borrachas pinos e lisas

ja jogo a um tempo mas nunca havia pesquisado sobre raquetes ou prestado mta atenção sobre diferenças…

entao eu queria saber quais sao as diferenças entre borrachas lisas, pinos longos e medios. se essas diferenças sao de efeito, velocidade ou controle.

Vo apelar:

"Borracha -
[i]As borrachas podem ser divididas em dois grupos: pinos para fora e pinos invertidos ou borrachas lisas.
A borracha com pinos para fora é constituída de muitos pinos “cilíndricos” que são fundidos na superfície da borracha usada para bater na bola tornando-a uma superfície irregular.
Este tipo de borracha é recomendado para jogadores defensivos onde o efeito (topspin) não é muito utilizado.

Existem dois tipos de pinos: longos e curtos.
Pinos curtos possuem a altura menor do que o diâmetro e tem uma altura inferior a 1 mm
Pinos longos tendem a ter a altura igual ou maior do que o diâmetro.
Estes pinos especiais são projetados para se dobrarem ligeiramente durante o impacto com a bola, e produzir, como resultado, muitos giros enganosos.
A legalidade destes pinos longos está atualmente em análise pela ITTF, assim precaução é aconselhada antes de fazer uma compra de uma borracha com pino longo, a relação entre altura dos pinos e seu diâmetro não pode ser superior a 1,1.
A imprevisibilidade do retorno da bola ao ser rebatida com uma raquete de pinos longos é uma das razões para esta regulamentação.
No tênis de mesa moderno, a borracha com pinos para fora é normalmente usada na superfície posterior da lamina ou madeira para acrescentar variedade ao jogo.

Jogadores atacantes raramente usam o pino para fora como superfície principal de jogo.
As borrachas com pinos invertidos, ou borracha lisa é uma folha de borracha com os pinos colocados do lado contrário da superfície que toca na bola de modo que o lado da borracha que toca na bola seja uma superfície plana e lisa.
A maioria das borrachas lisas ( pino invertido) possui uma esponja de borracha colada entre a borracha e a lamina ou madeira formando o que chamamos no tênis de mesa de sanduíche.
A esponja adiciona velocidade e/ou controle na borracha dependendo de sua densidade e composição. A borracha lisa torna possível produzir uma maior variedade de batidas com efeito uma vez que jogadas de ataque requerem pesados efeitos (topspin) além de outras variedades de batidas com efeito.
As superfícies de muitas borrachas lisas (pinos invertidos) são borrachas que tem um grande coeficiente de adesão da bola na borracha permitindo ao jogador produzir jogadas com muito efeito (spin) .

É recomendado que os iniciantes comecem a jogar tênis de mesa com borracha lisa (pino invertido) tendo em vista que hoje em dia a maioria das técnicas estão baseadas em efeitos e velocidade.
Regulamentos para borracha definem que elas devem ser de cor preta ou vermelha coladas uma em cada lado da lamina ou madeira para as empunhaduras clássicas.

Para as empunhaduras caneta basta colar uma borracha em um dos lados da lamina ou madeira e pintar o outro lado da lamina ou madeira de preto ou vermelho dependendo se a cor da borracha e vermelha ou preta, isto é, o outro lado da lamina ou madeira deve ser de cor diferente da borracha

Ao comprar uma borracha esteja certo de que ela é preta ou vermelha.
Também, esteja seguro de que a borracha não tem uma espessura superior a 2mm e que a combinação da borracha e esponja não tenha espessura superior a 4 mm.
A borracha tem um sistema de avaliação que mede velocidade e o efeito ( spin) independentemente. Não há nenhuma padronização nos valores da velocidade e do efeito ( spin), mas muitas companhias classificam a velocidade e o efeito numa faixa que varia de 1 a 10, sendo 10 a maior velocidade e efeito ( spin)

As avaliações normalmente são determinadas pelos jogadores que analisam a velocidade e o efeito (spin) Você pode escolher sua borracha solicitando um conselho de alguém experiente ou pode escolher por si só entre aquelas que achar que melhor adapta ao seu jogo
Você pode também escolher sua lâmina ou madeira.
É importante lembrar que as avaliações são opiniões e não testes de laboratórios.
Não considere as avaliações com muita rigidez, procure adquirir uma borracha que mais lhe agrade.

A borracha ou lamina não farão muita diferença até que você esteja em um nível técnico muito alto.
Os iniciantes não devem selecionar borrachas com capacidade de produzir muito efeito ( spin), porque além destas borrachas permitirem a produção de muito efeito, elas também farão com que você sinta mais o efeito produzido pelos oponentes.
Enquanto você não possuir um bom controle é muito difícil de devolver uma batida produzida por borrachas de alto efeito."[/i]

Fonte: CBTM

Tinha que ser da CBTM né ?
E sobre a Anti Spin ou Anti Power ou qq coisa assim.
São borrachas lisas ( pinos p/ dentro) mas nao efeito coisa nenhuma.
Agora confundiu ?
ahahahah (desculpe ).
Achava melhor classificar entre borrachas para :
jogadores atacantes
jogadores defensivos
jogadores all round.

