Borrachas para classineta DHS Power G13

Olá, amigos!

Estou treinando há alguns meses no estilo clássico, mas quero também diversificar meu jogo e experimentar o estilo classineta chinesa.

Em viagem recente à China, comprei uma raquete DHS Power G13 estilo classineta e gostaria muito das sugestões de vocês para borrachas, levando em conta que jogo mais perto da mesa e gosto de atacar. Tenho preferência por pino curto na frente e borracha lisa atrás, pois quero facilitar a recepção de saques e atacar sem ter que usar muita força e poder fazer meus próprios saques com a borracha lisa. Me considero iniciante no esporte, mas já consigo fazer boas partidas.

Pensei na seguinte configuração e gostaria de saber o que vocês acham:

Frente: Yasaka Xtend PO
Trás: Xiom Vega Europe

Aproveito para perguntar mais sobre as esponjas que são aplicadas junto com as borrachas. Devo utilizá-las? Uma classineta não ficaria muito pesada com esponja e borracha nos dois lados? Lembrando que a DHS Power G13 é de carbono, então é mais leve.

Grande abraço a todos e bons treinos!

:cheer:

Eder, prazer falar contigo, e principalmente por ser classineta de pino curto kkkk. Tá bem raro de ver esse jogo hoje, especialmente na época de bola livre de celulóide. Você já tem nome de classineta de pino curto então não terá dificuldades kkkk.

Brincadeiras a parte, as madeiras da DHS mais ofensivas geralmente tem toque bem duro mesmo, que é ideal pra você que curte pino curto. A borracha no BH está excelente pra ti na minha opinião. Se você quiser algo um pouco mais rápido pode escolher a Xiom Vega Pro, mas creio que não terás necessidade.

Eu usei pino curto por um tempo (4 meses). Não sei tanto quanto outros usuários aqui (Nakata, por exemplo, é especialista em pino curto), mas na minha opinião os mestres em fabricar pino curto são os chineses, por mais que existam pinos curtos mais modernos de outras marcas hoje em dia etc. O que eu usei foi o 652, da DHS, ele é super famoso, pois é um clássico dos pinos curtos chineses. Ele tinha batida bem dura e ainda permitia você fazer “mini-topspins” em cima da mesa, colocando um pouquinho de efeito na bola ainda. Para recepções em cima da mesa, adorei ele também. E o legal de pino curto é que basta a bola estar uns 3 dedos acima da rede que você pode bater chapadão que ela passa.

Aqui você tem reviews do DHS 652.
http://ooakforum.com/viewtopic.php?t=3404

Quanto ao peso da classineta, você sentirá um pouco de estranheza no começo. Borracha dos dois lados pesa muito pra caneteiro, vai por mim. Foi uma das primeiras dificuldades que tive ao passar do estilo clássico ao classineta (por coincidência, fiz o mesmo caminho que você). No in´cio, principalmente no BH de classineta, eu tinha muita lentidão (peso da raquete), pois a alavanca é muito não espontânea mesmo, vai demorar um pouco pra você pegar o jeito. É perfeitamente possível você sacar com pino curto, inclusive eu fazia isso, pois tinha dificuldade em girar com lisa. É até melhor pois te ajudará a colocar mais giro quando você pegar uma lisa, por isso fiz essa experiência com pino curto por esse período. O shoto com pino curto é um golpe que surpreende demais os oponentes, pois a bola passa bem rasante a rede, pode investir nele.

Diogo, muito obrigado pela resposta tão completa!

Na verdade, como eu disse, estou treinando estilo clássico. Tenho uma DHS Magic A05 com Hurricane III no FH e Hurricane II no BH. Estou melhorando cada vez mais meu jogo no estilo clássico, pois sempre joguei caneta quando criança/adolescente (hoje tenho 33 anos).

Acho que eu passo pelo dilema de muitos jogadores: que estilo de pegada adotar? Sempre gostei de jogar caneta, mas no clube onde treino fui estimulado a adotar o estilo clássico, que venho gostando e não pretendo abandonar até que me considere razoavelmente adaptado.

Mas, como já tenho essa madeira classineta DHS Power G13, gostaria de, por que não, poder alternar um pouco e fazer alguns treinos nesse estilo, até mesmo para ver se consigo me adaptar.

Pelo que entendi do que você falou, a borracha pino curto enfrenta mais dificuldades com a bola nova, correto?

Outra coisa, eu devo adquirir essas borrachas com um amigo que vem dos EUA, e as que eu encontrei no Amazon com frete nas condições que me atendem são essas, o que acha?

729 modelo 802-40
729 modelo 802
Galaxy/Milkyway modelo Pluto
JOOLA modelo Express Ultra

Obrigado!

