Caneta chinesa x classineta

Olá, prezados. Estou voltando a jogar depois de alguns anos, e resolvi mudar de caneta japonesa pra caneta chinesa. Tenho uma raquete Yasaka Extra Jean Phillipe Gaitien, e quero trocar a borracha dela. Mas a questão é a seguinte: quando comprei esta raquete, minha ideia era tentar aprender classineta, usando duas borrachas. Só que não teve jeito. Por outro lado, a caneta japonesa tem ficado muito desconfortável depois que tentei aprimorar o backhand. Tentei jogar com minha Gaitien usando apenas um lado, com empunhadura chinesa, e gostei muito. Achei bem confortável na mão e o forehand ficou (quase) tão bom quanto com a caneta japonesa. Só que estou com a dúvida se tirando uma das borrachas (porque jogar com uma borracha atrás, sem usar, incomoda) a raquete não ficará muito leve. E neste caso gostaria de saber se existem raquetes mais pesadas para jogar especificamente caneta chinesa, usando apenas uma borracha. E por fim, gostaria de indicação de uma borracha para trocar. Gostaria de uma borracha equilibrada para ataque e defesa. Agradeço a quem puder ajudar.

Quando você diz “raquetes mais pesadas” te digo que isso depende muito do exemplar escolhido.
Até mesmo uma Gatien Extra igual a que você usa pode ser bem pesada se for escolhida a dedo. Mas como não temos acesso a lojas onde se pode ficar fuçando várias raquetes, vou dar dicas de madeiras naturalmente pesadas.

Stiga Clipper: eu uso uma e veio com 87g e é grossa (6.8mm de espessura). Creio que existam exemplares mais pesados, com cerca de 90g+.
BTY Primorac Carbon: Essa é pesada por natureza e muito veloz.
BTY Chinese Real: bem grossa e ideal para jogar com apenas uma borracha.
BTY Yoshida Kaii: o próprio usa apenas uma borracha, quem sou eu para dizer que não é boa?

Quanto a borracha existem modelos demais para indicar uma especificamente. Melhor seria você descrever +ou- como joga para podermos dar opiniões.

Valeu a informação. Vou procurar saber sobre essas madeiras que vc indicou. Quanto à borracha, estou querendo algo com mais efeito e controle, mas sem tanta velocidade.

As opões “clássicas” que indico são: Donic Baracuda e Xiom Vega Europe.
Tenho uma Baracuda colada numa Yasaka Ma Lin Extra Offensive (classineta), só que tem uma outra colada no back, e acredito que ficou um bom conjunto, com as características que citou: mais efeito e controle.

Boa noite Nakata!

Vejo que vc entende muito de tenis de mesa e por isso gostaria que vc me tirasse algumas dúvidas de materiais.

Pergunta: Já tive borracha donic desto f3 big slam e devido a durabilidade ser baixa resolvi trocar pela baracuda depois testei acuda s1, dhs hurricane, markv HPS e JP turbo bluefire e em nenhuma dessas encontrei o controle que eu tinha com a desto f3.
Gostaria de saber sua opinião de qual borracha eu posso encontrar o mesmo controle da f3 big slam? Andei lendo sobre a vega europe 2.2 ou 2.0 ou uma tenergy 05 e 64 ambas na espessura 1.7 ou ainda acuda s3 ou sriver g3 e por fim uma mark v antiga ou sriver antiga não tensionada. Qual delas encontro o mesmo controle da f3 big slam?

Tenho receio de comprar mark v ou sriver e me decepcionar com a velocidade delas. Essas borrachas ainda são boas para o tenis de mesa atual?
Obs: uso raquete caneta japonesa de 11m espessura bem rápida.

