Borrachas chinesas servem para iniciantes sim!!!

Este assunto ja foi discutido e ainda veio a tona hoje mesmo aki no fórum. Soh não postei minha opinião la pq o tópico tinha outro objetivo.

Eu digo q é possível recomendar uma borracha chinesa para um iniciante. Como síntese dos meus argumentos: Vcs acham q os pivetinhos chinese começam jogando com borracah japonesa no fore e só depois põe uma hurricane na raquete?

Acho q não. Lembro q há muito tempo atrás o membro jocalucas fez um topico parecido e falou q não recomendava chinesas para iniciantes porque eles poderiam pegar vicios de movimento. COmo todo respeito isso eh um absurdo.

Só porque a técnica para borrachas chinesas eh diferente da pra borrachas japonesas e européias não quer dizer q ela está errada. E apenas um estilo diferente, e muito efetivo por sinal.

Dizer q iniciantes devem optar por somente borrachas japonesas eh parecido com o nosso “amigo” q diz q todo caneteiro deveria se tornar classista e os caneteiros vão acabar.

Um ponto a mais pra ela foi oq o Jadson falou: eh mais facil mudar da borracha chinesa pra japonesa do que o contrário. Além de elas serem bem mais baratas.(mas ainda deveriam ser usadas apenas no fore, salvo alguns estilos de jogo bem específicos).

Então quer dizer q todo mundo deve começar com chinesa? Não. Ela eh apenas mais uma alternativa, que não devemos simplesmente descartar para todos como acontece.

PS: Vale lembrar que por chinesa quero dizer borracha de características chinesas, ou seja algumas borrachas feitas em outros lugares fora a china tb estão aqui. E o contrário também vale. Tem borrachas chinesas q poderiam ser ocnsideradas japonesas.

qual sua opinião sobre isso?

Essa foi boa ::pulando2:: ::pulando2::

Abraços,

Mazinho

Comecei jogando com chinesas, tinha alguns vicios porque jogava tenis de quadra, e foi dificil resolver meu fore. Fore e movimentação eram os mais dificeis que eu tive que batalhar muito pra consertá-los a ponto de ficar pelo menos razoavel. O back é um problema muito grande, porque eu sempre jogava com chinesa sem cola, tipo 729 wang nan no back, borrachas duras, e só fazia bolas de spin no back, não tinha velocidade. Meu back era spin e bloqueio. E depois que experimentei algumas japonesas, meu movimento continuava o mesmo, aí voltei pra Hurricane, com cola agora, e aos poucos to consertando. O pior mesmo, é o cotovelo saindo do lugar toda hora. Fore já consegui arrumar, e movimentação, era um problema enorme, eu não conseguia ocupar a mesa, a ponto de até tropeçar depois dos 15 anos (comecei tenis de mesa com 14 faço 17 em março). Assim, eu acredito no seguinte, assim que um atleta começa a jogar, o técnico deve perceber suas habilidades e deficiências, mostrar a ele videos de katos, jogadores como kreanga ofensivos, jogadores com back mais bloqueador tipo waldner, mostrar videos de vários tops, e perguntar ao atleta qual ele gostaria mais, sendo que o técnico deve indicar alguns no qual o atleta pode ser bem sucedido. Após essa etapa, caso o atleta tenha se identificado em jogar proximo a mesa, porque não usar chinesas? Aí vem o problema da cola, se ele aprender a técnica desde cedo, em cima da mesa, raspando tudo, sem chapar nada, dá pra jogar de chinesa sem cola, afinal ele nunca vai ter experimentado a cola rápida e acostuma. Mas atletas que gostam de abrir os pontos, tipo timo boll, kreanga, maze, schlager, sem cola e sem borracha rapida, pode desistir das chinesas, é dificilimo ter um jogo semelhante ao kreanga sem uma madeira e borrachas extremamente rapidas. Eu acredito que, chinesas pra iniciantes, são excelentes na maior parte dos casos, porque gastam pouco, e o atleta aprende a cavar (cozinhar) legal, aprende os fundamentos de bloqueio, mesmo tendo uma dificuldade maior pra começar a atacar. Eu jogo de hurricane, e tem gente que acha impossivel usar chinesa, bom, quem usa japonesa por anos, realmente, não consegue se acostumar as chinesas que exigem mais esforço em certos golpes.