Caro Eder, tenho 23 anos, e talvez passei por esse caminho, ou melhor ainda passo. Respondendo suas perguntas.

Acho que eu passo pelo dilema de muitos jogadores: que estilo de pegada adotar? Sempre gostei de jogar caneta, mas no clube onde treino fui estimulado a adotar o estilo clássico, que venho gostando e não pretendo abandonar até que me considere razoavelmente adaptado.
Comecei a jogar em 2007 como estilo clássico. Aos poucos fui aperfeiçoando meus golpes, e me tornei um looper. Mas em 2014 senti algo estranho. Meus golpes entravam, eu ganhava bastante jogos, mas não me sentia bem. Por que? Porque meu jogo estava previsível demais, todo mundo já sabia que eu ia pro loop drive (tanto no FH quanto BH), e por mais que eu fizesse os pontos e ganhasse jogos, eu não ficava feliz. E daí resolvi mudar pro classineta, porque queria ter mais mobilidade no meu pulso, fazer fintas no saque, ter mais recursos (como shoto e backhand classineta). E comecei a ver que naturalmente eu sou um caneteiro, porque faço muita finta de pulso em cima da mesa. Não mudarei mais. E, infelizmente, a tendência do mundo do tênis de mesa é todo mundo virar clássico e jogador de drive. Por isso gosto de jogar e conversar com caras que usam pino, anti, etc.

Logo, jogue o que te faz sentir bem e feliz (esqueça resultados por enquanto). Não iremos ser campões do mundo nem ganhar do Ma Long, então siga esse conselho a risca kkkkk.

Infelizmente, muitos técnicos (como o meu primeiro) tendem a iniciar o atleta no estilo clássico, o que ao meu ver é totalmente errado. Cabe ao longo do tempo o atleta decidir também, pois aprendizagem é um processo que não tem retorno imediato. Um caso muito famoso é o de Cazuo Matsumoto. O dele é até pior que o nosso, pois ele é jogador de alto rendimento e caneteiro tradicional (raríssimo hoje em dia). Em uma época ele estava perdendo muitos jogos, e consultou o treinador dele, Mauricio Kobayashi para mudar pra clássico. Mauricio não deixou, pelo contrário, estimulou ele a continuar caneta e deu no que deu.

Uma das razões pra todo mundo virar clássico é culpa da própria ITTF, que prega “diversidade no esporte” (com umas 500 aspas do lado). Quando tinha bola de 38mm, havia uma diversidade imensa de jogadores comparados a hoje. Essa bola nova livre de celulóide é mais lenta que a de celuloide de 40mm. É uma bola com material pior, mais cara (não sei porque), com diâmetro irregular (algumas chegam a ter 42mm) e mais quebradiça. Pior que isso só se eles colocarem bola de tênis ou boliche pra gente jogar. Ou seja, com o jogo cada vez mais lento, a tendência de cair em rally é alta demais, então teremos uma sequência de drives. E, como você bem sabe, caneteiro sempre foi um estilo de definição rápida (vide Liu Guoliang e Ma Lin), não é natural do caneteiro ir pra rally (a não ser extraterrestres como Xu Xin, mas deixemos pra lá). Por isso você sentirá um pouquinho a mais de dificuldade, pois seu shoto será mais lento do que com a bola de celuloide. Mas nada que um pouco de prática faça você chegar lá. E, por mais que essa bola seja lenta, vale a pena investir muito em saque e recepção, pois é a base do jogo de todo caneteiro. Mesmo com essa bola nova, muita gente ainda engole saque ou recebe errado (serviço e recepção é a base do nosso esporte).

Das borrachas que você citou, normalmente as da Friendship são pinos muito bons. O 729 modelo 802 o pessoal fala bem dele. Se você quiser mais algo mais rápido, esse da Joola vem com um efeito cola rápida que dá mais velocidade. Mas eu tentaria o 729 modelo 802, pois sua madeira já é bem rápida.

Boa tarde! estou voltando a jogar depois de cerca de 5 anos parado e também estou procurando um material novo… sou classineta e pretendo justamente colocar um pino curto no FH e uma lisa no BH kk gosto de dar muitos drives no FH e bater com o BH mas minha dificuldade em recepcionar saques me fez olhar para o pino… sou ofensivo e jogo a curta-média distância da mesa, e pensei na DHS 652 ou Raystorm da BTY… alguma dica pra esse estilo de jogo?

abraço, Felipe

esqueci de mencionar: eu fiz um orçamento com o seguinte conjunto:

Madeira: Donic Burn OFF CS
FH: DHS 652
BH: Donic Bluefire M2

o que vocês acham dessa combinação para esse estilo de jogo? obrigado, att