Butterfly Photino OFF+ (ZL Fiber)

Pessoal, estou muito interessado nesta madeira, e gostaria de saber se alguem aqui já jogou com ela ou testou? Se sim, poderia me informar as principais características dela, e comparar com algumas outra madeiras da Butterfly.

Por favor, eu agradeceria se não postase números ou resumos do fabricante.

Obrigado.

PS: Não encontrei nenhum post especifico desta madeira, se existir algum me mande por MP. Obrigado.

Eu já fucei em várias madeiras na loja, incluindo a Photino. O modelo ST (que é o único que me interessa, pois detesto FL) é bem mais robusto que a maioria dos ST, ficando até desconfortável na mão. O toque dela parece duro, como a maioria das madeiras de Arylate-Carbon, embora a Photino utilize Zylon, que eu nem sei do que se trata. A idéia que eu tenho de Zylon vem de uma raquete de tênis da Babolat que também utiliza Zylon. E tal raquete é a mais leve da linha, logo o material deve trazer rigidez e baixo peso.
Eu li em alguns reviews que todos que usaram Photino não gostaram da madeira, preferindo a Mizutani de ZL Carbon, ou até mesmo a Amultart, caso daqueles que preferem mais velocidade. De concreto, eu posso dizer que bati com uma Mizutani ZL com T05 e BS que tinha montada na loja e achei excelente. Tal madeira apesar de utilizar carbono, dá um toque muito bom, talvez por não ser tão espessa (5.8mm). Já a Amultart parece um canhão, pois é grossa e pesada, do tipo PC ou Schlager. Além disso a Amultart tem o agravante (p/ mim) de não ter disponível o cabo ST, mas sim SI (straight incline), que parece um tipo de cabo cônico.
Se não fosse o preço exorbitante da Mizutani bem que eu compraria uma, pois essa tem cabo ST. Mas pelo preço dela eu posso pegar uma de hinoki 1-ply (Juic ou Darker) e + uma Tenergy.
Resumindo: todas essas que eu citei (Photino, Mizutani e Amultart) se encaixam na categoria de rápidas com toque soft, segundo a BTY. Se quiser ir p/ o outro extremo (rápida com toque duro), a melhor opção na minha opinião é a Ishilion, que tem um dos throw angles mais baixos disponíveis.

Já bati bola com ela. Mt rapida, nao achei o toque da madeira bom, pouca sensibilidade.
Um colega meu usa ela, vou pedir pra ele dar a opinião dele no site.

Oi, vc vai jogar com a melhor madeira do mercado. Tenho 34 anos e já experimentei muitas combinações de madeira e borrachas. Aquelas em que a madeira é a Photino são as melhores. Joguei muito tempo com a Butterfly Gergely (tamca), experimentei primorac carbon, boll tricarbon, michael maze, power 40, etc etc etc e parei na photino. No meu back tenho necessidade de fazer um top mais lento, com muito efeito e combino a photino com uma Nimbus Soft Max. No fore gosto de partir com drive mas tb faço bem top mais lento. A photino permite sentir muito controle com uma velocidade alucinante. Tem controle suficiente para fazer bloco em cima da mesa parando a mão apenas e a bola sai muito rápida. No back até permite catar atrás. No fore jogo com tenergy 05 2.1 e a sensibilidade é extraordinária. A melhor madeira do mercado. Eu não mais vou mudar.

Off-topic, mas só 2 comentários: :wink:
A Amultart das pesadas é a mais leve. Já testei PC ou SC e a Amultart é mais leve que as 2, com velocidade similar…

Lá do CT onde treino, tem um que pegou a Mizutani e é só elogios tb… Mais leve que amultart, e mais controlável.

In-topic: Não espere graaaaande sensibilidade com raquetes com core kiri, vai depender muito da combinação das outras camadas de madeira e das fibras… E outra: Raquetes kiri sempre vão ter um toque “firme”.

[]´s

Também estou jogando com uma Photino agora. Antes jogava com uma Korbel. Ambas com cabo FL.

Não tenho ainda a sensibilidade nem experiência com várias raquetes (de raquetes “oficiais” só joguei com estas duas) para fazer uma avaliação precisa, mas seguem alguns comentários:

• O cabo da Korbel é bem mais largo, chegando a ser desconfortável às vezes. Tive que lixar um pouco mas mesmo assim continuou a machucar um pouco a mão. O cabo da Photino é um ST bem mais fino que ficou bem mais confortável. Não precisei lixar nada. Por ser mais fino ficou mais fácil de deslocar a empunhadura na hora de sacar também, por exemplo. O final do cabo não é muito mais largo do que o começo, tendendo a ser mais parecida com uma ST.

• A Photino vibra bem menos do que a Korbel. No começo achei estranho, pois às vezes tinha uma sensação de falta de sensibilidade na hora da batida, mas depois me acostumei.

• Em termos de controle a Photino continuou, assim como a Korbel, sendo uma boa raquete. No começo tive um pouco de dificuldade, mas principalmente devido à mudança de borrachas também (passei de 2 srivers para uma Pryde e uma Tenergy 05). A partir do momento que ajustei a força dos golpes, passei a obter um bom controle. Meu jogo é baseado bastante em controle e contra-ataques.

