Borrachas antigas (Sriver, Mark V) ainda são competitivas?

Na era atual do tênis de mesa parece que todo mundo optou por jogar com borrachas tensionadas p/ suprir a falta de cola rápida. Mas eu pergunto: e as borrachas antigas? Será que alguém ainda as usa agora sem cola rápida? Eu acho que algumas borrachas antigas ainda servem perfeitamente p/ se jogar competitivamente. E ainda têm a vantagem de serem bem mais baratas que as novas SGI.
Algumas antigas que têm bom desempenho sem cola, NMO:

  • Sriver EL
  • Nodias
  • X’S F1 21 (a minha preferida sem cola rápida)
  • Triple 21

E por aí vai. Opiniões?

Cara eu acho que todo mundo jogava com cola e tudo mais, porém não sei se tentaram ficar ao menos um mês jogando com os mesmos materiais porém sem cola. Falo isso pois não tinha o costume de colar e sempre me dei bem com materiais acima citados mesmo sem cola.

Mas existem pessoas em que o efeito criado pela cola, ou até mesmo so o barulho faz muita falta.

Eu acho que estes materiais continuaram sim competitivos, vai depender apenas de como vão ser utilizados. Muitos jogadores que jogam bloqueando vão continuar do mesmo jeito.

Eu mesmo jogo com borracha chinesa e sem cola e acho uma maravilha. Se jogo com uma Sriver por exemplo acho q a bola ja espirra bastante. Claro que quanto mais rápida a raquete melhor é para atacar, mas quem não consegue atacar sempre e bloqueia bastante um material mais lento e uma melhor jogada é mais eficiente que um baita drive.

Só opinião minha, mas acho q isso vai do gosto.

Dificil pra quem jogava atacando. Pra mim a dificuldade está em gerar efeito atacando e bloquear drives que agora tem menos efeito e mais velocidade.

Eu não acho a triple 21 boa sem cola, e usei ela 1 ano e meio, colando bem pouco, minha raquete nem estalava quase.

Concordo com o Carlos-Jr.
Isso tudo vai do estilo e dos hábitos do jogador. Eu mesmo nunca me condicionei a colar a raquete desde que comecei a jogar (por falta de R$ talvez) e então esta nova regra não faz diferença para mim, no sentido da minha forma de jogar. Mas é claro que faz diferença a partir do momento que muda o jogo dos oponentes.
Quanto às borrachas mais antigas e populares, acho que elas terão espaço por muito tempo, pois tem muito jogador (até de alto nível) que se sente tão bem jogando com elas que acaba não mudando. E eu concordo. Tem gente que não gosta de ficar mudando material e isso não tem nada demais.
Mesmo nós, aqui mais na base da pirâmide, nem todo mundo acha que vale a pena pagar mais de R$ 90 ou R$ 100 em uma borracha (por exemplo eu), desconsiderando crise financeira, etc. Não que quem não ache isso esteja errado, mas para mim é muito válido confiar num material consagrado e de mais fácil adaptação, além de beeeeeeeeeem mais acessível. É claro que eu sou um jogador eventual, mas tb uso borrachas e raquete como vcs, o Timo Boll, o Wang Hao…
Portanto, eu acho que esses materiais ainda tem vida longa, principalmente as Srivers clássicas (EL e FX) e a Mark V. Se eu fosse diretor dessas empresas, só iam tirar estes produtos de linha por cima do meu cadáver. São minas de ouro.
Abraços!!!

Sim, ainda tem quem use as borrachas antigas (iniciantes nem se fala…). Mas pra mim, pra jogar com as borrachas antigas em um nível competitivo médio, só combinadas com madeiras off e off+, poque senão não dá.

Mas ao meu ver, em um sentido competitivo de alto rendimento, fica meio que impossível o cara ser de alto nível com essas borrachas, ainda mais aqueles bons jogadores que antes utilizavam cola rápida.

