Boa tarde,
Embora a aparência possa enganar, os calçados de futsal não são tão similares aos de tênis de mesa quanto possa parecer. Embora ambos tendam a ser leves e baixos, os de tênis de mesa geralmente tem algum sistema de amortecimento mais robusto. Isso não significa que é impossível praticar com tênis de futsal, e muita gente o faz. Mas principalmente para quem treina com mais frequência e intensidade, o maior impacto consequente aumenta o risco de lesões.
Sendo assim, dentro do mercado das marcas especializadas, a Joola é quem tem maior disponibilidade no mercado brasileiro atualmente, e com alguns calçados em preço até razoável, considerando o câmbio, etc. Inclusive tenho um parceiro de treino que tem um par e nunca apontou nenhum defeito. Uma outra opção é um calçado da Artengo (marca própria da Decathlon) desenvolvido para o tênis de mesa, a um preço que até recentemente estava abaixo da média dos específicos. Já experimentei, e pelo menos num caminhar de alguns instantes, pareceu bem confortável.
Recentemente também estive procurando um calçado, por mera oportunidade. Era o Asics Gel Blade, um calçado concebido para badminton / squash que já faz um tempo que vem sendo adotado pelos jogadores de tênis de mesa na Europa, e que não é comercializado por aqui. Porém, aparentemente ele está sendo descontinuado e como o meu padrão é o mais frequente europeu, acabo não encontrando mais na Europa. Portanto, acabei comprando o Gel Rocket 10 por aqui (encontrado com razoável facilidade), e embora ainda não tenha treinado com ele, me pareceu bastante confortável e estável nos testes que fiz.
Finalmente, se aceita um conselho, caso vc treine mesmo frequentemente e intensamente, economize em borracha, mas não no calçado. É um daqueles baratos que podem sair caros, e pior que isso, dolorosos.
Abraços!!!