Caneteiro com madeira defensiva

Eu estava vendo uns vídeos de jogos da jogadora Gao Jun (EUA) e achei curioso o som que faz o impacto da bolinha com a sua raquete.

Fui pesquisar na net e descobri que ela joga com uma Matsushita Pro Special, adaptada pra caneteiro, com pino Challenger Attack.

Isso é comum?

O pinorongo daqui do site joga caneta redonda no pinão e madeiras que priorizam controle, toque xoxo, ele pode confirmar isso…

[]´s

Eu me equivoquei.

Na verdade ela utiliza uma Matsushita Pro Model.

E o motivo talvez seja pelo fato de ela ser uma bloqueadora passiva, contra-atacante, pois a característica dessa madeira extraída do site Butterfly Online é a seguinte:

“The Matsushita Pro is especially useful when the defender seeks to throw off his/her opponent’s rhythm by countering or attacking aggressively close to the table”.

Eu já tinha reparado na raquete dela. Ela serrou o cabo da MPM e ficou com aquele panelão com pino. Quem também jogava com um panelão era a Li Bun Hui, vice-campeã mundial em 1991. Ela usava uma Defense II com Sriver na frente e pino curto atrás.

Pois é.

E além de jogar com o panelão defensivo com cabo serrado, ela cola o pino até o talo, ou seja, sem espaço para apoiar os dedos, que ficam sobre a borracha (isso é que é aproveitar praticamente 100% da borracha e da madeira).

Mas a verdade é que, por mais estranho que possa parecer, o jogo deve ficar eficiente (para elas), pois Li Bun Hui além de ter sido vice-campeã mundial em 91, foi bronze no individual e nas duplas em Barcelona.

E Gao Jun foi prata nas duplas em Barcelona.

Eu resolvi fazer um teste e peguei uma raquete caneta japonesa montada da Butterfly (Fukuhara Pen…rs), do fundo do baú.
Essa madeira é constituída de 3 folhas (não sei especificar quais), e é bem soft, com muito controle, para iniciantes.
Tirei, cuidadosamente, a borracha que já estava ressecada e lisa, tal qual uma antispin.
Dei uma boa limpada e colei uma borracha Globe Magic Wand, com cola à base de água.
Comecei a bater bola com ela e, por incrível que pareça, eu adorei.
Ela ficou com um toque xoxo, mas firme, com excelente controle.
A velocidade, evidentemente, diminuiu, com relação ao material que utilizo atualmente.
Mas a redução não foi tão crucial a ponto de prejudicar meu jogo à base de bloqueios e contra-ataques perto da mesa.

Pergunto:

Alguém conhece alguma madeira caneta japonesa (rounded ou rounded square) ou caneta chinesa, com esse mesmo “feel” e controle?

Grato.

[quote=“Dusantos”:o61lvbay]Pergunto:
Alguém conhece alguma madeira caneta japonesa (rounded ou rounded square) ou caneta chinesa, com esse mesmo “feel” e controle?
Grato.[/quote]
Nao sei se vc vai achar, mas a Senko 7 da BTY seria bem próximo do que vc quer…

Putz…
No catálogo da Butterfly que eu tenho, só constam a Senkoh 6, 8 e 10.
Acho que a 7 deve ter saído de linha ou foi relançada com novo nome…

[quote=“Dusantos”:2r0ykapg]Putz…
No catálogo da Butterfly que eu tenho, só constam a Senkoh 6, 8 e 10.
Acho que a 7 deve ter saído de linha ou foi relançada com novo nome…[/quote]
Mas nem sempre vc acha só o que tem no catálogo novo.
Precisa procurar mesmo.
De qq forma a 6 tb serviria…

Essas canetas japonesas de folhas (allwood) Mid, Midslow e Midthrow da Butterfly não têm o mesmo feel e controle?
Lofric Light, Brisker, Peregrine II, Previs Plus, Flavor etc…

[quote=“Dusantos”:3lwbnt7m]Essas canetas japonesas de folhas (allwood) Mid, Midslow e Midthrow da Butterfly não têm o mesmo feel e controle?
Lofric Light, Brisker, Peregrine II, Previs Plus, Flavor etc…[/quote]
Tb poderia, mas ai é problema de feeling.
Reconheço que sou muito “criterioso”, ou como dizem por aqui “muito chato” para materiais.
Para minha sensibilidade de jogo, não servem, mas vc poderia ao menos experimentar né ?(qualquer opção das que vc citou)

Curioso…

A Lofric Light (caneta japonesa) e a Cutlass (clássica defensiva) têm praticamente as mesmas especificações, conforme consta no site Butterfly Online, quais sejam:

Speed: 7
Control: 9
Feel: Medium

Não sei se esses valores são passíveis de comparação…