Borrachas diferentes no FH e no BH

Oi pessoal.
Eu jogo tenis de mesa há pouco tempo. Minha empunhadura é classica.
Gostaria de saber porque a maioria dos classistas escolhem 2 borrachas diferentes (FH e BH). Existe alguma regra?

No meu caso, que gosto de atuar um pouco afastado da mesa e aplicando drives, que combinação seria indicada?

Atualmente uso uma raquete chinesa carbonada. FH - Yasaka GPS
BH - TSP D-top. QUero mais velocidade!!!

Agradeço as dicas.

Não, não há regras formais a respeito; apenas regras conceituais. As borrachas de esponja mais macia tendem a propiciar mais controle e, quanto mais fina, mais controle, porém menos velocidade. O contrário também é verdade, claro: Borrachas de esponja mais dura e/ou espessas dão menos controle em troca de mais velocidade.

Quanto à borracha que cobre a esponja, bem há uma gama enorme de aderências. Desde as anti-spin que não dão quase nenhum efeito, às chop, que são as defensivas de maior efeito. Também borrachas lisas ofensivas (mais rápidas) apresentam uma grande variedade de aderências (isto você tem de verificar junto às tabelas do fabricante que você eleger).

Como vê, as borrachas diferentes proporcionam maior ou menor controle, maior ou menor velocidade, maior ou menor efeito. Como há pessoas que têm melhor domínio no backhand do que no forehand, elas põem uma borracha mais rápida no BH e uma de maior controle no FH para compensar sua deficiência neste lado; ou também porque sinta-se bem em dar drives de FH etc. Outras, quase sem BH e com problemas de recepção põem pino desse lado e uma borracha lisa no FH, de modo que a coisa segue assim, variando conforme o gosto e deficiências ou qualidades pessoais, tendo cada um que descobrir a combinação que melhor lhe satisfaça. :wink:

Claro, não nos esqueçamos das raquetes: As carbonadas são rápidas, mas não nos deixam “sentir muito” a bola. Borrachas rápidas com raquetes rápidas não costumam nos levar muito longe… A máxima de que “potência sem controle não leva a nada” é válida aqui. O melhor para quem tem raquete rápida talvez seja uma borracha de esponja macia e média velocidade… Raquetes de madeiras tradicionais dão maior sensibilidade e, então, já podem receber borrachas mais rápidas, etc, etc etc :roll:

Valeu marcioalves.

Mas no meu caso, que estou sentindo a necessidade de mais velocidade, quais seriam as mais indicadas?

Muita gente costuma usar borracha de esponja macia no FH (pra facilitar os drives?) e esponja dura no BH (pra travar?).

Essa é uma boa combinação?

E se eu colocar borracha macia nos dois lados? Vou perder alguma coisa?

Espero respostas pra me ajudarema decidir.

Obrigado.

Uso duas borrachas macias de espessuras maximas e me sinto a vontade em relação a velocidade e controle minha madeira é macia e o controle ta show de bola borrachas diferentes é bom para ajudar a pegar tato pela coisa percepção sentir diferenças entende.