Caneta Japonesa com dois lados: compensa usar pino curto no backhand?

Sou iniciante e estou começando a praticar o tênis de mesa, o que eu analisei bem foi que o jogo atual está muito mais rápido, eu queria ver com vocês se seria uma boa um estilo caneta japonesa (não quero mudar para o classineta, serio mesmo) com ataque de backhand padrão, mas quando eu precisar de finalizar, afastar o adversário da mesa e ter que usar ataques rápidos no backhand, usar o pino curto. Pensei isso, o que vocês acham? (pode ser sincero mesmo, quero entender mais e desenvolver o melhor pra mim).

Não costuma ser a melhor das soluções usar caneta japonesa com duas borrachas. Raquete vai ficar bastante pesada e a pegada pro backhand não vai ser das mais naturais. Mas em TM tudo é absolutamente pessoal.

Tivemos pelo menos dois jogadores que recentemente tentaram isso: o alemão Qiu Dang, que era caneta japonesa, tentou “classineta japonesa” e agora está em excelente fase como classineta. Ele usou a “classineta japonesa” entre 2014 e 2015 salvo engano. O outro que fez caminho similar foi o chinês Wang Jiajun.

Se vai testar, tenta um pino desses, que é baratinho: https://www.lojadomesatenista.com.br/produto/ritc-729-mystery-iii-802/

Já será suficiente pra ver se é uma boa opção. Dando certo, podes tentar usar pinos mais modernos.

2 Curtidas

Como o @mazinho comentou, o que vc propõe não é impossível, mas tem suas dificuldades e “o remédio pode virar veneno”. De qualquer forma, não é tão absurdo que não possa ser testado.

Entretanto, ainda com uma outra possibilidade, entendo que o toque da raquete é diferente, mas não necessariamente vc precisa jogar como um classineta típico só pq empunha uma raquete classineta. Claro que hoje em dia, em nível profissional, vc vê todo mundo mais agressivo e usando os dois lados para impôr pressão ou para não sucumbir à que lhe é imposta, mas definitivamente não é o nosso caso. Ou seja, não é porque vc venha a usar uma raquete classineta que vc precisa jogar no estilo dos classinetas modernos, podendo jogar no estilo que quiser, inclusive escolhendo entre o push com o shoto ou virando para fazê-lo com o pino.

Mas claro, no fim tudo isso vai do que for mais confortável.

Abraços!!!

3 Curtidas

depois de pensar muito cheguei no seu ponto de vista e aceitei, ja estou começando a transição para o classineta. estou diferenciando mesmo, mas acabei optando por uma AK47 Blue no Backhand RPB

1 Curtida

Legal cara. Espero que acima de tudo se divirta no processo. No fim, é o que importa.

Abraços!!!