Caneta Japonesa - Empunhadura ou Grip

Vocês poderiam me orientar qual a empunhadura correta no backhand da caneta japonesa? Dedos esticados ou encurvados? Obrigado!

Nas fotos acima estou me referindo a empunhadura do forehand (fore). Obrigado

Que material vocês recomendam para colar no backhand da caneta japonesa para proteger a raquete e os dedos? Notei que vários usam um material quadrado atrás… Obrigado

Bom dia @SergioChole,

Apenas para informação, por serem de certa forma correlatos, juntei seus dois tópicos, até para facilitar que o pessoal te responda dentro de um contexto.

Minha opinião conta menos pq sempre fui classista, mas do que aprendi por aí com colegas de todos os níveis, não há uma forma absolutamente correta. Existem referenciais, pontos de partida, ou talvez um básico para ser minimamente efetivo, mas não significa que escolher uma das variações que você mostra necessariamente vai te dar melhores resultados. Até pq o melhor seria desenvolver uma sensibilidade para entender com que variação de empunhadura você se sente mais confiante e para que contexto. Então, o que eu posso te dizer com certeza é EXPERIMENTE. Dedos mais esticados me favorecem em quê? E os dedos mais curvados? Mais pressão? Menos pressão? Você nunca vai empunhar sua raquete de UMA só forma, então entenda qual “repertório” é adequado para você e quando cada um deve ser usado, até tudo isso entrar no piloto automático.

Sobre a folha na parte de trás, essa é bem mais simples. Os fabricantes vendem este tipo de material, mas a maior parte dos caneteiros que eu conheço usam uma folha de plástico adesivo na cor desejada (conhecido por aqui como “papel contact”, sendo que nem papel é hahahahahah), que você encontra em provavelmente qualquer papelaria a um baixo custo.

Abraços!!!

2 Curtidas

Boa noite Alcir
Muito obrigado pelas suas considerações.
Me parece que com os dedos esticados favorece a potência do topspin (assim como fechar mais o ângulo da raquete)… Entendo que o backhand tem uma empunhadura diferente em relação ao backhand.
Em relação a parte de trás, vi um material colado (cortado em quadrado) para minimizar o dano na cortiça… não sei que material é esse?
Obrigado

1 Curtida

Pois é @SergioChole, você vai ganhando esta sensibilidade com o tempo, para entender o que você consegue fazer melhor de qual forma. Esse é o espírito: ir entendendo como essas pequenas variações da mesma empunhadura te ajudam. Apenas tome o cuidado de não dar excessivo foco nisso, pq a empunhadura, qualquer que seja, precisa ter uma mínima estabilidade para não ser mais uma coisa para se cuidar.

Agora entendi que o material que você mencionava era apenas para a região da raquete que faz contato com os dedos. Realmente, já vi gente usar coisa do tipo, alguns para proteger a raquete, outros para melhorar a aderência. Eu já vi colarem um pedaço de EVA, ou algum tipo de adesivo, mas tudo sempre improvisado. De que eu tenha conhecimento, não existe nada dedicado a isso.

Abraços!!!

1 Curtida

Se eu puder dar um pitaco neste assunto, eu diria para não proteger a parte de trás da raquete com nada. Porque o desgaste dos dedos na madeira/cortiça é justamente o charme de uma rkt caneta.
É como se fosse a assinatura do jogador naquela rkt. Ou as “cicatrizes de guerra” da velha companheira, kkk.

4 Curtidas