui em MG, o uso de borracha no back da Jpen não é novidade, mas era utilizado apenas Pino Longo ou Anti Spin.

Abraço e feliz 2017…

Eu tentei por algum tempo, o que atrapalhava era conseguir angulação correta da raquete pra executar o golpe, parecia que devido a madeira e o cabo forçava muito o pulso, mas como era meio novidade pode ser que era apenas erro de técnica minha.

Outro ponto é a madeira a ser usada, numa madeira por exemplo a Cypress, a combinação ficava muito rápida com a adição da borracha no back, e tirava o toque do Hinoki, parecia outro tipo de madeira, a borracha do fore parecia que ficava mais macia. Não deu certo com 1 folha de hinoki.

Então testei uma BTY Hinoki pen winner, que é de 5 folhas, mas ficou desequilibrada, a cabeça da raquete ficou muito pesada, dai coloquei um pouco de peso dentro do cabo, e acabou melhorando. Mas a madeira em si é muito ruim (na minha opinião).
Então testei uma Galaxy Yinhe Wood que é mais arredondada e cabo de raquete japonesa, essa sim ficou muito boa.

Sugiro colocar uma borracha de esponja mais fina, 1.8 por exemplo.

Mas acho que a raquete redonda é a melhor opção, funciona melhor.
Para alguns o tamanho da raquete redonda influencia, eu particularmente gosto das madeira menores, como se fosse do tamanho de uma madeira clássica, mas tem gente q gosta das maiores a exemplo as madeiras da Yasaka.

Outro problema que tive e ainda posso dizer q tenho é a adaptação de saber a hora de usar o shoto e a hora de usar o back, me faz perder muitos pontos essa indecisão. E esse treino é difícil de conseguir adaptar.

Não encontrei video mas acho q o Wang Jianjun, que já foi seleção “B” da china (tem até video dele ganhando do Liqin) usou uma caneta com borracha nas costas, mas só achei ele jogando com caneta quadrada com uma borracha. Atualmente ele usa caneta redonda, e joga alguma das ligas europeias.

Eu tenho esta mesma preferência, minhas madeiras classinetas são todas compactas, eu as desgasto até chegar +ou- com 157x148mm e cabo de 80mm.

Outro problema que tive e ainda posso dizer q tenho é a adaptação de saber a hora de usar o shoto e a hora de usar o back, me faz perder muitos pontos essa indecisão. E esse treino é difícil de conseguir adaptar.
Eu penso que quem cola uma borracha atrás não pode ser simplesmente por enfeite (ok, talvez por sintoma de EJ querendo gastar mais com material :P ). Mas o fato é que deve tirar proveito desta borracha, e a melhor forma de fazer isso é usando-a com a maior frequência que puder, seja nos treinos ou nos jogos. Ao usar bastante o RPB qualquer jogador acaba desenvolvendo um golpe consistente, e com mais prática ainda, um golpe (por que não?) temido. Eu tenho em mente que quando conseguir usar mais RPB do que shoto durante um jogo, eu estarei chegando no ideal. O back tradicional para mim significa precisão, por ex, recepção cavada, bola curta ou mesmo bloqueio em bolas com muito topspin. Já o RPB é ofensividade pura, seja com muito topspin ou com muita velocidade. Eu não me imagino bloqueando passivo com o RPB, mas sim contra-atacando, cobrindo um drive do oponente. Infelizmente, o que mais me incomoda numa madeira com cabo de cortiça é a posição desconfortável do polegar ao executar o RPB. Para um bom RPB deve-se pressionar a raquete com o polegar e os 3 dedos de trás, mas com madeira jpen não dá para fazer isso direito, ou tão bem quanto com uma madeira cpen.

Quando jogava com raquete quadrada, ele sempre usou uma borracha mesmo. Na verdade, só mudou para classineta depois que saiu da seleção chinesa e foi para a Europa, primeiro Bélgica, depois França e agora República Tcheca. E até pelo próprio histórico de caneta japonesa, ele usa bastante do shoto como tal, e o backhand mais para ataque e contra ataque.

Abraços!!!

Eu lembro também que o Wang Jianjun “apareceu” na época que Ryu Seung Min era uma ameaça a supremacia chinesa,
Fizeram um clone do Ryu no CNT para treinar a seleção chinesa contra aquele monstrinho coreano.

Também tentei usar uma jpen para executar o RPB, mas ficou muito desconfortável, inclusive senti dores no pulso bem fortes, daí desisti e comprei uma caneta chinesa. Utilizo o RPB praticamente só no ataque, nos treinos uso o RPB para bloqueios, mas na hora do jogo a cabeça ainda não processa e acabo utilizando o back normal.
Quanto ao RPB, no momento tenho mais erros do que acertos, mas quando acerta quase sempre define o ponto, porque o oponente não espera o RPB, como o Nakata falou, vira um golpe temido mesmo.
Estou usando uma Chinese Real da BTY, achei boa para bloqueios, nada comparado com uma jpen de folha única de hinoki, mas não é tão ruim. Para o RPB acho que uma madeira um pouco mais lenta que a Chinese Real seria melhor pro meu nível, mas como gosto de usar bastante bloqueio, não queria uma madeira muito lenta. Depois quem sabe parto para uma carbonada, mas ainda tenho que treinar muito o RPB.

Ta e possivel rpb pra jpen mas,meio q e ridiculo porque quer usar rpb vira classineta.

Não sei se ridículo seria um termo próprio... O X da questão é que tem muitos que pensam que é impossível ficar realmente bom quando comparado ao rpb de um classineta... Mas o primeiro vídeo mostra que pode sim...O lance é que tem muitos caneteiros que não querem perder o poder do Hinoki de uma folha.

Prezados,

se o simples fato de usar borracha no back da raquete caneta já o transforma em classineta, então, este estilo já existe há muitos anos. Pois em alguns países asiáticos os jogadores “caneteiros” usavam duas borrachas distintas (geralmente uma era pino ou anti-spin) e faziam o chamado “Twiding”, davam um toque com o dedo e viravam a raquete rapidamente. Vimos uma jogadora de Luxemburgo demonstrar este estilo na olimpíada do Rio. Hoje existe raquete própria para este estilo e se chama rotor. Como eu já mencionei, em BH é comum jogadores Jpen utilizarem um Pino Longo ou Anti-spin no back da raquete. Não acho adequado chamar o estilo de classineta, porque eles usam o back apenas em momentos específicos (resposta de saque, momentos de desvantagem…) e geralmente para defesa.

Acabou de sair um jogo do jogador que originou a discussão. A competição é o campeonato japonês, que está acontecendo essa semana, e o adversário é bem conhecido, Seiya Kishikawa.

https://www.youtube.com/watch?v=BqdReWP7jrI

Abraços!!!

[quote=“Alcir” post=108138]Acabou de sair um jogo do jogador que originou a discussão. A competição é o campeonato japonês, que está acontecendo essa semana, e o adversário é bem conhecido, Seiya Kishikawa.

https://www.youtube.com/watch?v=BqdReWP7jrI

Abraços!!![/quote]
Mas isso é um Wang Hao japonês!
Quando tinha treino de shoto com certeza ele vazava para jogar pachinko ou ler mangá em algum Lawson…

Alguém sabe o nome desse jogador Japonês?

Impressionante como Tênis de mesa está em constante transformação, parece que o caneteiro Jpen está “renascendo” como classineta Jpen.

Pesquisando aqui, ele chama Matsushita Taisei, tem alguns videos dele no Youtube.
Tem esse dele contra o Thiago Monteiro:
https://www.youtube.com/watch?v=Rn-XII08ULM