[quote=“Doc_SP”:3pm08r0z]Tinha que ser da CBTM né ?
E sobre a Anti Spin ou Anti Power ou qq coisa assim…Agora confundiu ? ahahahah (desculpe).[/quote]
Não “tinha”, apenas fiz citação à uma explanação inicial do assunto em questão já pronto e interessante pra quem tá começando.
Se me confundiu, claro que não. E cabe ao iniciador do tópico (que vc sabe que é iniciante, pois o mesmo declarou) dizer se tem interesse ou não em borrachas antispin.

Bernardo, caso o que foi explanado não tenha te ajudado, basta ser mais direto em sua pergunta, ok?

[]´s

po ja ajudou batante para mim ter uma noção maior quais as propriedades de cada, em geral.

vlww!

Bom caro moderador, já que vc quer colocar as coisas “neste nível” , entao vc deve estar concordando com fatos absurdos como dizer que borracha de pino é para jogador defensivo, pq nao costuma dar muito efeito.(vide Tasaki do Japão por exemplo)
E que borrachas lisas dao mais efeito (e a anti ? é lisa e nao dá efeito(quase)).
Me desculpe, mas como “quase tudo” que a CBTM faz é pela metade, eu citei que tinha que ser da CBTM.
Mas pelo visto vc nao gostou, o que é uma opiniao sua.
Mas tudo bem, vamos deixar assim.
Eu só acho que a explicação deveria ser mais selecionada.
Senao vai começar a ter pessoas por ai achando coisas que nao existem (como dar Top SPin com Anti)
Abraços

Algumas considerações…

Vamos pensar juntos, a CBTM só errou em dar a entender que SEMPRE é pra defensivos, mas convenhamos, 90% das vezes em que se usa pino longo é pq o jogo é defensivo, concorda? Seguindo essa lógica, o artigo não está errado…
E outra, vc tb sabe que não existe regra definitiva pra escolha de material e que o esporte que praticamos é individual, ou seja, por mais “certa” que for essa ou aquela recomendação, sempre vai existir variantes disso, pois cada um é único no mundo.

Vide anterior com um “adeno”: Realmente eles esqueceram das antispin…

[quote=“Doc_SP”:2wemm3rt]Me desculpe, mas como “quase tudo” que a CBTM faz é pela metade, eu citei que tinha que ser da CBTM.
Mas pelo visto vc nao gostou, o que é uma opiniao sua. Mas tudo bem, vamos deixar assim.[/quote]
Hummm… Não me manifestei qto à brincadeira de ser da CBTM, o que disse foi a respeito do “agora confundiu…” Pois como citei anteriormente, o interessado não demonstrou interesse em antispin, daí não ter visto problema na omissão desse tipo de borracha…(diga-se de passagem raríssimamente usada)
Quis apenas passar um material INICIAL com informações BÁSICAS pra esclarecer o novo membro do fórum, minha atitude nada impede que o sr. mesmo ou qq outro membro do fórum possa instruí-lo de forma mais completa e mais adequada ao seu ponto de vista.

“Uma coisa não significa a outra…”

Como o sr. citou, vamos deixar assim, apenas fiz questão de vir dizer que esqueci mesmo das antispin e fazer essas ressalvas.

[]´s

Desculpe-me, mas nao é APENAS isto.
Se for para ser completamente correto, ainda existem pinos que dão mais efeito que várias borrachas lisas (tirando as anti).
A questao nao é o uso pessoal e sim a ESPECIFICACAO de cada borracha.
Generalizar nao serve.
Na minha opiniao, se uma pessoa comum posta “bobagens” é até admissível (com o caso de uns terem dito que o Shoto do Cláudio é ruim, que o Fumihiro nao jogava nada e por ai vai).
Mas na minha opiniao, um Moderador deve colocar as especificacoes o mais completa possível, no intuito a ajudar aos postantes, que se nao souubessem nao iriam perguntar.

Assim sendo o fato de ser lisa ou pino, nao quer dizer muita coisa.
A única certeza de que se tem é que FISICAMENTE sao diferentes, e nao representam um estilo de jogo específico, é ai que eu quis chegar.

Não sei onde vc joga, mas por aqui (em SP) tem vários tipos de jogadores, que inclusive usam anti Spin, Anti Power, pinos que dao drive, e por ai vai.

Apenas para exemplificar, existe um pino da Nittaku que dá efeito; a bolinha fica grudada (como na propaganda da Tackiness da BTY).

É o Nittaku Express.
Ele é tão pegajoso quanto uma Hurricane… rs

Daí não significa dizer que cada moderador deva ser um oráculo com todo saber de todos os materiais existentes, nem de todas as técnicas, fontes de vídeos, história do esporte no mundo e mais “poucos” (claro que ironicamente) detalhes do TM.

Graças a Deus não sofro de complexo nem de superioridade nem de inferioridade, e ajudo aqui no site em conjunto com pessoas que se tornaram amigas, ainda que virtualmente, portanto qualquer um que possa ajudar, o espaço está aberto.