• Se você quer um misto de um bom controle com uma boa velocidade, recomendo a Photino. Se a sua meta é a maior velocidade possível, acho que a Amultart ou Mizutani seriam as melhores. No meu caso a velocidade da Photino já é mais do que suficiente e o controle tb é bom.

-Pesquisei bastante nos foruns internacionais e os comentários eram sempre bons da Photino. Principalmente no que se refere ao conjunto Photino + Tenergy 05. Segundo muitos usuários este conjunto é uma combinação muito boa.

• Outro ponto importante na meu jogo são os bloqueios. Com a Korbel + Srivers o bloqueio tinha um índice de acerto muito grande, mas era mais passivo, dando chance, às vezes, para o adversário se recuperar. Com a Photino + Pryde + Tenergy no começo eu penei com os bloqueios, pois iam todos para fora. Com o tempo meu bloqueio teve que ficar mais ativo, com isso comecei a acertar e o bloqueio ficou mais “produtivo” por ser bem mais rápido, dificultando a recuperação do adversário.

Como citei acima são mais “impressões” minhas do que fatos, mas espero ter ajudado.

Fernando Kubo - Paraná:

madeira rapida,o cabo encaixa perfeitamente na mao,uso 2 bryce speed fx,uma boa combinaçao para bolas com mais efeito do q velocidade,uma sensibilidade razoavel.

No último sábado eu fucei na Photino e em todos os modelos Timo Boll que a BTY lançou recentemente. A Photino tem 7.0mm de espessura enquanto a Timo Boll ZLF (mesmo material da Photino) tem apenas 5.5mm. Mas esta última parece ser mais consistente que a Photino. Enquanto a Photino tem um barulho agudo, a ZLF tem um som mais grave (sólido) ao bater o cabo contra a cabeça. Ambas tinham o mesmo peso, 85g.

Nakata, essa nova linha Timo Boll parece ser muito boa pelos comentários nos sites estrangeiros por isso encomendei uma ZLF, chega em janeiro, espero que seja uma evolução da Photino.

Hoje jogo com uma BTY Balsa X5, ótimo controle, boa velocidade e bem leve 80g, mas o Hot Spot dela é muito pequeno, o que dificulta o conta-ataque preciso.

Obrigado a todos pelas opniões e relatos.

Nakata

Enquanto a Photino tem um barulho agudo, a ZLF tem um som mais grave (sólido) ao bater o cabo contra a cabeça. Ambas tinham o mesmo peso, 85g.

Nakata, o problema nao esta na raquete, e sim na duresa de sua cabeca…rsrsrsr…

abracos

smorigo

Hahaha, o pior que é isso mesmo, minha cabeça dura. Eu já encontrei a madeira ideal p/ mim e ainda fico procurando por coisas diferentes… Mas tenho que dar um tempo definitivamente, pois a recessão aqui no extremo oriente atingiu o topo da parábola (espero).

Aqui tambem as coisas nao estao boas nao!!!..acho que ja chegou no fundo do pco, ainda benm que tinha fundo, acho quer agora voltaremos a crescer…
abracos
smorigo

Pessaol, a madeira chegou, estou usando ela a 2 meses, e tenho alguns comentários.

Madeira muito rápida e barulhenta, gostei muito do jogo a meia distância, gerando muita precisão e velocidade nos golpes.
Por ter muita velocidade, exige um pouco mais do jogador perto da mesa, tem que tirar um pouco da forçar e coloca um pouco mais de spin.

Até então normal né? Toda mudança exige um pouco mais do atleta para se adequar ao material.

Vamos as diferença que notei.
-Barulho bem alto mas diferente das de carbono, gera uma ligeira impressão de estar jogando com bolinha quebrada.
-Controle, não é uma madeira defenciva, eu sei, mas como defende bem, esse material ZLF é realmente algo novo.

Pontos negativos:
-Preço

Borrachas que entrariam bem:
-Bryce Speed
-Tenergy 64

Será q essa madeira fica boa com pino curto? (challenger)
Atualmente estou usando uma Schlager Carbon, mas sinto muita falta de controle pois tenho um jogo mais preso na mesa além do fato de ser mulher, acho q o jogo feminino é mais baseado na troca de bola e não em golpes super poderosos como o dos homens.
Estou querendo trocar a madeira mas tenho medo de pegar uma mais lenta como a Korbel e ficar muito “xoxo” por causa do pino q já é lento.

PS: uso uma Tenergy 25 no fore e o challenger chop no back.

normalmente mulher usa madeira mais leves q a schlager q eh mto dura e mto pesada, dificulta o jogo rapido em cima da mesa. oq eu tenho visto as mulheres usando sao a violin, wang liqin e p500, no caso seria melhor vc pegar uma madeira mais leve e xoxa, porém deveria trocar o pino por um mais moderno e rapido como o xtend po, moristo sp ou o raystorm