Brasil e China firmam acordo no TM

"Brasil e China firmam acordo de cooperação esportiva no tênis de mesa e badminton

O ministro do Esporte, George Hilton, e o ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng, assinaram nesta terça-feira um memorando de entendimento de cooperação esportiva no tênis de mesa e no badminton. O acordo foi assinado em solenidade no Palácio do Planalto com a presença da presidente Dilma Rousseff e do primeiro-ministro da China, Li Keqiang.

Segundo o Ministério do Esporte, está previsto o investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão do governo chinês para o treinamento de 40 atletas e técnicos brasileiros em território chinês, sendo 20 do tênis de mesa e outros 20 do badminton.

Pelo memorando, caberá à China arcar com as despesas dos esportistas brasileiros com hospedagem, alimentação, passagens aéreas, enquanto o governo brasileiro ficará responsável pela seleção de atletas e treinadores qualificados.

O treinamento dos atletas deverá ocorrer neste ano e em 2016, visando à preparação deles para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio. O período de treinamento do badminton deve se estender por 60 dias, enquanto o do tênis deve ser de 30 dias, informou o Ministério do Esporte.

A China é uma potência olímpica no tênis de mesa e badminton, tendo conquistado todas as medalhas de ouro dos dois esportes nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012."

Fonte:
http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/879330/?noticia=BRASIL+E+CHINA+FIRMAM+ACORDO+DE+COOPERACAO+ESPORTIVA+NO+TENIS+DE+MESA+E+BADMINTON

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/05/veja-os-setores-atingidos-pelos-35-acordos-assinados-por-brasil-e-china.html

Pois é, fiquei sabendo da notícia ontem (e obrigado por abrir a discussão por aqui!), e obviamente achei um tanto curioso.

Muitas pessoas podem achar que isso é o começo de uma nova era no esporte, tendo em vista que o governo supostamente intercedeu pelo esporte. E de fato, ruim ou danosa a iniciativa não é, mas tenho a impressão de não passar de um aceno diplomático. Quanto ao nosso governo, prefiro não comentar, mas quero acreditar que o ministro chinês tenha consciência de que não são 30 dias de treinamento na China que configuram uma preparação para as Olimpíadas daqui a pouco mais de um ano. Se querem “vender” isso como uma abertura de portas (embora já haviam sido abertas, vide seleção feminina), posso até aceitar, mas como suposto programa de de desenvolvimento do esporte, definitivamente não.

O que vai definir o nosso futuro é a sustentabilidade do trabalho de desenvolvimento, ou seja: o que vai acontecer com o esporte depois da cerimônia de encerramento das Olimpíadas? Digo isso pq hoje este trabalho pode até não ser o melhor do mundo, mas evoluímos muito e nossa trajetória nos últimos anos comprova isso (quer queiram aceitar ou não). Mas e daqui a 2 anos? E daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? Serão dadas minimamente as condições que temos hoje, com as quais estamos fazendo milagres?

Mais uma vez: a iniciativa NÃO É RUIM, e seria muita mesquinharia dizer o contrário. Pode até muito boa no sentido de servir como mais combustível para o desenvolvimento dos nossos atletas e técnicos. Porém, o que vai fazer com que isto tenha sentido é criar a continuidade. E sendo a ideia a preparação para as Olimpíadas, na minha opinião, a ajuda chegou tarde.

E como sempre, desejo o melhor para nosso esporte.

Abraços!!!

Acho que seria mais interessante e produtivo se o Brasil contratasse um tecnico chines em definitivo para o Brasil.