Borrachas e Raquetes

:oops: SORRY…
Desulpem a ignorância, mas alguém poderia me dar maiores( e melhores) informações sobre borrachas e raquetes ? :?: :?: É que ``as vezes me perguntam e eu não consigo explicar porque não tenho os fundamentos do esporte, e jogo muito mais por paixão ao esporte do que para adquirir técnica propriamente dita!!!
Gostaria de saber mais sobre viscosidade influenciando o jogo; o fato da borracha ser mais ou menos elástica; esponja mais dura ou mais mole; esponja maior ou menor; quando o efeito é mais importante que a velocidade, quando o controle é mais importante; maciez e dureza da borracha; atrito das borrachas lisas e de pino; etc!!! Na verdade, gostaria de uma aula sobre o assunto,né… :?: :?: :?:
Quanto às raquetes gostaria, mais uma vez, de abusar da boa vontade de vocês aí do fórum e saber mais sobre rigidez das madeiras; o que são madeiras de melhor toque, maior sensibilidade, menor sensibilidade; maciez da raquete; etc… O que vocês puderem me informar já está valendo, flw!!!
Fico grato, atodos que puderem me ajudar de qualquer forma…
Um abraço a todos que contribuem para o melhor site de TM do Brasil…
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Estilo de jogo: OFF Classineta
Material utilizado:
BORRACHAS: YASAKA Mark V M2 (Fore) e YASAKA X - Tend S (Back)
RAQUETE: YASAKA J. P. Gatien Extra

[quote=“Thunder_Ball”:prlwan55]:oops: SORRY…
Desulpem a ignorância, mas alguém poderia me dar maiores( e melhores) informações sobre borrachas e raquetes ? :?: :?: É que ``as vezes me perguntam e eu não consigo explicar porque não tenho os fundamentos do esporte, e jogo muito mais por paixão ao esporte do que para adquirir técnica propriamente dita!!!
Gostaria de saber mais sobre viscosidade influenciando o jogo; o fato da borracha ser mais ou menos elástica; esponja mais dura ou mais mole; esponja maior ou menor; quando o efeito é mais importante que a velocidade, quando o controle é mais importante; maciez e dureza da borracha; atrito das borrachas lisas e de pino; etc!!! Na verdade, gostaria de uma aula sobre o assunto,né… :?: :?: :?:
Quanto às raquetes gostaria, mais uma vez, de abusar da boa vontade de vocês aí do fórum e saber mais sobre rigidez das madeiras; o que são madeiras de melhor toque, maior sensibilidade, menor sensibilidade; maciez da raquete; etc… O que vocês puderem me informar já está valendo, flw!!!
Fico grato, atodos que puderem me ajudar de qualquer forma…
Um abraço a todos que contribuem para o melhor site de TM do Brasil…
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Estilo de jogo: OFF Classineta
Material utilizado:
BORRACHAS: YASAKA Mark V M2 (Fore) e YASAKA X - Tend S (Back)
RAQUETE: YASAKA J. P. Gatien Extra
[/quote]

vc repetiu a msm coisa 2 vezes em (esponja mais dura ou mais mole=maciez e dureza da borracha…madeiras de melhor toque=maior sensibilidade)
borrachas
-viscosidade: viscosa eh parecido c/ grudento…ela faz a bola ficar mais tempo em contato c/ a borracha, geralmente dando mais efeito
-elasticidade: eh o quanto o efeito catapulta de cada borracha age, ou seja, o qto a bola eh eslingada…geralmente saum as mais moles
-espessura da esponja: esponjas mais grossas dao mais velocidade, mais efeito e mais efeito catapulta…esponja mais finas, daum mais controle, menos efeito e akele barulho de madeira e sensacao de estar batendo chapado
-moleza/dureza: tem relacao difereta c/ elasticidade…uma borracha mais dura tende a ser menos elastica e a mole tende a ser mais elastica…a borracha dura requer uma melhor tecnica e a mole c/ uma tecnica imperfeita ainda consegue entrar na mesa o drive…a real velocidade das borrachas moles esta na hora em q ela sai da raqt e a real velocidade das borrachas duras estaum depois q ela pinga na mesa do adversario pq ela espirra mais dificultando a defesa e contra-ataque…
-atrito: tem relacao direta c/ a viscosidade, e as borrachas c/ mais atrito daum mais seguranca qdo dah-se o drive ela tende a naum cair na rede…as c/ menos se vc pegar c/ um angulo fechado, ela tende a cair…
-pino: o unico q possui atrito consideravel eh o pino curto, o resto possui um atrito bem baixo…o pino baixo devolve a bola como se vc tivesse usando borracha (soh q tem menos efeito e mais velocidade) eh mais chapado…o longo devolve a bola c/ o mesmo giro de origem, porem c/ tipo de efeito diferente…ou seja se vc der um drive, e o klra pegar de pino longo, a bola volta c/ backspin…olhando a mesa de perfil vc esta do lado direito e o kra do esquerdo da mesa, se vc bate c/ topspin, a bola roda no sentido anti-horario e ele pega de pino, a bola volta c/ o backspin pq ela continua rodando c/ sentido anti-horario…

                                 raquetes

-rigidez: p/ mim eh se ela eh mais firme ou mais shosha
-sensibilidade: madeiras de melhor toque naum saum necessariamente as c/ melhor sensibilidade…sensibilidade eh qdo vc sente a bolinha entrar na raqt e dps sair…vc tem esse feeling, essa percepcao…agora, como feeling eh subjetivo o melhor toque eh akele q vc gostar…as mai sensiveis vc sente mais a bola entrar e sair…as de menos, vc naum sente a bola entrar e sair…
-maciez: geralmente as madeiras mais macias saum menos rigidas, se vc dah uma batida numa quina ela jah provocada varios danos, ela sente mais a bola e a bola fica mais tempo na raqt, provocando mais curva…geralemnte ela eh mais lenta e o material usado na fabricacaum saum madeiras mole exemplo hinoki e; arylate…tendencia a ser mais controle
geralmente as mais duras saum mais rigias, mais resistentes a pancadas na quina, sente menos a bola e a bola fica menos tempo em contato da raqt, provocando bolas mais retas…geralmente ela eh amis rapida e o material usado geralmente saum madeiras compressadas e; carbono, vidro, alumio, titanio, kevlar…tendencia a ser menos controle

td isso q a gente escreveu esta escrito em posts passados…

Valeu Kyo!!!
Obrigado pela boa vontade e pela paciência dispensadas às minhas indagações… :smiley:

Quem tiver algo mais a acrescentar, por favor, deposite as opiniões e experiências sobre características das borrachas e raquetes que serão bastante úteis para mim!!! 8O

Sou bastante grato a todos que puderem contribuir… :smiley: