Butterfly ou Donic??

Olá pessoal, sou novo no Fórum me perdoem se já estão respondidos os meus questionamentos, procurei no site e não encontrei as informações que queria. Caso já tenha o tópico solicito a gentileza de colarem o link nesta publicação.
Jogo atualmente com uma Donic Baum Sprit com aramid Carbon 7 folhas, mais Rakza 9 no BH e Acuda Blue turbo no FH. Cai bem com meu estilo de jogo mais atacante e com drives com muito efeito. Porém acho meio difícil controlar todo o conjunto.
Estive pesquisando e me interessei pelas ALC da BTY, alguém tem o comparativos entre todas ALCs da BTY? E esse tal de ZL Fiber?
A borracha Rozena seria uma boa intermediária? Pq Tenergy tá osso de comprar, 330 reais não dá pra pagar…
Att,

Gostaria de comparação da Ineforce, TB Spirit, TB, MFreitas, JM, Viscaria, todas ALC, peso, preço, controle e velocidade. A Photino me pareceu ótima, valor salgado, mas aparentemente uma madeira definitiva já.
Mais uma vez, obrigado.

Olá! Trocar somente o fabricante mantendo a mesma composição do material faz pouca diferença se você não for profissional. Na verdade faz pouca diferença pra todo mundo, mas no profissional essa pequena diferença é muito mais importante. Desta forma, seria bom saber ou ver por que está difícil controlar. Se o material estiver jogando tudo para fora da mesa pode ser o caso de trocar por algo mais lento, até mesmo sem fibras sintéticas. Se for o caso de em apenas poucas bolas você estiver errando, pode-se considerar um material sintético mais próximo ao centro da raquete (innerforce) ou a raquete com o peso mais leve.

De qualquer forma, mudar a raquete e as borrachas podem mascarar. Se o novo conjunto estiver sem controle, você vai querer trocar tudo de novo. Então, é melhor trocar uma coisa de cada vez. No seu caso, a Rozena deve se comportar como uma tenergy mais lenta.

Sobre as fibras sintéticas, de modo geral:
Velocidade: Carbono> Zylon Carbon>Arylate Carbon> Fibra de vidro> Zylon> Arylate.
Isso baseado na minha experiência com raquetes diferentes. Mas uma raquete de fibra de vidro na 2 camada de uma raquete de 9 folhas pode ser muito mais rápida do que uma uma raquete de carbono “soft” na 3 camada de uma raquete 7 folhas. O peso e a espessura do material sintético também fazem diferença. Existem outras coisas a considerar como a flexibilidade, a direção das fibras, a mistura entre elas, a sobreposição…

Meu conselho, experimente antes de comprar.

Abraços.

Boa tarde.

Se vc tem, como diz, “dificuldade em controlar o conjunto”, o mais provável é que nenhum destes materiais atenda à sua necessidade. Dentro do que vc apresenta, seria melhor adquirir uma raquete de 5 folhas de madeira e principalmente trabalhar mais na técnica e sobretudo sensibilidade. Depois, se necessário (e muitas vezes não é), pensar em usar uma raquete mais dura / rápida.

Vc corre um grande risco de gastar uma boa quantia de dinheiro para criar um problema ainda maior do que o que vc já tinha. Então, minha humilde sugestão é pensar de forma prática, em termos de necessidade objetiva. Se vc deseja ter a raquete X ou Y, OK, siga adiante, não há nada de errado nisso. Mas para explorar melhor o material e praticar com maior qualidade, esse nem sempre é o melhor caminho.

Abraços!!!

Continue com o mesmo material, tente as mesmas borrachas que já usa porém com espessura da esponja menor, vai ajudar a melhorar o controle.
Mas se quer trocar acho que todo jeito não convém pegar madeira com fibras sintéticas, independente do fabricante, tente uma só de madeira com 7 folhas.
Das madeiras citadas conheço apenas a BTY Timo Boll ALC, muito gostam mas pra o meu caso é muito rápida, e pelo que li capaz que não sinta diferença para o Donic Baum Sprit que vc já usa.

