Caneteiro Canhoto "Iniciante"

Olá ! meu nome é Rafael mas o pessoal costuma me chamar de “RCD” (apelido ganhado na escola) ::negativo::
Estou aqui para pedir um “auxilio” técnico …

Sou iniciante no Tenis de Mesa, pratico o esporte na minha escola, no caso o SENAI a 1 mês.
Ganhei uma Raquete da Sunflex Caneta Japonesa , sim eu sei que ela é “básica” “genérica” e outros termos que já li nesse forúm.

O meu problema é . . !

Sou canhoto e tenho um bom controle de bola, consigo cortar razoavelmente bem (claro qeu ainda erro algumas), porém meu maior problema é “quando meu adversário explora o lado direito da mesa, eu tento torcer o braço e o pulso de alguma maneira para conseguir um bom angulo e talz mas não adianta ou eu nem consigo rebater a bola ou ela vai muito fraca dando a oportunidade de um ataque” , tenho essa dificuldade.

Gostaria da saber se tem algum video ensinando o “básico” do estilo Caneta Japonesa e como lidar com esse tipo de jogada, faz alguns dias que tento porcurar no “youtube” e até aqui mesmo no site na seção de videos mas não tive sorte.

(…)

Obrigado pessoal ! desde já.

Bom dia Rafael!
Tb cursei SENAI (aprendizagem industrial em mecânica de usinagem) e costumava jogar os campeonatos de lá. Vc está no SENAI de Santo André? Mas enfim, só uma curiosidade.
Pois bem, obviamente eu não tenho condições técnicas de te dizer o que vc deve fazer, pq conheço pouco do estilo caneta japonesa no que se refere às técnicas que devem ser aplicadas, etc. Apenas admiro e conheço os pontos fortes e fracos.
Mas se vc está procurando por vídeos, existem dois treinamentos que são “videografia” básica por aí. São eles os vídeos de treinamento do Ryu Seung Min (promovido por um fabricante chamado Xiom) e do Kim Taek Soo (este é promovido pelo fabricante Butterfly, se não me engano), dois sul coreanos que estão entre os melhores caneteiros “japoneses” que já pintaram por aí. Não sei se estes materiais contém exatamente o que vc deseja sanar como dúvida, mas ainda assim, acho que vale a pena dar uma olhada, pois sempre é possível aprender com este tipo de “estudo”.
Aliás, se vc conseguir uma evolução legal, me lembre de não jogar com vc, OK? Pq (um bom) caneteiro japonês já é encardido de jogar contra, canhoto então!!!hahahahahah. Só brincadeira, OK?
Espero ter ajudado.
Abraços.

O lado direito de um canhoto é o backhand. Ele é sempre complicado para um caneteiro, o mais comum é dar um shoto (n sei explicar é tipo dar um soco na bola) ou dar um pivo e dar um drive (o seu ataque de esquerda pra canhoto). mas se treinar voce consegue bater nesse tipo de bola tambem dando smash ou drive de backhand (mais complicados).

achei
http://www.cbtm.org.br/scripts/arquivos … ,22,23.pdf sobre backhand drive

Alcir - Obrigado pelas dicas de video ! vou procurar sim por esses nomes, “caneteiro japonês já é encardido de jogar contra, canhoto então” rsrs. quem sabe mais pra frente né xD, Vlws Alcir me ajudou muito.

edusena - Cara muito obrigado pelo PDF ! vai me ajudar muito nesse começo, Valeu Mesmo !

Seria isso que vc ta procurando?
Vindo em cima d vc use o “shoto”, indo na sua direita, faça uso do que o Ryu ja executa smash, no começo faça devagar, pra ganhar segurança, dpois com o tempo vc vai conseguir não só passar a bola, mas ganhar pontos qdo a bola vier na sua direita…

[youtube:3i9rryn5]RuI3kKJSUUU[/youtube:3i9rryn5]

[]´s

Mutley-BR - Cara vlws ! era isso mesmo que eu procurava ! os colegas awe de cima ja me ajudaram bastante me passando PDF’s e videos de treinamento.

Isso de usar o “shoto” seria eu dar um “soco” na bolinha ? me corrija se eu estiver errado (acho que estou rsrs.)

Muito obrigado pela força cara me ajudo muito o seu video

olha, se vc realmente gosta desse esporte, procure um lugar para treinar, vai trazer resultados bem mais rápidos do que apenas ver um video ou ler algumas coisas… uma coisa é tentar copiar o movimento, mas sempre há detalhes que se passam desapercebidos… com alguem olhando e corrigindo será um resultado mto mais garantido…

abrs!

Bernardo070691 - Concordo plenamente com vc cara ! é por isso que ja estou jogando em um clube, ei sei que “copiar” os movimentos não é legal, pedi os videos pra me dar um “base”, nada melhor do que um pessoa do seu lado te dando uns toques falando o que está bom e o que não está. vlws a força Bernardo ! abraço