Concordo em quase tudo com vc jornalista, apesar de mostrar os videos de varios tops ser algo meio distante pra um brasileiro…

Só q dizer q Boll, Maze, Kreanga etc jogam abrindo e isso eh quase impossivel com chinesas não dá! Os chineses são especialistas nos ataques de 3ª bola e os europeus q tem um jogo mais voltado para trocas de bola em geral. Claro q os ataques não irão voar a menos que vc faça um esforço enorme(maior ainda quando se está longe da mesa, só ver o wang hao girando a raquete quando troca bolas de longe), mas isso não eh tão necessario para eles ja que a menor distancia dificulta tudo por oponente.

E quanto às pessoas que dizem que as chinesas são uma bosta, isso eh quase tradição no brasil. É coisa do tipo: “Nem tente, vc num vai conseguir jogar.” “Hurricane eh uma bosta.”

Claro. Eh tudo bosta, apenas todos os chineses as usam e ganham quase a totalidade dos torneios de que particiapam.

Só uma coisa para se considerar. As borrachas chinesas que são vendidas no Brasil geralmente vem somente com esponjas grossas (maiores que 2.0) o que com certeza torna mais difícil para iniciantes.

Essa foi uma observação muito importante.

Quem possui a coleção completa do Videos de Treinamentos dos Chineses (acho que eram 17), poderá observar que em alguns momentos, a câmera focaliza a raquete dos jogadores mirins.

E verá que a espessura da esponja dela é finíssima (de 1 a 1,5mm) no máximo.

No entando a uma solução para tal. Basta comprar o topsheet e esponja separadamente e customizar a borracha.

Mas não encontrei, em anuncio algum esponjas com espessuras menores que 2,15mm

Abraços.

Para ter uma borracha chinesa nessa espessura, basta pegar uma DHS K3005, que vem com a 6512 q eu acho ser 1.6. Ou 1.8 se for igual a vendida solta.

E num da pra dizer prum iniciante compra esponja e topsheet separados. Tá fora da realidade isso.

Mola, quando eu falei abrir os pontos, não significa finalizar como chineses geralmente fazem, quando falei em abrir pontos, significa realmente começar uma longa troca de bolas, geralmente afastados da mesa. Pode perceber que, o kreanga , jamais abriria um back naquela velocidade, tão longe da mesa, com uma chinesa, sem cola.

Tem esponja chinesa 1.8 e 2.0:
http://store.alphatabletennis.com/cs.html
E para customizar topsheet chinesa com esponja japonesa tambem dá:
http://store.alphatabletennis.com/js.html

Tem outras em outro site:
http://www.hiqua.com/pingpong/sponge.htm

Mas com certeza montar borracha não é algo para iniciantes.

O Mazinho vende as borrachas Globe 999T e Globe Super Rubber com esponja 2.0 japonesa! Tá de promoção e ainda vem com DVD ou VCDVD de brinde!

Sim, é mais do que óbvio que um cara iniciante não teria condições de customizar uma borracha SOZINHO.

Mas entenda-se que em todos os foruns do mundo, inclusive esse, recomenda-se a um jogador iniciante, o acompanhamento de um técnico ou um jogador mais experiênte para orientá-lo.

É quase inadmissível a estruturação completa de um jogador iniciante de TM, aprendendo tudo sozinho e apenas vendo videos ou fotos relacionados a TM.

Os futuros vícios de movimentos e a grande perda de energia em decorrência disso é iminente.

Claro, no Brasil não é muito fácil encontrar pessoas experiêntes o suficiente para tal tarefa, mais ainda em regiões aculturadas ao esporte.

E como disse o amigo Mola, este jogador terá a opção de escolher a um desses modelos citados acima, que não há quase nenhum problema.

Mas um acompanhamento ténico/profissional é mais importante do que a escolha de um bom material para um iniciante.

Abraços

Verdade, te interpretei errado.

E Kamikaze, realmente o ideal é ter um técnico para acompanhar o iniciante desde o primeiro dia de treino. Mas ter o técnico não torna o processo menos trabalhoso, e isso assusta qualquer um. E como o MTN mostrou, eh possivel conseguir facilmente borrachas chinesas 2.0 ou menos em diversas lojas. E ele ainda apontou lojas no exterior! EM Curitiba é só procurar o Valter por exemplo e vc tem VÀRIAS borrachas chinesas a seu dispor por um ótimo preço.