Cabo curto ou longo?

Gostaria de saber a opinião dos sábios caneteiros, com relação ao
tamanho dos cabos das raquetes.
Estava olhando o catalogo da BTY e vi que em algumas raquetes existem 2 tipos de cabos com 83mm e 92mm.
Pergunto: O que isso interfere, qual a diferença delas na prática ?

Abrasss

Interfere no balanciamento de peso da raquete(momento da força). Particularmente, o cabo mais curto dá a impressão q a lâmina é mais pesada, principalmente no fore.

Um abraço

Se considerarmos que o cabo curto faz com que o peso da raquete se concentre na ponta eu prefiro o cabo curto, eu acho que esse fator do peso aumenta a potência dos ataques.

Eu ja prefiro o cabo longo. Tenho essa opção por ter a mão grande e daew o cabo encaixa melhor se for mais longo.

O tamanho dos cabos tem relação direta com o formato da madeira. Existem 3 tipos de madeiras para caneteiros:

  • Squared (Quadrada e estreita, típica dos driveiros como Kim Taek Soo, Ryu Seung Min, Hugo Hoyama, etc)
    O cabo desse tipo de madeira geralmente é longo (90~96mm). Tal cabo serve para equilibrar a raquete nos drives. Existem também madeiras squared com cabo curto, essas proporcionam mais controle que as de cabo longo.

  • Rouded-square (Ovalada, nem quadrada nem redonda. Não é usada por nenhum top player.)
    O tamanho do cabo dessas madeiras geralmente fica num meio-termo entre as squared e rounded.

  • Rounded (Redonda, um bom exemplo são as madeiras de empunhadura chinesa. Usada por Ma Lin, Wang Hao, etc)
    Esse tipo de madeira tem obrigatoriamente cabo curto (80~84mm), para balancear a raquete e proporcionar controle. Dificilmente se encontrará madeiras redondas com cabo longo, pois desequilibra todo o conjunto.

Eu prefiro as madeiras redondas de cabo curto, afinal de contas sou classineta. Mas tem dias que eu estou possesso, com vontade de bater até na sombra e uso uma madeira quadrada, com 2 borrachas, é claro. :twisted:

A dúvida que tenho, é que não sei se o cabo longo faz a raquete vibrar
um pouco no caso de “choto”.