Borrachas para uma folha de hinoki

Boa tarde!

Senhores caneteiros, quais características de borrachas casam melhor com raquetes caneta japonesa de uma folha de hinoki? Dura, mole, grudenta, não grudenta…

As borrachas chinesas (DHS Hurricane 3 NEO e Skyline 3 NEO), que são grudentas, ficam boas com caneta japonesa? Vejo a internet falando muito bem da H3, mas ninguém mais é caneteiro nesse mundo…

Obrigado!

Igorsep,

borrachas duras e grudentas (chinesas tradicionais) eu não gosto porque o shoto fica muito lento, aí você tem que fazer um trabalho de pernas fenomenal para compensar e atacar “quase” tudo de forehand, ou você atola a borracha de booster para ganhar velocidade. Na minha opinião são mais adequadas para classistas e classinetas que jogam mais próximo à mesa com um jogo a base de efeito e drives rápidos (Na embalagem das borrachas chinesas, geralmente, vem escrito “Fitted Play Loop & Quick Attack”).

A borracha voltada para drive de efeito que eu recomendo para caneteiros é a Baracuda. Uma borracha estilo Euro/jap de densidade média/alta. Ela mantém um shoto razoável enquanto te dá um efeito muito bom, além de um controle alto. Tem um comportamento razoável comparado às chinesas em um jogo a média distância da mesa (principalmente com a nova bola de plástico).

Quer uma borracha para um jogo de ataque controlado que equilibra velocidade e efeito? Donic Acuda Blue P2 ou Acuda S2.

Se quer velocidade acima de tudo, gosto muito da Donic Coppa X1 Gold. Tem uma trajetória de bola baixa e longa. Muito boa para shoto e facilita o jogo a média/longa distância. Principalmente se sua raquete for ofensiva.

Obs: se você estiver com disposição para quebrar o porquinho, tem a Tenergy 05 (efeito) e a Tenergy 64 (velocidade). Preço bem salgado! As borrachas da Donic custam a metade do preço e eu acho muito boas.

Abraço.

Bom, se 2 horas de treino/jogo com uma borracha servir eu gostei do comportamento da Bluefire M1. Comprei uma folha por questão preço/referências, coloquei na minha velha raquete caneta e para jogo ofensivo achei ótima.

Não é borracha para defender, espirra um pouco contra bolas pesadas longas, mas como meu jogo normalmente é ofensivo, aguardando oportunidade para matar o ponto, ela se mostrou bastante efetiva em tornar os ralis curtos quando as oportunidades apareciam. Bastante rápida com spin decente desde que você utilize movimentos amplos. Achei boa para bloqueios ativos, ela devolve a bola rápido para o outro lado da mesa.

Só recomendaria para jogadores ofensivos, não é uma borracha para defender, mas ataca bem tanto sobre a mesa quanto de longe.

Eu perguntei sobre as chinesas justamente porque o preço delas é muito baixo! Custam metade ou até três vezes menos que uma Acuda, por exemplo. Como estou voltando a jogar agora, quero ir subindo o gasto com borrachas gradativamente… Pensei em comprar uma Bluefire, uma Rakza 7, uma MX-P pra só então tentar uma Tenergy. A chinesa que citei seria o ponta-pé inicial, ainda antes da Bluefire.

Meu jogo é equilibrado, por enquanto. Não sou um Ryu Seung Min tentando atacar toda bola, mas vejo que estou tendendo a esse estilo de jogo. Por enquanto, gosto de colocar bastante efeito nos saques e nos drives e faço poucos bloqueios ativos, apesar de usar o backhand ofensivamente com certa frequência.

Também estou voltando a jogar agora. O corpo não obedece, mas você consegue analisar o material.

Pelo que você falou do seu jogo eu não iria de Bluefire, mas essa é minha única experiência com borrachas novas já que vinha treinando com minha velha Mark V. Comentei sobre a M1 justamente por tê-la colocado em uma raquete com a característica que você mencionou e das tensionadas com boas referências foi a que encontrei com preço mais acessível para essa raquete que estava encostada. Os preços aqui no site inclusive estão ótimos, acabei pegando em outro lugar apenas porque precisava ela no mesmo dia para ter com o que treinar.

Igor, sou caneteiro que usa material chinês no FH, e posso te confirmar exatamente o que o LuizGustavoBH te disse.

Igorsep, borrachas duras e grudentas (chinesas tradicionais) eu não gosto porque o shoto fica muito lento, aí você tem que fazer um trabalho de pernas fenomenal para compensar e atacar "quase" tudo de forehand, ou você atola a borracha de booster para ganhar velocidade. Na minha opinião são mais adequadas para classistas e classinetas que jogam mais próximo à mesa com um jogo a base de efeito e drives rápidos (Na embalagem das borrachas chinesas, geralmente, vem escrito "Fitted Play Loop & Quick Attack").
Mesmo com booster, é praticamente impossível definir um ponto no shoto com material chinês, a não ser que a pessoa do outro lado ponha muita velocidade e você rebata aproveitando a energia da bola dele (a outra hipótese seria você ser um extraterrestre como o Ma Lin, mas descartemos isso kkkkk). Tanto que meu jogo é de loops próximo a mesa (não me afasto mais que 1,5 m senão eu perco o ponto, mesmo com booster na borracha). O próprio Xu Xin não usa shoto se você ver, ele prefere fazer o BH classineta do que fazer shoto com a Hurricane dele.

