Caneteiro "chinês" x Classineta

Existe diferença entre caneteiro “chinês” e classineta?
Em caso positivo, quais as características de cada um?

caneta chines: raquete caneta redonda (chinesa) com borracha em um dos lados, usa forehand e shooto. exemplos: Kaii Yoshida, He Zhiwen, Gao Jun.

classineta: raquete caneta redonda com borracha em ambos os lados, usa forehand, shoot e backhand similar ao do classista(RPB). Há quem nao utilise shooto e usa apenas o backhand. exemplos: Ma Lin, Wang Hao, Kan Yo.

Classineta é o Caneteiro chinês que golpeia com as costas da raquete também.

basicamente isso.

Obrigado pelas respostas.
Comecei a treinar tênis de mesa a pouco tempo, com uma raquete caneta redonda e borracha só de um lado.
Várias pessoas me recomendaram colocar borracha na outra face da raquete, pois disseram q era classineta, própria pra 2 borrachas.
Inclusive liguei para um representante de uma empresa de materiais para tênis de mesa à procura de um material melhor, que me disse que o ideal seria colocar 2 borrachas nesse tipo de raquete.
Aí vi em um tópico do fórum “Divisão do ranking mundial”, em que especificaram caneteiro “chinês” e classineta, razão pela qual formulei a pergunta.
Fico mais tranqüilo em saber q existem jogadores de alto nível que, como eu, preferem usar apenas uma borracha em raquete caneta redonda.
À propósito, alguém pode me dizer como escolher uma boa raquete caneta redonda para usá-la com apenas uma borracha?
Ou alguém sabe os materiais que esses jogadores caneteiros “chineses” utilizam?

Caraca… 8O
Vi uns trechos de jogos desse jogador Kaii Yoshida no YouTube…
Ele faz um estrago com a raquete redondinha…
Animal!

Vale lembrar que Thiago Monteiro ja ganhou do Kaii Yoshida no mundial de equipes em 2006 :smiley:

olá

estão colocando o MaLin como RPB mas na minha opinião ele é eventual classineta, usa muito pouco. No ano de 2007 até q ele aumentou o uso da costinha talvez por influencia e resultado do Wang Hao, mas de acordo com um colega de treino o motivo seria a idade estar chegando e não ter a mesma velocidade de antes. De qualquer forma foram o dois q tiveram melhores resultados no ano.
Percebo q quando uso uma raquete classineta com uma borracha só fica instável , mesmo q use só o fore é melhor ter uma borracha atras.
Se quiser mesmo usar 1 borracha recomendaria caneta japonesa redonda, por ex hinoki da nittaku , J-Speed 15 , Hinoki 3 mai goban(Rounded).

Raquete boa para jogar apenas com uma borracha, na minha opinião é a Stiga Clipper Wood, sem wrb, cr. A pura toda de madeira com cabo maciço. Ela é rápida, firme, e acho boa de controle.

Essa Kaii Yoshida, nunca vi apenas em foto. A madeira externa parece com a da clipper o desenho dos veios e ela tb é de 7 folhas. Mas não sei como é.

Sem dúvida. Essa talvez seja a raquete de maior prestígio de todos os tempos, equivalente ao que a Sriver representa entre as borrachas.
E a construção da Clipper é simples, 3 folhas internas duras e 2 folhas externas (de cada lado) macias. O resultado é uma madeira veloz, firme e que ainda proporciona bom controle. Eu diria que serve para jogar com 2 borrachas, com uma, com pino curto, com pino curto + 1 borracha, etc.
É minha madeira preferida até hoje.

Ela com duas borrachas, ficou pesada, andei testando mas também eram borrachas lisas.
Com pino talvez fique mais leve.
Mas a clipper em relação a muitas madeiras ai, na minha opinião pode ser considerada pesada.
Também a considero minha madeira preferida.

Por favor,

Vcs sabem informar onde posso adquirir essa Stiga Clipper wood aqui no Brasil?

A Kaii Yoshida eu já vi e está por R$ 180,00.

Grato.

Recebi sua MP, Carlos-Jr.

Obrigado pela ajuda.

Vlw!