Camisas iguais em competições

Pessoal, bom dia !
Queria colocar esse assunto para comentários, por achar a situação quase infâme. 8O
Essa situação foi vivida por um colega de treino que passou por isso, e a outra eu testemunhei a situação na Copa do Brasil no Maracanazinho.
Dois atletas que tinham camisas de uniformes muito parecidas, e foi exigido pela organização do torneio que fosse comprada uma camisa da CBTM de cores diferentes para que o jogo pudesse ser inciado. No caso do meu colega, foi decidido que o que perdesse um SORTEIO, iria ter que comprar a camisa. Meu colega (que tinha 3 camisas IGUAIS e não tinha como trocar por outra cor) ganhou o sorteio, deu sorte e o seu pobre adversário teve que comprar a camisa por que tinha outra camisa também igual a que estava vestindo…( :lol: … tem que rir para não chorar…).
Essa regra procede mesmo ? Se ela procede, qual o objetivo ?
Será que é para que os atletas não tenham crise de identidade e acabem por dar um drive neles mesmos ?? Ou os técnicos saibam quem chamar ao final dos SETs ?? Ou que os árbitros precisem diferenciar os atletas pela cor da camisa uma vez que podem estar ao mesmo lado da mesa e no caso de uma falta mais violenta saibam a quem punir ?? (ops…errei de esporte ?)
Digo isso por que a camisa a ser vendida não é barata. E os uniformes que foram questionados eram uniforme até bonitos, com o nome do atleta e estado escrito as costas como manda a regra. O que mais se deseja ???
Imagina a seguinte situação: Estamos as vésperas de um campenato brasileiro, onde realmente MUITOS atletas vão jogar por que gostam (muitos até com dificuldades, usando seus próprios recursos e o dinheiro contado - a inscrição não é barata também). E ao chegarmos para jogar, podemos enfrentar mais uma TAXA-UNIFORME. Isso é necessário ? Muito poucos no nosso esporte são profissionais. Assim haja AMOR ao esporte para aguentar !!! ::negativo::
Gostaria de comentários.
E caso essa situação ocorra no campenato brasileiro, temos alternativa ?
A resposta óbvia: Previna-se e leve uma camisa de cada cor (???). Mas não concordo com isso por achar desnecessário, e um preciosismo descabido em vista da nossa realidade - que é de buscar estimular a prática e desenvolvimento do esporte, e não criar impecílios.

Saudações a todos.
:smiley:

Bem, para quem desconhece as regras (ou pelo menos algumas delas ), nao é permitido usar camisas iguais nos jogos.
Para quem é bom observador, quando atletas da China (por exemplo, que tem vários), jogam, reparar que as camisas sao sempre diferentes…
A questao de comprar camisa na Copa Brasil ou Brasileiro, na verdade trata-se de uma “especié de punição” para aqueles que nao estavam atentos à regra.
Clubes como Estrela de Ouro, Jundiaí, Itaim & Cia, tem várias versoes de camisas, pq tem 'varios atletas na mesma categoria.
[]'s

Esta regra não tinha caído? Até discutimos isso aqui no fórum.

Acho excesso de preciosismo isso.

Esta questão fora discutida numa reunião no Brasileiro de 2009 e TERIA (não tenho certeza) ficado acordado/aprovado que a regra das camisas iguais/parecidas só seria aplicada quando o jogo fosse televisionado.

É uma queixa comum dos clubes que precisavam ter ao menos dois tipos de uniformes. Normalmente os atletas possuem duas ou mais camisas (uma atual e algumas mais antigas) e o problema não é tão grande. Houve uma época que eu tinha umas 8 camisas diferentes da Unicap (meu clube).

Mas na competição de seleções isso é bem complicado porque normalmente as Federações não oferecem aos atletas dois tipos de camisas. O que vejo é que cada estado faz uma camisa diferente para cada Brasileiro.

Mesmo em competições internacionais esta regra da camisa já foi muito desrespeitada. Lembro-me sempre de uma camisa que a Alemanha utilizava. A titular era preta na frente e as costas vermelhas. A reserva era vermelha na frente e preto nas costas. Vi jogos deles contra Áustria (de vermelho) e China (de vermelho). A Alemanha utilizou em ambas as partidas o uniforme titular, que era preto na frente e “não confundiria”, mas as costas eram vermelhas e a TV filma o jogo de trás! O que ocorria é que em sets alternados quem assistia pela TV via duas equipes com uniforme vermelho…

Ahhhh, acho que a camisa não é vendida. Até ano passado, você pagava para usar a camisa emprestada pela CBTM. Depois do jogo a camisa era devolvida.

Alguém sabe se estes coletes que a CBTM empresta são lavados após cada dia de competição? :smiley:

Abraços,

Mazinho