Em praticamente toda a mesa tenho que cobrir com meu FH, mesmo sendo classineta (pois o BH classineta não chega a ser tão efetivo como clássico), e isso cansa muito a perna, pois é um movimento que você tem que ir e voltar do lado direito pro esquerdo da mesa o tempo todo. De início, não te recomendo isso, pois pode prejudicar um pouco o aprendizado. Apesar de que se você for caneta japonês você precisará usar e muito o pivô, vide o jogo do Ryu Seung Min.

Hinoki é uma madeira macia, então pra ela são boas borrachas de feeling macio, como a Donic Coppa X1, Coppa Silver, ou Xiom Vega Europe (apenas alguns exemplos). Ao usar material chinês no FH com Hinoki sua raquete irá tremer demais na batida, porque sua borracha vai ser dura e sua madeira macia. Não é uma sensação nada agradável, vai por mim. A Moristo RS da Nittaku também é bem macia e tem boa velocidade. Apesar do preço, as borrachas chinesas requerem um tipo bem específico de jogo e te limitam mais do que uma tensionada por exemplo.

E, de fato, caneteiro está cada vez mais difícil encontrar, infelizmente.

Pelo o que eu entendi você quer uma borracha chinesa com características de euro/japa por causa do preço se for isso o pessoal dos fóruns internacionais recomendam a 729 aurora, a lkt rapid speed. Eu já experimentei a yinhe Mars, ela é bem lenta comparada com as tensionadas mas é bem macia, talvez a moon fique legal também

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Boas dicas, galera! Muito obrigado!

Dessas mais baratas, já tive a oportunidade de testar a 729 Focus 3 Snipe, Globe 999 e Galaxy Mercury 2. Encomendei uma Galaxy Moon e uma LKT Rapid Speed, mas ainda não chegaram.

Das três que testei, a Mercury 2 é a que mais se comporta como uma Tenergy (aquele efeito catapulta). Gostei bastante da 999 e da Snipe também. Me lembraram um pouco a Sriver. Achei todas muito boas, ainda mais quando se vê o preço. A Snipe é a que tem mais spin e a 999 é a mais all-around

[quote=“Igorsep” post=106186]Boa tarde!

Senhores caneteiros, quais características de borrachas casam melhor com raquetes caneta japonesa de uma folha de hinoki? Dura, mole, grudenta, não grudenta…

As borrachas chinesas (DHS Hurricane 3 NEO e Skyline 3 NEO), que são grudentas, ficam boas com caneta japonesa? Vejo a internet falando muito bem da H3, mas ninguém mais é caneteiro nesse mundo…

Obrigado![/quote]

Bom dia Igor.
Borracha chinesa pra caneta japonesa não presta, na minha opinião. Até dá pra jogar, mas complica muito alguns fundamentos, então acho mais negócio uma borracha tensionada com muito efeito pra tentar aproveitar o melhor dos dois mundos. 1-ply hinoki combina com uma infinidade de borrachas, mas seria interessante vc relatar como é teu estilo de jogo e suas preferências (efeito, velocidade, etc…).
Abraço.

[quote=“didiosan” post=106199][quote=“Igorsep” post=106186]Boa tarde!

Senhores caneteiros, quais características de borrachas casam melhor com raquetes caneta japonesa de uma folha de hinoki? Dura, mole, grudenta, não grudenta…

As borrachas chinesas (DHS Hurricane 3 NEO e Skyline 3 NEO), que são grudentas, ficam boas com caneta japonesa? Vejo a internet falando muito bem da H3, mas ninguém mais é caneteiro nesse mundo…

Obrigado![/quote]

Bom dia Igor.
Borracha chinesa pra caneta japonesa não presta, na minha opinião. Até dá pra jogar, mas complica muito alguns fundamentos, então acho mais negócio uma borracha tensionada com muito efeito pra tentar aproveitar o melhor dos dois mundos. 1-ply hinoki combina com uma infinidade de borrachas, mas seria interessante vc relatar como é teu estilo de jogo e suas preferências (efeito, velocidade, etc…).
Abraço.[/quote]

Por enquanto dou ênfase ao efeito no meu jogo. Não ataco todas as bolas, mas estou sempre tentando drive. Meu jogo é mais Kim Taek Soo que Ryu Seung Min.

Certo. Baracuda, M1, M2, Vega Pro, Rasant, Rasant Grip, Rasant Turbo, Magna TX são ótimas opções. Uma forma de selecionar entre as opções é definir a dureza da esponja e o quanto vc quer de velocidade. Mas qualquer uma delas vai te atender bem.