Borrachas velhas

Bom dia. Com o passar do tempo, as borrachas vão perdendo suas características originais, como velocidade e efeito. Então, teoricamente, elas ficariam mais controláveis?

Na minha opinião não, principalmente por causa do efeito.
O que acontece é que o material fica irregular, então fica mais difícil saber qual vai ser o comportamento dele num golpe, e isso é péssimo para o controle.

Abraços!!!

Olá, complementando a opinião do Alcir:

A borracha quando nova, armazenada adequadamente e colada sempre da mesma maneira na mesma raquete, teoricamente terá um pico de desempenho.

O uso ideal dela será o esperado pelo jogador quando utiliza o material de forma sistemática, nova, com condições plenas de grip e impulso.

Conforme o uso real (bolas hora) não tempo de raquete montada e parada no case, estas condições ideais vão se deteriorando certamente, com micropartículas aderindo ao top shet, pinos internos se movimentando ou descolando, oxidação dos compostos…

Em um nível normal de desgaste levará semanas de uso para um praticante médio perceber estas micro alterações, salvo imperfeições evidentes a olho nú.

Um jogador que tenha $$ ou patrocínio, busca ao manter o material sempre em condições ideais, equalizar esta diferença, esta perda de características ou desempenho.

Então borrachas velhas são irregulares em sua proposta, favorecem apenas jogadores defensivos que não sentem as desvantagens de material alterado nos padrões de fábrica, aliás a regra prevê uma situação de avaliar as borrachas justamente pela continuidade da top shet, para uma Sriver por exemplo, ficar tão velha que atue como uma borracha com características defensivas, o que seria um engôdo ao adversário, já que a marca regulamentar de fabricante e modelo servem para explicitar o tipo de uso do material.

Já houve tempos em que os jogadores customizavam seus pinos longo e curtos com artifícios de esponja descolada no centro, pinos recortados com estilete, tudo na intenção de lograr vantagem com o material sobre o oponente.

Geralmente o desgaste da borracha é mais em alguns pontos q outro, quando a borracha está nova quando se pega mais fora da área central já se tem uma diferença. Mas quando a borracha já está velha, essa diferença fica muito maior, então dificultando ainda mais o controle.