Galera, gostaria de criar este tópico para quem, mesmo tendo bastante experiência no tênis de mesa, nunca teve a oportunidade de se aventurar muito na questão de materiais por conta da condição financeira. Esse é exatamente o meu caso.
A AliExpress ajuda bastante pessoas que passam pela mesma situação, pois permite comprar uma grande variedade de equipamentos com um excelente custo-benefício.
Eu mesmo já experimentei diversos tipos de borrachas chinesas da AliExpress, de marcas como Yinhe, Sanwei e Friendship. Também já testei pino longo, pino curto, pino médio, entre outros. Mesmo assim, sinto que até hoje ainda não encontrei o equipamento ideal para o meu estilo de jogo, e acredito que muita gente se identifica com isso.
Agora quero começar a experimentar borrachas híbridas. Pelo que sei, elas possuem um topsheet pegajoso combinado com uma esponja de estilo europeu. Corrijam-me se eu estiver errado. Ou seja, seriam borrachas tensionadas, mas com um topsheet grudento.
O objetivo deste tópico é saber se vocês conhecem borrachas híbridas da AliExpress que consigam bater de frente com modelos de grandes marcas, como Xiom, Joola e Tibhar.
Se puderem me recomendar algumas, agradeço desde já. E, se possível, comentem também se gostaram mais da borracha no forehand ou no backhand (e o porque disso) e qual madeira utilizaram.
Ainda dá tempo de mudar o foco e parar de procurar. Fará bem para o seu bolso e para o seu jogo hahahahahahah.
Não é rigorosamente isso, mas o desvio não é culpa sua, e sim de como vendem a coisa mesmo. “Grudento” (e sei que você não está inventando algo, realmente é muitas vezes caracterizado assim) é meio que um exagero que usam, como se a forma de contato do topsheet destas híbridas fosse igual às chinesas, que realmente parecem “colar” a bola na borracha. E não estou esclarecendo isso por mera semântica (o que seria bobagem), mas como você ainda não testou, é para evitar que crie uma expectativa irreal.
Isso posto, simplificando um pouco as coisas, elas possuem esponjas geralmente mais duras e um pouco mais lentas em comparação às típicas japonesas e europeias, e sim, tensionadas, mas importante considerar que nem por isso significa que as chinesas não sejam. E no final das contas, hoje em dia tem até iniciante usando booster mesmo, então praticamente tanto faz.
Agora, dado que no AliExpress estas opções baratas são justamente borrachas chinesas, não faria tanto sentido buscar por alguma que tente ser europeia ou japonesa, o que é um certo de caos de identidade hahahahahahah. Mesmo assim, de fato, hoje em dia a oferta de borrachas no mercado chinês está muito mais variada, com uma qualidade bem melhor que num passado não muito distante, e agora mais acessíveis com os marketplaces globais como o AliExpress. De qualquer forma, “bater de frente” com ESNs (europeias) e Butterfly (japonesas)? Não, e ao custo das borrachas que existem no AliExpress, não vai acontecer, porque mesmo as tais “grandes marcas” passaram por gerações de produtos antes de chegar a algo amplamente bem aceito, o que não é barato. Porém, significa que não há nenhum caso em que possam ser uma opção? Definitivamente não. Isso justamente porque muitas vezes se superestima a necessidade de requisitos do material, e que até boa parte da jornada do jogador, quando em desenvolvimento, ele consegue tirar bem pouco do potencial da borracha, e portanto não precisa de uma borracha feita para quem joga no limite. Ou seja, hoje é perfeitamente coerente iniciar com uma raquete num custo total de cerca de 150 reais ou menos, e sendo realista e focando no que importa, até ficar nisso ou não muito mais por um bom tempo. Daí em diante, vai do equipamento que segura a raquete.
Sobre opções que testei que chegam um pouco mais próximas de características de uma europeia ou japonesa (mas lembrando, ainda assim não substituível em qualquer caso), me lembro da Loki Arthur (acho que Asia), que é uma tentativa de cópia bem descarada da linha Vega da Xiom hahahahahah. De qualquer forma, testei muito brevemente, e apenas arriscaria dizer que não é a mesma coisa nem que isso duraria, mas dentro deste teste, me pareceu razoável. Tratando com booster, talvez ainda ficaria um pouco melhor, mas é bem ousado comparar com borrachas europeias ou japonesas.