hehehe… vou ser chato nesse topico por que eu corri atras disso mesmo.
Procurei 2 amigos meus formados em física, e estramos em um debate interessante sobre cores e influências na borracha.
Resultado:
Bom, sobre a absorção de energia em forma mecânica, isto é fisicamente errado. A cor preta NÃO absorve energia mecânica.
Porém, questionei sobre o “famoso” desgaste maior na borracha preta.
Chegamos a conclusão que isso é possivel, mas que o desgaste é tão ínfimo que nem devemos levar em conta. Por que do desgaste?!?
Bom, como nosso amigo Bruno disse, a cor preta absorve mais luz, e absorvendo mais luz esta gera energia térmica (isso é possível). Com essa energia térmica, a borracha preta “esquentaria” mais que a vermelha, causando assim o desgaste maior. Desgaste ínfimo também, pois como todos sabemos, a raquete está sempre em movimento, e com a ação do vento, temos o resfriamento das borrachas.
No final da conversa, chegamos a uma outra conclusão interessante. Com o “esquentamento” maior da borracha preta, essa não teria sua composição alterada e assim teriamos um maior efeito nela?
Sim, isso é possível, mas como o “esquentamento” é absurdamente pequeno (eles chegaram a uma conclusão de que a diferença chegaria a 0,000…001 graus) isso não pode ser levado em conta (lembramos da ventilação também).
Bruno__, em momento algum eu quero chamar seu treinador ou o palestrante Francês de mentiroso, mas isso é física pura.
Falow galera!