Caneta Japonesa com dois lados: compensa usar pino curto no backhand?

Sou iniciante e estou começando a praticar o tênis de mesa, o que eu analisei bem foi que o jogo atual está muito mais rápido, eu queria ver com vocês se seria uma boa um estilo caneta japonesa (não quero mudar para o classineta, serio mesmo) com ataque de backhand padrão, mas quando eu precisar de finalizar, afastar o adversário da mesa e ter que usar ataques rápidos no backhand, usar o pino curto. Pensei isso, o que vocês acham? (pode ser sincero mesmo, quero entender mais e desenvolver o melhor pra mim).

Não costuma ser a melhor das soluções usar caneta japonesa com duas borrachas. Raquete vai ficar bastante pesada e a pegada pro backhand não vai ser das mais naturais. Mas em TM tudo é absolutamente pessoal.

Tivemos pelo menos dois jogadores que recentemente tentaram isso: o alemão Qiu Dang, que era caneta japonesa, tentou “classineta japonesa” e agora está em excelente fase como classineta. Ele usou a “classineta japonesa” entre 2014 e 2015 salvo engano. O outro que fez caminho similar foi o chinês Wang Jiajun.

Se vai testar, tenta um pino desses, que é baratinho: https://www.lojadomesatenista.com.br/produto/ritc-729-mystery-iii-802/

Já será suficiente pra ver se é uma boa opção. Dando certo, podes tentar usar pinos mais modernos.

2 Curtidas

Como o @mazinho comentou, o que vc propõe não é impossível, mas tem suas dificuldades e “o remédio pode virar veneno”. De qualquer forma, não é tão absurdo que não possa ser testado.