hehehe… vou ser chato nesse topico por que eu corri atras disso mesmo.
Procurei 2 amigos meus formados em física, e estramos em um debate interessante sobre cores e influências na borracha.
Resultado:
Bom, sobre a absorção de energia em forma mecânica, isto é fisicamente errado. A cor preta NÃO absorve energia mecânica.
Porém, questionei sobre o “famoso” desgaste maior na borracha preta.
Chegamos a conclusão que isso é possivel, mas que o desgaste é tão ínfimo que nem devemos levar em conta. Por que do desgaste?!?
Bom, como nosso amigo Bruno disse, a cor preta absorve mais luz, e absorvendo mais luz esta gera energia térmica (isso é possível). Com essa energia térmica, a borracha preta “esquentaria” mais que a vermelha, causando assim o desgaste maior. Desgaste ínfimo também, pois como todos sabemos, a raquete está sempre em movimento, e com a ação do vento, temos o resfriamento das borrachas.
No final da conversa, chegamos a uma outra conclusão interessante. Com o “esquentamento” maior da borracha preta, essa não teria sua composição alterada e assim teriamos um maior efeito nela?
Sim, isso é possível, mas como o “esquentamento” é absurdamente pequeno (eles chegaram a uma conclusão de que a diferença chegaria a 0,000…001 graus) isso não pode ser levado em conta (lembramos da ventilação também).
Bruno__, em momento algum eu quero chamar seu treinador ou o palestrante Francês de mentiroso, mas isso é física pura.
[quote=“cyb3r2”:28880ly6]hehehe… vou ser chato nesse topico por que eu corri atras disso mesmo.
Procurei 2 amigos meus formados em física, e estramos em um debate interessante sobre cores e influências na borracha.
Resultado:
Bom, sobre a absorção de energia em forma mecânica, isto é fisicamente errado. A cor preta NÃO absorve energia mecânica.
Porém, questionei sobre o “famoso” desgaste maior na borracha preta.
Chegamos a conclusão que isso é possivel, mas que o desgaste é tão ínfimo que nem devemos levar em conta. Por que do desgaste?!?
Bom, como nosso amigo Bruno disse, a cor preta absorve mais luz, e absorvendo mais luz esta gera energia térmica (isso é possível). Com essa energia térmica, a borracha preta “esquentaria” mais que a vermelha, causando assim o desgaste maior. Desgaste ínfimo também, pois como todos sabemos, a raquete está sempre em movimento, e com a ação do vento, temos o resfriamento das borrachas.
No final da conversa, chegamos a uma outra conclusão interessante. Com o “esquentamento” maior da borracha preta, essa não teria sua composição alterada e assim teriamos um maior efeito nela?
Sim, isso é possível, mas como o “esquentamento” é absurdamente pequeno (eles chegaram a uma conclusão de que a diferença chegaria a 0,000…001 graus) isso não pode ser levado em conta (lembramos da ventilação também).
Bruno__, em momento algum eu quero chamar seu treinador ou o palestrante Francês de mentiroso, mas isso é física pura.
Falow galera! [/quote]
Realmente, depois dessa aula eu tmb vo quere chama ele de mentiroso hEUhEUHEUh =P
Mais di boa, valeus ae por pesquisar com seus amigos fisicos.
Foi uma bela teoria, gostei muito
Obrigado msm
rpz, nao levem a mal, + a raquete nao absorve E mecanica, como ja disseram…
mas absorve sim a luz, q nd + é do q E…
qro apenas lembrar q: “E nunk se perd, é sempre transformada (em outra categoria ou at msm na msma)”
no kso do kro: ao batr nao absorv + E, + poderia liberar a E absorvida pela cor preta (o q é dispressível)…
De modo geral, existem sim diferentes (até grandes) entre as borrachas (de mesmo modelo) com cores diferentes.
Li os posts aqui só que ninguém cita nada sobre densidade e peso do material (coisa que deveriam ter citado, inclusive pelos tais físicos consultados).
Conforme vc’s podem reparar as borrachas vermelhas são mais “cristalinas” , melhor explicando são “meio transparentes” , coisa que não acontece com as de cor preta.
Assim sendo as pretas são mais densas, então mais pesadas.
Aí começam as diferenças :
Normalmente as borrachas :
pretas duram mais, são mais lentas e dão mais efeito (anti nao entra na conta).
vermelhas, duram menos, são mais rápidas e dão menos efeito (anti não entra na conta).
Vale lembrar tb que nao se pode comparar o desgaste de uma borracha comparando Back Hand e Forehand, pois a potência dos golpes é diferente.
Reparem em outra coisa :
Uma borracha vermelha gasta tb dá menos efeito que uma preta gasta…
Na próxima vez, tentem observar o que eu disse, e se tiverem curiosidade, “pesem” a borracha tb…
Variáveis como efeito, desgaste, densidade, rigidez são muito mais afetados pelos pigmentos empregados na borracha.
Um determinado modelo de borracha pode ser melhor em uma variável na cor preta e outro modelo na cor vermelha. Dizer que todas pretas são melhores é uma generalização que pode se provar errada em alguns momentos.[/url]
gente… sou Físico, e tenho plena confiança em afirmar que a cor da borracha exerce alguma influência na troca de energia mecânica é um tremendo absurdo. Isso se aplica a óptica, devido aos espectros da luz branca, mas está longe de ter alguma correlação na mecânica.
Textura, elasticidade e outras propriedades que irão diferenciar uma borracha da outra, não a cor.
[quote=“archfreeza”:21e8fpyj]gente… sou Físico, e tenho plena confiança em afirmar que a cor da borracha exerce alguma influência na troca de energia mecânica é um tremendo absurdo. Isso se aplica a óptica, devido aos espectros da luz branca, mas está longe de ter alguma correlação na mecânica.
Textura, elasticidade e outras propriedades que irão diferenciar uma borracha da outra, não a cor.[/quote]
Mas será que os pigmentos usados para tingir não podem alterar, mesmo que sutilmente, algumas características?