Caneta Japonesa + Pino Curto

Olá a todos!

Estou de volta ao TM depois de ter jogado na infância, naquela época cheguei a ter material profissional. Fazem quase 3 meses que voltei a jogar, e 2 semanas que treino 5x por semana com um atleta.

Fiquei surpreso com a complexidade a ser levada em conta na escolha do material. Há dias estou lendo o fórum para aprender mais sobre isto. Ainda não cheguei a escolha por ver poucas pessoas jogando com caneta e pino.

Então gostaria de ajuda para escolha deste material. Quero algo intermediário de boa qualidade e fácil de achar. Cheguei a ver a Yasaka Musashi - Hinoki 9mm no ML e quase comprei hoje. Teria uma alternativa melhor pela mesma faixa de preço? Qual borracha pino curto ficaria boa para este material? Quero investir por volta de 500 reais no conjunto.

Meu estilo de jogo procuro fazer devoluções rápidas e finalizar na primeira oportunidade. Estava jogando com borracha lisa, mas tenho dificuldade em receber saques ou jogadas com efeito, quando testei jogar com pino curto me dei muito melhor, conseguia fazer bons retornos e finalizações em jogadas com muito efeito.

Abraços!

Boa tarde!

Não conheço nada de pinos, mas segue uma dica do Diógenes (didiosan) dada em um outro tópico sobre o mesmo assunto:

“Borracha anti e pino eu recomendo só pra quem tem ou quer desenvolver habilidades específicas de defesa. Se for esse o seu caso, é interessante sim. Mas se for só por dificuldade de devolver saques e drives mais carregados, isso se resolve em pouco tempo de treinamento. É mais fácil aprender técnicas que lhe permitam neutralizar e inverter efeitos do que mudar drasticamente seu estilo de jogo só por causa de um fundamento ainda não desenvolvido.”

Compartilho da mesma opinião. Para teu jogo agressivo, será bem melhor utilizar uma borracha lisa e dominar os efeitos do que utilizar pinos, apesar de ser mais dificil inicialmente.

Abraço!

Vladimir caneta japonesa realmente é difícil ver o pessoal usando com pino, mas não é impossível, mas vale lembrar q depende muito do tipo do seu jogo.

Primeiramente teria q usar o PINO CURTO, q é o pino ofensivo, e o jogo seria mais proximo a mesa, pois o pino curto geralmente o arco é menor entao tem q atacar bolas mais altas, para passar por cima da rede.

Mas nada impossível, já vi caneteiro usando pino curto, mas no caso dele era rotor.

Então marcos, vou continuar com os testes com a lisa para ver com qual evoluo mais.
Esta semana fiz testes com uma Yasaka carbon + pino curto e gostei muito. Meu desempenho com esta raquete foi muito melhor, por isto quero montar uma boa e fazer mais testes.

[quote=“KSilvestre” post=100961]Vladimir caneta japonesa realmente é difícil ver o pessoal usando com pino, mas não é impossível, mas vale lembrar q depende muito do tipo do seu jogo.

Primeiramente teria q usar o PINO CURTO, q é o pino ofensivo, e o jogo seria mais proximo a mesa, pois o pino curto geralmente o arco é menor entao tem q atacar bolas mais altas, para passar por cima da rede.

Mas nada impossível, já vi caneteiro usando pino curto, mas no caso dele era rotor.[/quote]
Exatamente isto Silvestre.
Gosto de jogar próximo a mesa ou intermediário. Quando testei o pino curto consegui até pegar bolas mais baixas e passar pela rede sem muita dificuldade dando golpes fortes topspin.

Eu passei pelo mesmo problema que você, na época de caneteiro japonês. E o segredo é treinar, treinar e treinar. O progresso muitas vezes é lento, mas vale muito a pena. Pelo teu ritmo de treino, você chega num nível bacana em pouco tempo.

Quanto ao material, se você quer investir em um material top, indicaria o seguinte:

Raquetes (todas hinoki 1-ply de altíssima qualidade, mas de ótimo custo-benefício, eu particularmente acho elas melhores que as Yasakas mais baratas):

• Xiom Power Lite
  • TSP Hunter
  • TSP Dynam

Borrachas:

• Xiom Vega Pro (dureza média)
  • Xiom Sigma Pro (média)
  • Donic Acuda S1 (média) ou S2 (média-soft)
  • Donic Blue Fire M1 (média) ou M2 (média-soft)
  • Yasaka Rakza 7 (média)

R$ 500,00 compram qualquer qualquer um desses combos, com exceção da Rakza 7 talvez. Depois é só treinar para se acostumar ao novo material.

Abraço.

[quote=“didiosan” post=100964]Eu passei pelo mesmo problema que você, na época de caneteiro japonês. E o segredo é treinar, treinar e treinar. O progresso muitas vezes é lento, mas vale muito a pena. Pelo teu ritmo de treino, você chega num nível bacana em pouco tempo.

Quanto ao material, se você quer investir em um material top, indicaria o seguinte:

Raquetes (todas hinoki 1-ply de altíssima qualidade, mas de ótimo custo-benefício, eu particularmente acho elas melhores que as Yasakas mais baratas):

• Xiom Power Lite
  • TSP Hunter
  • TSP Dynam

Borrachas:

• Xiom Vega Pro (dureza média)
  • Xiom Sigma Pro (média)
  • Donic Acuda S1 (média) ou S2 (média-soft)
  • Donic Blue Fire M1 (média) ou M2 (média-soft)
  • Yasaka Rakza 7 (média)

R$ 500,00 compram qualquer qualquer um desses combos, com exceção da Rakza 7 talvez. Depois é só treinar para se acostumar ao novo material.

Abraço.[/quote]
Valeu pelas explicações Didio!

Vou optar pela TSP Hunter com a borracha Yasaka Rakza 7. Parece um bom custo/benefício.

Pensei em pegar uma outra raquete mais em conta, com boa qualidade, para testar a borracha com pino curto. Tem uma sugestão com valor por volta de 150 reais para esta raquete?

Essas q o Didiosan citou formam um excelente conjunto.

Às ordens vldmir!
Ótimo cojunto! Não vai precisar trocar de raquete tão cedo. Tem um amigo de Campinas - SP meu que joga com essa madeira e só faz elogios.

Melhor custo-benefício entre as mais baratas com certeza é a Champion Bipa Special.
Te mandei uma MP.