Caneta 10.5mm?

Boa Noite…

… estava observando que o Ryu Seung Min, caneteiro jp nato, usa tanto a suas madeiras da bty quanto usou da xiom, tem a lamina de 10mm, como o seu tutor o Kim Taek Soo, gostaria de saber se as laminas de 10.5mm e 10.6 são mais rapidas, pq o Ryu Seung Mim não usa? a tendencia sera caneta 10.5mm e 10.6mm como a xiom fabrica e a TSP Dynam? ou a de 10mm mesmo?

Acredito que as de 10.6 sejam mais rapidas, o fato do RSM não usar pode ser pela preferencia ao controle do que maior velocidade, é apenas um palpite.

Em relação a velocidade deste tipo de madeira, a resposta é simples: quanto mais espessa, mais rápida.

Porém, quanto ao material usado pelo Ryu Seung Min, fica difícil ter certeza absoluta do que ele usa, portanto talvez ele use os exemplares de 10,5 ou 10,6mm. E mesmo que não use, acho que ele já causa destruição suficiente com seus 9mm, o provavelmente tb faria com menos hahahahahah. Acontece que estes jogadores procuram algo que seja confortável e efetivo para eles, de forma que consigam fazer tudo o que sabem com confiabilidade, só isso. Não necessariamente um mesatenista de alto nível precisa do material mais rápido. O Thiago Monteiro joga com uma madeira que definitivamente não é uma madeira rápida (e posso garantir, pois uso o mesmo modelo), porém consegue imprimir uma potência impressionante. O Hugo Calderano usa uma madeira que é bem lenta (mais que a minha até), mas tb tem uma bola muito potente. Muitos coreanos (muitos deles agressivos) jogam com a Butterfly Petr Korbel, que tb é uma madeira bem lenta. Todos eles poderiam escolher outras madeiras bem mais rápidas.

E excluindo a variável nível técnico (absolutamente sem comparação), ao longo do tempo escolhi este caminho tb. Comecei jogando com uma raquete bem lenta, depois comecei a jogar com fibra de carbono, depois um carbono ainda mais rígido, depois 7 folhas e finalmente encontrei mais conforto nas raquetes de 5 folhas.

Abraços!!!

A expessura da raquete é importante, mas a densidade da madeira influencia mais as características de jogo. Há madeiras de 9mm de hinoki que são consideradas allround e madeiras de 9mm ofensivas, a expessura é semelhante, mas o peso é diferente (se as duas raquetes tiverem o mesmo tamanho).

A Xiom para manter o peso da raquete com média de 85g (e 10,6 mm) reduziu um pouco o tamanho da raquete.
Eu achei a madeira da Xiom Katana (10,6mm) que eu experimentei mais macia que a BTY Senko super 95 (9,5mm) que eu tive.
A KTS da Butterfly é uma bala de canhão. A madeira é bem densa. A pórpria BTY mostrava no gráfico de velocidade x rigidez que a KTS era a raquete JP mais rígida que ela já havia fabricado.
Um conhecido comprou uma Nittaku Rorin de 10,6mm e a madeira era bem densa, a raquete pesava mais de 100g.

Resumo: Nittaku excellent A, Yasaka Hasha, Xiom Katana ou Powerlite Plus…, qualquer uma destas vai te atender muito bem.

A respeito do Ryu Seung Min não utilizar madeiras com mais de 10 mm; a raquete dos profissionais é especial. A madeira é altamente selecionada e bem densa. Pode ter certeza que a raquete dele era muito rápida.

Abraço.

Tenho uma Xiom Katana platinun special 10.3, ja possui em outra espessura, a diferenca e muito grande para a 10 mm, e nem se fala para de 9 mm, ela e extremamente veloz… comparavel somente a BTY G MAX e a Kim Tae Tsoo… recomendo sempre aos que me perguntam, e muita raquete tambem pelo preco … Mas existe o problema do controle, necessario estar fisicamente em dia, pois o que voce aplica volta na mesma velocidade… estou usando uma Stiga Rosewood / Xiom Vega Europa que conserva a velocidade na batida, mas com mais controle nos drives, shotos e efeito nos saques…

O melhor casamento da Katana e a Tenergy 5, velocidade e controle

Quanto ao Ryu Seung Min, estivemos no no aberto do Brasil quando ele veio, na bolsa ele carregava varias ja com borracha colada, possivelmente com mt booster, artificio que esta sendo muito usado pelos profissionais…

Obrigado a todos pelos comentários sobre as espessura das jpen, eu estou com uma TSP Hunter de 10mm e pesa 101g, alguém ja usou ou conhece essa madeira?

Acho que o peso influencia tanto como a espessura. O RSM e o KTS sempre optaram por raquetes em torno de 100-105gr. É um peso que deixa a raquete potente e estável, com pouca ou nenhuma vibração.

Quanto a Hunter, é uma baita raquete. Alguns jogadores do meus estado usam/usaram e são muito boas. Acho o custo/benefício das JPen da TSP imbatíveis, tanto a Hunter como a Dynam.

Esse seu exemplar de 10mm e 101 gramas deve ser excelente.

Em raquetes JPen não tem muito o que mudar, geralmente as top de cada marca levam um Hinoki de alta qualidade e o que muda é espessura e formato da raquete. Algumas mais estreitas (boas pra atacar) e outras mais largas (Chiang Peng Lung, Rorin, etc…) que são melhores pra bloquear.

Tem um atleta do meu clube que tem uma Xiom top (não lembro o modelo) de 10.5mm e acho que ela fica muito desequilibrada, o peso todo na cabeça da raquete.

Muito Boa Noite Alexandre, e obrigado pela atenção em responder o tópico… então estava pensando justamente isso sobre o peso, pq se uma madeira de 10mm pesa 101gr, (ideal) e uma madeira de 10.5mm ou 10.6mm tb pesar 100gr, tb elas devem ser mais ocas, se assim posso dizer, então as de 10.5 mm e 10.6 devem vibrar com certeza, como alias relata alguns mesatenistas da gringa nos site que falam a respeito dessa madeira, de 10.5mm a TSP Dynam por exemplo, na verdade a duvida era qual seria a tendencia para o futuro dos caneteiros, se era 10mm ou 10.6mm, mas com certeza para uma 10.6mm ser firme deveria pesar no minimo uns 112gr e ai fica inviavél mais uma T05 e a respeito da xiom de 10.5 do seu camarada dever ser a gold, que quase comprei, mas não comprei por conta desse fato do peso e por não ter a parte inferior da cortiça, mas foi bom saber que essa xiom 10,5mm vibra…

Bom FDS,

Att, Yamada