Caminho para um iniciante

Boa tarde, bem gosto de jogar ping pong e estou tentando entrar no mundo do tênis de mesa. Por onde devo começar? Gostaria de disputar campeonatos e até se tornar um atleta se conseguisse, mesmo tendo 18 anos e acho que é bem difícil, qual seria o melhor caminho? Participar de um clube primeiramente? E sobre raquete? Qual deveria comprar pra pelo menos ter algum efeito e controle.

@Thyagasyagami Boa Tarde. Eu diria para você começar pela escolha da raquete e borrachas. Recomendaria você pesquisar aqui pelo fórum mesmo e até mesmo pelo Youtube. Em questões de competição, clubes e treinos, você vai precisar encontrar algum clube de tênis de mesa na sua cidade ou talvez até na cidade vizinha. Lá você vai encontrar seu estilo de jogo e como poderá melhorar suas técnicas.
Basicamente a raquete vai depender do seu estilo de jogo, sendo ou clássico, classineta ou caneta, a partir daí você consegue escolher seus materiais.

A indicação da madeira é uma que tenha 5 folhas de madeira, ALLround ou off-. As borrachas seriam com menor velocidade, para assim ter maior controle e facilidade para aprender técnicas. As marcas Dhs, Yinhe possuem um ótico custo benefício em equipamentos para iniciantes

@Thyagasyagami Além disso, não se preocupe com a idade, também tenho 18 anos e jogo em campeonatos no estado de SP. Nunca é tarde é para começar a competir