Borrachas

hehehe… vou ser chato nesse topico por que eu corri atras disso mesmo.
Procurei 2 amigos meus formados em física, e estramos em um debate interessante sobre cores e influências na borracha.
Resultado:
Bom, sobre a absorção de energia em forma mecânica, isto é fisicamente errado. A cor preta NÃO absorve energia mecânica.
Porém, questionei sobre o “famoso” desgaste maior na borracha preta.
Chegamos a conclusão que isso é possivel, mas que o desgaste é tão ínfimo que nem devemos levar em conta. Por que do desgaste?!?
Bom, como nosso amigo Bruno disse, a cor preta absorve mais luz, e absorvendo mais luz esta gera energia térmica (isso é possível). Com essa energia térmica, a borracha preta “esquentaria” mais que a vermelha, causando assim o desgaste maior. Desgaste ínfimo também, pois como todos sabemos, a raquete está sempre em movimento, e com a ação do vento, temos o resfriamento das borrachas.
No final da conversa, chegamos a uma outra conclusão interessante. Com o “esquentamento” maior da borracha preta, essa não teria sua composição alterada e assim teriamos um maior efeito nela?
Sim, isso é possível, mas como o “esquentamento” é absurdamente pequeno (eles chegaram a uma conclusão de que a diferença chegaria a 0,000…001 graus) isso não pode ser levado em conta (lembramos da ventilação também).
Bruno__, em momento algum eu quero chamar seu treinador ou o palestrante Francês de mentiroso, mas isso é física pura. :wink:

Falow galera! :smiley:

[quote=“cyb3r2”:28880ly6]hehehe… vou ser chato nesse topico por que eu corri atras disso mesmo.
Procurei 2 amigos meus formados em física, e estramos em um debate interessante sobre cores e influências na borracha.
Resultado:
Bom, sobre a absorção de energia em forma mecânica, isto é fisicamente errado. A cor preta NÃO absorve energia mecânica.
Porém, questionei sobre o “famoso” desgaste maior na borracha preta.
Chegamos a conclusão que isso é possivel, mas que o desgaste é tão ínfimo que nem devemos levar em conta. Por que do desgaste?!?
Bom, como nosso amigo Bruno disse, a cor preta absorve mais luz, e absorvendo mais luz esta gera energia térmica (isso é possível). Com essa energia térmica, a borracha preta “esquentaria” mais que a vermelha, causando assim o desgaste maior. Desgaste ínfimo também, pois como todos sabemos, a raquete está sempre em movimento, e com a ação do vento, temos o resfriamento das borrachas.
No final da conversa, chegamos a uma outra conclusão interessante. Com o “esquentamento” maior da borracha preta, essa não teria sua composição alterada e assim teriamos um maior efeito nela?
Sim, isso é possível, mas como o “esquentamento” é absurdamente pequeno (eles chegaram a uma conclusão de que a diferença chegaria a 0,000…001 graus) isso não pode ser levado em conta (lembramos da ventilação também).
Bruno__, em momento algum eu quero chamar seu treinador ou o palestrante Francês de mentiroso, mas isso é física pura. :wink:

Falow galera! :smiley: [/quote]

Realmente, depois dessa aula eu tmb vo quere chama ele de mentiroso hEUhEUHEUh =P
Mais di boa, valeus ae por pesquisar com seus amigos fisicos.
Foi uma bela teoria, gostei muito
Obrigado msm

Abraços

Bruno__

rpz, nao levem a mal, + a raquete nao absorve E mecanica, como ja disseram…
mas absorve sim a luz, q nd + é do q E…
qro apenas lembrar q: “E nunk se perd, é sempre transformada (em outra categoria ou at msm na msma)”
no kso do kro: ao batr nao absorv + E, + poderia liberar a E absorvida pela cor preta (o q é dispressível)…

De modo geral, existem sim diferentes (até grandes) entre as borrachas (de mesmo modelo) com cores diferentes.

Li os posts aqui só que ninguém cita nada sobre densidade e peso do material (coisa que deveriam ter citado, inclusive pelos tais físicos consultados).

Conforme vc’s podem reparar as borrachas vermelhas são mais “cristalinas” , melhor explicando são “meio transparentes” , coisa que não acontece com as de cor preta.

Assim sendo as pretas são mais densas, então mais pesadas.

Aí começam as diferenças :

Normalmente as borrachas :

pretas duram mais, são mais lentas e dão mais efeito (anti nao entra na conta).

vermelhas, duram menos, são mais rápidas e dão menos efeito (anti não entra na conta).

Vale lembrar tb que nao se pode comparar o desgaste de uma borracha comparando Back Hand e Forehand, pois a potência dos golpes é diferente.

Reparem em outra coisa :

Uma borracha vermelha gasta tb dá menos efeito que uma preta gasta…

Na próxima vez, tentem observar o que eu disse, e se tiverem curiosidade, “pesem” a borracha tb…

Só pra deixar claro:

• a cor preta absorve mais energia luminosa que outras. Porém esta diferença é insignificante para o TM.

• Variáveis como efeito, desgaste, densidade, rigidez são muito mais afetados pelos pigmentos empregados na borracha.

• Um determinado modelo de borracha pode ser melhor em uma variável na cor preta e outro modelo na cor vermelha. Dizer que todas pretas são melhores é uma generalização que pode se provar errada em alguns momentos.[/url]

gente… sou Físico, e tenho plena confiança em afirmar que a cor da borracha exerce alguma influência na troca de energia mecânica é um tremendo absurdo. Isso se aplica a óptica, devido aos espectros da luz branca, mas está longe de ter alguma correlação na mecânica.
Textura, elasticidade e outras propriedades que irão diferenciar uma borracha da outra, não a cor.

[quote=“archfreeza”:21e8fpyj]gente… sou Físico, e tenho plena confiança em afirmar que a cor da borracha exerce alguma influência na troca de energia mecânica é um tremendo absurdo. Isso se aplica a óptica, devido aos espectros da luz branca, mas está longe de ter alguma correlação na mecânica.
Textura, elasticidade e outras propriedades que irão diferenciar uma borracha da outra, não a cor.[/quote]

Mas será que os pigmentos usados para tingir não podem alterar, mesmo que sutilmente, algumas características?