Qto à função de moderador, o nome já diz: Modera.

Não quero e não vou partir pra comentários acerca de sua postura ou à sua pessoa, apenas veja além da sua visão da vida.
Outra: tirei seus negritos, pois são desnecessários.

[]´s

Se o moderador soubesse de todos os detalhes do que tange ao TM nesse caso o moderador não seria chamado de Moderador e sim de Enciclopédia, Quanto a especificação acho que varia de marca pra marca e modelo pra modelo né?

A pergunta do Bernardo070691 foi sobre as principais diferenças delas pelo que eu entendi.

E não quais as especificações de cada tipo de borracha.

e também que já ta virando off-topic né?!

A partir do momento em que o MODERADOR, decide postar uma resposta a uma pessoa que indaga sobre algum assunto, é pq ele presta ao serviço de responder aquilo que ele realmente conhece.
Não disse em momento algum que alguém, ou alguma pessoa, ou algum moderador deva ou sabe tudo de tudo. Apenas que quem responde (e ai é que está a questão) torna o conhecimento obrigatório do que se responde, ou, em outras palavras, se não sabe, nao vai responder dizendo coisas que não sabe.
Apenas isso, mas vc tem o direito de discordar.

[quote=“Wibelinger”:3oul9qjg] Quanto a especificação acho que varia de marca pra marca e modelo pra modelo né?A pergunta do Bernardo070691 foi sobre as principais diferenças delas pelo que eu entendi.E não quais as especificações de cada tipo de borracha.
e também que já ta virando off-topic né?![/quote]
A citada especificação nao é “aquelas famosas CLASSIFICAÇOES” que cada fabricante coloca em cada uma de suas borrachas.
A especificação, primeiramente deve-se às caracterísitcas físicas de cada borracha, ou seja, pinos curtos (com ou sem esponja) pinos longos (com ou sem esponja), borrachas lisas (todas com esponja) com variaçoes no top sheet (vide anti’s). Explicar resumidamente as caracterísitcas de cada uma e pronto. O que nao se pode é generalizar, como dizer que pineiros (ou jogadores que usam pinos) sao defensivos. (vide Jiang jialinag, Chen Longcam, Tasaki, Liu Guoliang etc…) ou que quem usa borracha lisa seja atacante, (Takashima por exemplo dava kato com borracha lisa). Sem contar que coisas como espessura das borrachas alteram muito a caracterísitca de cada uma. É isso que é importante dizer.

[quote=“Doc_SP”:1039hxua][quote=“Wibelinger”:1039hxua] Quanto a especificação acho que varia de marca pra marca e modelo pra modelo né?A pergunta do Bernardo070691 foi sobre as principais diferenças delas pelo que eu entendi.E não quais as especificações de cada tipo de borracha.
e também que já ta virando off-topic né?![/quote]
A citada especificação nao é “aquelas famosas CLASSIFICAÇOES” que cada fabricante coloca em cada uma de suas borrachas.
A especificação, primeiramente deve-se às caracterísitcas físicas de cada borracha, ou seja, pinos curtos (com ou sem esponja) pinos longos (com ou sem esponja), borrachas lisas (todas com esponja) com variaçoes no top sheet (vide anti’s). Explicar resumidamente as caracterísitcas de cada uma e pronto. O que nao se pode é generalizar, como dizer que pineiros (ou jogadores que usam pinos) sao defensivos. (vide Jiang jialinag, Chen Longcam, Tasaki, Liu Guoliang etc…) ou que quem usa borracha lisa seja atacante, (Takashima por exemplo dava kato com borracha lisa). Sem contar que coisas como espessura das borrachas alteram muito a caracterísitca de cada uma. É isso que é importante dizer.[/quote]

olá,
sem querer sair muito do assunto mas
se não puder mais colocar as nossas opiniões, de que vale um fórum de idéias? É melhor usar o google pra pesquisa e pronto.

Importante é saber discordar e compreender q nem sempre as pessoas precisam pensar igual, aliás é na diferença q achamos algo de interessante.

[quote=“isaovet”:ul1x0mma][olá,
sem querer sair muito do assunto mas
se não puder mais colocar as nossas opiniões, de que vale um fórum de idéias? É melhor usar o google pra pesquisa e pronto.Importante é saber discordar e compreender q nem sempre as pessoas precisam pensar igual, aliás é na diferença q achamos algo de interessante.[/quote]
A questao colocada aqui nao é a OPINIAO e sim um texto mal formado pela CBTM, justamente quem deveria ter o maior cuidado ao colocar informações no site.
Se uma entidade que deveria ser especializada, posta um monte de coisas erradas, o que se pode esperar de um fórum amador ?

Sua mensagem foi novamente editada tirando o negrito pois ninguém é cego, como disse anteriormente.

Se é tão amador assim pra seu nível de conhecimento, pq vc veio fazer parte dele?

O tópico será bloqueado, pois a resposta à quem perguntou já foi dada.

[]´s