Calçados de Tênis de Mesa

Prezados colegas mesatenistas,

onde / qual calçado específico para tênis de mesa comprar?

Pesquisei no forum e achei três tópicos, mas todos muito antigos ou com pouca informação. Estou treinando a uns meses usando tênis de basquete e acredito que ter um calçado específico para a prática será melhor. Já entendi que são calçados baixos, leves e com boa respiração. Coisas parecidas com futsal, squash, badminton.

Na internet acho poucas opções no Brasil pra comprar e menos avaliações dos produtos ainda. No Aliexpress fico com medo de comprar, pois medi meu pé (28cm) e ultrapassa o máximo da tabela deles (27,5cm).

Alguém tem dicas ou algum conteúdo bom pra indicar sobre isso?

Agradeço!

Brother, o calçado é bem pessoal, eu mesmo uso tênis de futsal e gosto muito dele, mais se quiser e tiver grana para pegar um próprio se não me engano no site da Joola tem para vender, ou senão no JJYamada que é representante da Butterfly talvez vc possa encontrar, mais acho que esses tênis para tenis de mesa são a mesma coisa de chuteiras de futsal pelo menos pelo que vejo dos solados são iguais

1 Curtida

Boa tarde,

Embora a aparência possa enganar, os calçados de futsal não são tão similares aos de tênis de mesa quanto possa parecer. Embora ambos tendam a ser leves e baixos, os de tênis de mesa geralmente tem algum sistema de amortecimento mais robusto. Isso não significa que é impossível praticar com tênis de futsal, e muita gente o faz. Mas principalmente para quem treina com mais frequência e intensidade, o maior impacto consequente aumenta o risco de lesões.

Sendo assim, dentro do mercado das marcas especializadas, a Joola é quem tem maior disponibilidade no mercado brasileiro atualmente, e com alguns calçados em preço até razoável, considerando o câmbio, etc. Inclusive tenho um parceiro de treino que tem um par e nunca apontou nenhum defeito. Uma outra opção é um calçado da Artengo (marca própria da Decathlon) desenvolvido para o tênis de mesa, a um preço que até recentemente estava abaixo da média dos específicos. Já experimentei, e pelo menos num caminhar de alguns instantes, pareceu bem confortável.

Recentemente também estive procurando um calçado, por mera oportunidade. Era o Asics Gel Blade, um calçado concebido para badminton / squash que já faz um tempo que vem sendo adotado pelos jogadores de tênis de mesa na Europa, e que não é comercializado por aqui. Porém, aparentemente ele está sendo descontinuado e como o meu padrão é o mais frequente europeu, acabo não encontrando mais na Europa. Portanto, acabei comprando o Gel Rocket 10 por aqui (encontrado com razoável facilidade), e embora ainda não tenha treinado com ele, me pareceu bastante confortável e estável nos testes que fiz.

Finalmente, se aceita um conselho, caso vc treine mesmo frequentemente e intensamente, economize em borracha, mas não no calçado. É um daqueles baratos que podem sair caros, e pior que isso, dolorosos.

Abraços!!!

2 Curtidas

Obrigado pelas dicas. Enxergo a importância do calçado adequado por isso vim me informar. Treino três vezes por semana entre uma e duas horas. Não chamaria de intenso. Não tenho ambições de desempenhar em alto nível, mas quero aprender o que for possível.

Realmente, sua rotina de treino já seria o suficiente para potencialmente causar estrago com um calçado inadequado. E bem, só de ter uma, já precisaria estar melhor amparado, ainda mais já em vida adulta.

Abraços!!!

Opa blz?

Cara treino todos os dias já faz 2 meses, optei pelos calçados da artengo / pongori, achei eles de extrema qualidade e custo benefício. Minha namorada usa o calçado da artengo TTS 500 e eu utilizo o TTS 900. Acho o 900 mais confortável. Ambos podem ser encontrados na decathlon por preços asseciveis.

1 Curtida

Acabei comprando esse artengo branco numa loja física da Decathlon. Tive receio de não ser dos melhores, mas já fiz uns quatro treinos e realmente não tem do que reclamar. Tá bem melhor que os tênis altos de basquete que tava usando antes.

Cara eu usava um tênis do lebron tomei um rola feio, no outro dia comprei os tênis de TM. Boa sorte com os calçados novos e bom treino mano !!

Eu uso já há bastatante tempo os tênis de indoor da Asics (a linha rocket é minha preferida), pra mim são imbatíveis em questão de qualidade e custo-benefício, além de ter um sistema de rigidez na parte central que ajuda bastante em se manter na ponta dos pés sem risco de torção. Não que os próprios para TM sejam ruins ou não possuam estas tecnologias, mas em geral são mais caros e por vezes menos duráveis.

Como o CT em que treino atualmente tem um chão muito abrasivo que tem destruído qualquer sola em cerca de 2 meses ou menos, tenho revezado também com tênis de futsal, mas aqueles que tem amortecimento, o que faz com que não sejam tão mais baratos que os de indoor, com a desvantagem de ter a parte superior muito mais dura, já que desenvolvidos para chutes constantes.

1 Curtida

Prático tênis de mesa a mais ou menos um ani e uso o tênis da asics: asic gel-backhand. Ótimo custo benefício, ele é super resistente, e melhora 100% a movimentação em relação de tênis como os de basquete, no próprio site da asics você encontra alguns modelos por 359,99, porém pode ser que esteja mais barato em outros sites como netshoes e centauro, ai tem que fazer uma bo pesquisa. Mas minha recomendação é essa muito bom o custo benefício, mas também pode comprar os tenis da joola que imagino eu que são melhores mas não duran tanto tempo. Abraço!