[quote=“Eu” post=107181] Pergunta: Já tive borracha donic desto f3 big slam e devido a durabilidade ser baixa resolvi trocar pela baracuda depois testei acuda s1, dhs hurricane, markv HPS e JP turbo bluefire e em nenhuma dessas encontrei o controle que eu tinha com a desto f3.
Gostaria de saber sua opinião de qual borracha eu posso encontrar o mesmo controle da f3 big slam? Andei lendo sobre a vega europe 2.2 ou 2.0 ou uma tenergy 05 e 64 ambas na espessura 1.7 ou ainda acuda s3 ou sriver g3 e por fim uma mark v antiga ou sriver antiga não tensionada. Qual delas encontro o mesmo controle da f3 big slam?

Tenho receio de comprar mark v ou sriver e me decepcionar com a velocidade delas. Essas borrachas ainda são boas para o tenis de mesa atual?
Obs: uso raquete caneta japonesa de 11m espessura bem rápida.[/quote]
Realmente a F3 BS dá um ótimo controle, mas isso tem a ver com a baixa velocidade e efeito moderado.
Se você pegar uma borracha muito veloz com efeito muito grande o controle automaticamente será prejudicado (ex.: Tenergy 05)
Eu não sei opinar sobre borrachas de espessura 2.0 ou menor, uma vez que é difícil encontrar estas medidas no mercado nacional, e eu raramente compro fora do Brasil.
Quanto às borrachas de concepção antiga, como a Mark V ou Sriver, eu descartaria se o caso não for o aprendizado.
Uma borracha que meu deu excelente controle (antes de conhecer a F3 BS) foi a Xiom Omega 3 Euro. Ela é mais lenta que a Vega Euro e gera menos efeito.
Mas a própria Vega Euro eu creio que seja uma boa opção, já que é mais voltada para controle e menos ofensividade. As versões mais “nervosas” são as Asia e Pro.
Já Vega Elite eu não recomendo, é mole demais e achei inconstante na batida. Ok, a F3 BS também é mole mas a batida de ambas é completamente diferente.

Também uso uma caneta japonesa, a minha de 10mm. No momento estou utilizando uma Andro Rasant Beat, antes utilizei uma Xiom Vega Euro. A Rasant Beat em relação a Vega Euro é mais macia, tem mais controle, melhor de spin e não senti uma perda grande de velocidade em relação a Vega Euro.

Dei uma procurada e vi que essas raquetes estão difíceis de achar ou um pouco caras… cerca de 400 reais… estava pensando em gastar menos. Na loja da KWS tem vários modelos Donic à venda ( editado), algum deles é mais adequado? Tem uma que pesa 90 gramas, mas segundo consta é ultra ofensiva, não sei se vai dar certo. A borracha ok,o preço está razoável, a Baracuda está cerca de 50 reais mais barata que a Vega Europe, vale a pena pagar a diferença e levar esta última? Grato pela atenção.

[quote=“Nakata” post=107176]Quando você diz “raquetes mais pesadas” te digo que isso depende muito do exemplar escolhido.
Até mesmo uma Gatien Extra igual a que você usa pode ser bem pesada se for escolhida a dedo. Mas como não temos acesso a lojas onde se pode ficar fuçando várias raquetes, vou dar dicas de madeiras naturalmente pesadas.

Stiga Clipper: eu uso uma e veio com 87g e é grossa (6.8mm de espessura). Creio que existam exemplares mais pesados, com cerca de 90g+.
BTY Primorac Carbon: Essa é pesada por natureza e muito veloz.
BTY Chinese Real: bem grossa e ideal para jogar com apenas uma borracha.
BTY Yoshida Kaii: o próprio usa apenas uma borracha, quem sou eu para dizer que não é boa?

Quanto a borracha existem modelos demais para indicar uma especificamente. Melhor seria você descrever +ou- como joga para podermos dar opiniões.[/quote]

Dentre as raquetes disponíveis na loja citada eu não conheço nenhuma, infelizmente.
Quanto a borracha a resposta é sim, ainda mais considerando que vc deseja mais efeito e controle, sem muita velocidade. Creio que a Baracuda seja ideal.