Caneteiro? Classista? WTF

Bom, eu sou novo no fórum, e sou um amante do tênis de mesa. Jogo por diversão há muitos anos, e por gostar tanto eu pretendo em breve comprar uma raquete e borrachas medianas, como foi indicado para mim no fórum de “Materiais”.
O que quero saber é: O que difere um estilo do outro? O jeito de pegar na raquete? O material utilizado? O jeito do cara se comportar na mesa?
Tirem minhas dúvidas, por favor… eu particularmente mando bem na prática, mas sei quase nada de termos técnicos.

Valeu!

Os caneteiros (usam raquetes quadradinhas, japonesas) em geral jogam ofensivamente, porém poucos tem um bom ataque de Backrange(esquerda), por isso surgiu o estilo classineta (usam raquetes redondas, t parecida com a dos classistas só que com o cabo bem menor para equilibrar melhor o peso), que está dando o que falar hoje em dia. Os jogadores classinetas atacam de Back com a parte de trás da raquete (como se fora um clássista só que com a empunhadura caneta). Os clássistas creio que vc já tenha conhecimento. Eles pegam suas raquetes como se estivessem pegando na raquete de tenis de quadra, a única diferença é que o dedo indicador fica extendido pra dar mais estabilidade.

Hum entendi…
Então eu vi errado, bem errado por sinal. Eu me achava classista, agora sei que sou classineta, uso raquete redonda, mas não ataco com a esquerda da raquete (ainda não possuo técnica para isso).
Bom, agora já sei diferenciar ± um classista dum classineta e caneteiro… Mas o que são esses “jargões” do tipo “All around” e bla bla bla? Como eu defino um jogador OFF, All Around, esses baratos ae?
Ah, valeu ae Wang_Breno!
Peço que me tirem essas dúvidas!

Valeu!

Bem sou caneteiro,mais depende do que vc quiser,os classistas tem um bom backhand e se movimentam menos na mesa,na os caneteiros não tem bom backhand e normaumente tentao sair da bola e atacar.
Eu sou atacante eu me movimento muito na mesa e treino muito movimento tambem,mais se voce nao for muito rapido aconselho ser classista ou jogar com uma caneta chinesa(cassineta).

Eu me movimento rapidamente, e sou ofensivo, acho que meu estilo é caneteiro…
Só mais uma coisa, pra tirar uma dúvida sobre qual é o meu estilo… O que basicamente difere um caneteiro dum classineta? Ambos podem jogar com raquetes redondas, ou o caneteiro tem que obrigatoriamente jogar com quadrada?

para ver o jeito que voce joga num é pelo formato da raquete e sim como voce segura a raquete se vc segura como uma raquete de tenis de quadra voce é classista, e se voce abraça o cabo da raqute com o dedao e com o indicador vc é caneta, mais o estilo caneta e classineta é a mesma coisa só que voce em classineta usa uma borracha na parte de tras e bate com ela e geralmente é redonda a caneta voce num bate com a parte de tras e geralmente é quadrada, mais acho que tem caneta redonda tbm

Hum, acho que já tirei minhas dúvidas sobre os estilos… valeu mesmo pessoal!
Agora quero saber: O que são aqueles jargões do tipo “All around”, “Off”, etc. ? Fazem uma complementação no estilo da pessoa também?

isso num tem nada ve com a rakete tem a ver com vc mesmo off eh um estilo ofensivo def eh defeza all eh tanto ataka como defende bem e assim vai

Ae galera,
deixa eu tentar ajudar.
Estilo Caneta: quando se segura a raquete como se estivesse segurando uma caneta (daí o nome), naum importa o formato da raquete, porém normalmente se usa a raquete quadrada com empunhadura japonesa (cabo quadrado). Jah a caneta chinesa tem o cabo e a cabeça arredondados.
Este estilo normalmente o jogador é ofensivo (Off) e naum utililisa o backhand (lado de trás da raquete), quando a bola vai na esquerda (para os destros) ou direita (para os canhotos), ou o jogador sai da bola para bater de forehand ou utiliza o shoto para bater na bola.

Estilo classineta: segura-se a raquete da mesma forma que no estilo anterior e utiliza-se raquete caneta, normalmente caneta chinesa. Utiliza-se ambos os lados da raquete (lógico com borracha). Quando a bola vai na esquerda (para os destros) ou direita (para os canhotos), ele utiliza o lado de trás da raquete para atacar e algumas vezes utiliza também o shoto, ou seja, com o lado da frente da rquete.

Estilo Clássico: segura-se a raquete como uma raquete de tenis, porém o indicador fica geralmente esticado para dar mais estabilidade aos golpes. Utiliza-se borracha em ambos os lados (claro).

Off=ofensivo,
def= defensivo,
allround= joga-se envolta de toda mesa naum muito perto nem longe, atacando e defendendo.

Eh isso ai, galera.

auhahuauhauhuah quem eh o maluco de joga classineta com caneta japonesa, soh eu mesmo q fazia isso.

E off+ eh muito ofensivo off- eh um pouco menos ofensivo q off, all+ eh allround q ataca mais e all- q defende mais, def+ eh q devende bastante e ataca em qualquer boa oportunidade, def tem q se muito boa mesmo a oportunidade para atacar, e def- eh q soh joga na defesa, nao eh nada efetivo pq o otro faz o q quiser com o cara.
Soh n sei se me confundi e troquei o def+ pelo def-

[quote=“guivolp”:2q443s91]
auhahuauhauhuah quem eh o maluco de joga classineta com caneta japonesa, soh eu mesmo q fazia isso.[/quote]

:arrow: Meu caro,
soh aqui onde treino, e naum saum muitos, existem 02 caras que usam caneta japonesa como classineta (um mais para defesa com pino longo atras e o outro com borracha lisa normal atras).
Jah foi mencionado aqui neste site que existe um jogador profissional (top) que estah jogando assim agora.
Naum existe nenhuma restriçaum ao jeito como algum jogador deve ou naum utilizar uma raquete, se ela atender as determinações da ittf, assim como as borrachas utilizadas, vc pode utilizah-las como quiser, pode ateh ser de uma maneira naum convencional, mas pode, desde que vc bata na gorduchinha com a borracha, vale tudo.

Valews!!!
8) 8)

Legal, legal…
Tipo, então um caneteiro (como eu), posso usar a raquete com apenas um lado emborrachado?

se voce usa uma caneta chinesa que é um cabe bem curto parecido com do classico voce pode por duas borrachas, mais se for grande e com tipo uma otra camada de madera em cima do cabo onde se encaxa o dedo é caneta japonesa onde geralmente é só uma borracha, mais se vc quizer pode por só uma borracha na caneta chinesa tbm