Câmera para filmagem de jogos e treinamentos.

Gostaria de começar a filmar meus treinamentos e torneios, para tentar corrigir alguns movimentos que faço de forma errada e também analisar alguns erros que cometo jogando que não consigo perceber.

Mas aí me veio a questão, como não entendo nada do assunto, gostaria de saber alguma câmera que tenha um bom custo/benefício para que eu possa comprar e começar a utilizar nos treinamentos e competições que participo.

Ficaria muito agradecido caso vocês possam me ajudar, me indicando algumas câmeras e falando os prós e contras dela.

Muito obrigado.

Bruno,

Eu mesmo uso uma máquina fotográfica que grava no máximo 20 min por video. Toda vez que passa os 20 min eu tenho que gravar novamente. Mas isso não me impede de gravar os treinos. O mais importante é que a câmera grave em HD e que tenha um tripe ou um bom suporte para pegar um bom ângulo. Sobre a capacidade, eu tenho um cartão de memória de 16 GB e consigo gravar uns 4 treinos de uma hora e meia.

Abraços,

Eu também uso uma câmera fotográfica digital, porém já bem antiga (de 2007) e ela não grava em HD, somente no formato 640x480. Hoje em dia qualquer câmera de 300 reais já grava em HD, porém é bom ver esta questão de limite de tempo de gravação que o Julio citou. Um colega meu tem uma Nikon que grava apenas 11 minutos e desliga.
Se for utilizar filmadora é fundamental deixar o foco no modo manual, pois se deixar no automático ela fica focando e desfocando, o que fica horrível para assistir.
Tripé também acho essencial. Quanto ao ângulo de filmagem minha regra é: se for jogador destro em primeiro plano, câmera posicionada às 5h. Se for canhoto, às 7h.

Bom dia Bruno.
Se for exclusivamente para vídeo e de esporte ainda por cima, eu recomendo a Go Pro. Qualquer uma delas, vale até mesmo os modelos mais antigos. Ela é pequena, tem muitos acessórios legais e você consegue fixa-la em praticamente qualquer lugar. Filma em HD, tem um ângulo de visão bem aberto, é ligar e gravar. Uma ótima pedida. PS.: Ela também fotografa, mas não é o melhor equipamento para fazer isso.
Se você quer fotografar também (mesmo que não sejam fotos de esporte) câmeras DSLR como Nikon D3100 ou Canon T5 podem ser uma boa opção. Mas essas câmeras para filmagem tem uma curva de aprendizado maior, tem várias coisas que você precisa dominar pra conseguir resultados satisfatórios. Mas sem dúvidas, nas mãos certas podem te dar uma excelente qualidade, apesar da complicação maior para operá-las. Uma vantagem é a possibilidade de trocar de lentes, mas tenha em mente que nesse nicho de equipamento, o investimento em material é alto.
Abraço.

Eu tenho uma camera da Nikon q tb nao filma em HD e mesmo assim considero a qualidade de gravacao muito boa [640x480], vide exemplo abaixo de um jogo que gravei no ano passado com ela:
https://www.youtube.com/watch?v=V6aQEESm_Oc

Só que tem esse problema de limite de tempo, cerca de 21 ou 22 minutos, nao sei ao certo. Esse video que coloquei de exemplo acima tem pouco mais de 20 minutos. Certamente, uma camera da mesma Nikon mais recente já grava em HD, logo com qualidade melhor ainda ! Só q mantem esse limite de tempo e, com a qualidade em HD, o cartao de memoria é mais rapidamente consumido.

Ainda no ano passado, eu comprei uma filmadora que grava em HD, JVC modelo GZ-E10, acho que nao tem mais pra vender, pq acho q estava saindo de linha, custou só 400,00 [por causa do preço q acho q estava saindo de linha]. Só que como a bateria que acompanha ela só suporta cerca de 1 hora de gravacao, entao resolvi comprar outra bateria. Entao, tive que gastar mais 160,00 para comprar essa outra bateria original, q grava o dobro do tempo, pra ficar com uma autonomia maior. Isso fora o cartao de memoria q eu já possuia de 16GB q com essa camera consegue gravar varias horas em HD, muito mais tempo, do q eu conseguia gravar com a Nikon em 640x480. Ou seja, essa JVC consegue gravar com mais qualidade e melhor consumo de memoria. A quantidade de tempo gravada no cartao só diminui se gravar na qualidade maxima que é “quase” 1080p, se gravar em 720p grava muito tempo com esse cartao de 16GB ! Se diminuir a qualidde do video pra 640x480, ai é q grava muito tempo mesmo. Vc escolhe o que achar melhor, tem varias opcoes, vai depender do seu cartao de memoria e da qualidade q vc deseja. Nao tem esse problema de limite de tempo de algumas cameras fotograficas digitais, como o caso da Nikon!

O limite é o do seu cartao de memoria.

Ainda nao tenho jogos gravados com ela [nao gravo treinos, pq eu nao treino :stuck_out_tongue: ], ainda vou testa-la com essa finalidade.