[quote=“Rafabsbtm” post=109493]Gostaria de comparação da Ineforce, TB Spirit, TB, MFreitas, JM, Viscaria, todas ALC, peso, preço, controle e velocidade. A Photino me pareceu ótima, valor salgado, mas aparentemente uma madeira definitiva já.
Mais uma vez, obrigado.[/quote]

Eu não trocaria de raquete (sua Donic para Butterfly ALC) se o objetivo é algo mais controlável. Isso porque estamos falando de materiais bem próximos em termos de velocidade, controle e mesmo feeling. Mesmo as variações como a Marcos Freitas e a Jun Mizutani (ALC Limba/ZLC Limba) tem um toque diferente, mas não são exatamente lentas, muito pelo contrário. Até a Photino, que é outro tipo de raquete, tem ZLF/Hinoki (uma combinação que deixa a raquete bem flexível relativamente), mas também estamos falando de uma raquete rápida.
Resumindo, a troca da Baum Spirit por qualquer uma das raquetes que vc citou e outras da mesma categoria como Stradivarius, Carbonado 145 (Similares às Butterfly que vc citou) e a Zetro Quad (que lembra a Photino) vão te deixar na mesma, se vc colar suas borrachas atuais.

Minha sugestão: Cole borrachas mais macias e que gerem menos velocidade que seu conjunto atual. Com uma S2, M2, Baracuda, série Europe da Xiom, EL-S, etc no fore e uma S3, M3, Baracuda Big Slam, FX-P, Rakza Soft, etc no back vc já vai perceber uma diferença considerável em relação ao teu conjunto atual.
Se não for suficiente vc pensa em troca de raquete.
Abraço.

Maravilha Didiosan, acho que vou fazer isso. Tinha uma S2 no BH, porém o Spin acabou muito rápido. Acho que vou pra linha BTY soft (FX). Pois apesar das dicas, eu prefiro madeiras mais rápidas, talvez queria a melhor madeira do mundo, rápida, pouca vibração, boa sensibilidade de toque e muito controle kkkkkk. A dúvida é que talvez fosse uma oportunidade, achei a TB Spirit e a Viscaria, novas, por cerca de 450 reais.

Se vc pretende o melhorar o controle do seu conjunto Tb spirit e viscaria não vão te ajudar. Além disso spirit da donic e spirit da bty são a mesma madeira, inclusive na espessura das camadas. Se vc gostasse muito da baum e quisesse algo “pra vida inteira” compensaria a tbs, mas pra melhorar seu controle existem muitas raquetes mais lentas (mas ainda consideradas rápidas).
Além disso, às vezes uma raquete dura nao forma uma conjunto equilibrado com borrachas muito macias, então procure testar antes se for possível.

Bom dia, eu utilizava a Baum Esprit e troquei pela Timo Boll Spirit, se você busca mais controle essa troca não vai fazer muita diferença, talvez até complique um pouco seu jogo, próximo a mesa elas são raquetes muito parecidas, praticamente idênticas, o que muda, seria media e longa distância, a TBS é mais rápida e o angulo de entrada na bola é mais fechado o que dificulta um pouco o controle. Não testei outras na linha ALC mas acredito que sejam muito parecidas com a TBS.

Se você faz questão das borrachas da Butterfly, as tenergy FX ou a nova Rozena são borrachas a se considerar. Mas como o Tiago disse, nem sempre borracha macia com raquete mais firme forma um conjunto bom. Se possível, teste algum material semelhante pra não gastar dinheiro a toa (no caso de um conjunto de borrachas da bty estamos falando em gastar até R$ 600,00 a toa… hehehehehehe).

Quanto à raquete, se você tem a grana ou pretende vender sua Baum Spirit, a Viscaria e a TBS são duas das melhores raquetes carbonadas que a BTY já fabricou, na minha opinião. Muito equilibradas, mas bem próximas ao que vc já tem hoje. Se você gosta de jogar mais próximo da mesa, a Viscaria é mais adequada. A TBS também vai bem, mas acho que ela rende melhor pra jogo a média distância.
Enfim, você já tem uma boa base de informações aqui no tópico, tente testar alguma coisa antes, compre e vá pra mesa usar o material.
Abraço.