Eu, antes da proibição, tentei por algum tempo jogar com Viscaria + 2 Sriver FX max sem cola rápida. No começo até que não estranhei muito, mas depois de um tempo começei a achar a batida um pouco xoxa (em alguns bloqueios/drives/backs/drive contra drive que eu executava a bola simplesmente “morria”, caia pra baixo).

em baixo nivel acho q a sriver ainda da pro gasto, mas se for um nivel um pouco melhor vai ser bem dificil matar um ponto atacando com essas borrachas lentas

Acredito que para o uso sem cola está favorável usar borrachas mais moles do estilo Sriver FX, e também borrachas elásticas a la donic, pois mesmo sem cola para um jogo próximo a mesa deve favorer bem ao jogador.
Outra coisa é a mudança da madeira, acredito que a maioria que for querer madeira mais rápida vai optar pelas de 7 folhas.

Pessoal,
eu ainda estou na fase de testes das borrachas de nova geração (Omega I, Pryde, Bryce Speed e Xtend). Mas confesso que , apesar do pouco tempo de teste de cada uma, só gostei mesmo até agora da Xtend. Todas as outras são um exagera para mim. Estou pensando seriamente em voltar para a Sriver(EL ou G2) ou usar a Xtend mesmo…
Nunca usei cola, mas achei que valeria a pena começar a procurar uma borracha mais veloz que a Mark V ou Sriver (eterna preferida), já que depois de 2 anos de TM meu desempenho mostrava melhoras…ah, ledo engano: parece que voltei um ano atrás - nada entra, nem as batidas secas…ai, ai, ai…
O que vocês acham???

Creio que o que não pode é se perder nos objetivos…

O objetivo principal até agora das novas SGI é suprir a necessidade dos que usavam borrachas já com certa velocidade, entupidas de cola rápida… Sendo assim, por enquanto, pra quem antes da regra VOC Free que jogasse sem colar a raquete todo dia, não tem motivos pra testar outros materiais…

Achar q uma bryce speed ficaria, por exemplo, mais lenta ou com mesma velocidade que sriver fx bem colada é um ledo engano… A Speed vai explodir mais.

Pra quem já estava pra usar materiais mais rápidos, tipo bryce com cola rápida, aí sim se encaixa no perfil desse “mercado SGI top d linha”. Aos ALL+ ou mais trocadores de bola, só agora estão vindo as borrachas não tão rápidas mas com bom “glue feel”.

[]´s

Acho que é por ai.
Quem usava Sriver, Mark V, e até a bryce com cola, vai ter que procurar uma equivalente VOC Free.
Mas ainda há muita gente que usava essas borrachas sem colar constantemente e que acredito vão continuar usando.

Nakata

vc aconselharia usar a markv sem cola?? (opinem por favor)

Sou panga e nunca joguei colando!:slight_smile:

Ontem fui recolar com cola rapida duas inspirit quattro, a vermelha eu estraguei nas bordas pq criou bolha.

Eu joguei bem melhor e meus amigos tb acharam que as bolas estavam entrando com mais giro e velo e tive mais confianca pra jogar agressivo, não tava errando e as bolas bem colocadas.

o desastre foi depois que o efeito passou…

Meu cabo é uma Donic waldner impuls AR, sei que ela é lenta pro padrão de ataque mas da pra colocar bem as bolas com uma boa velocidade, e tem a melhor sensibilidade de todas as madeiras que ja joguei, e muito facil jogar com ela.

Que borracha da nova geração ou das antigas, tem condições de proporcionar um otimo giro e uma velocidade razoavel ( Não precisa ser um canhão) ?

Que borracha seria parecida com a inspirit quatro com cola rapida??:slight_smile:

SAudações a todos

Saudações

O problema dessas sgi é exatamente o preço exorbitante!:frowning:

A nodias é mesmo a copia da Jo waldner Nitaku?

Saudações

A Nodias é cópia da J.O. Waldner sim.

Os melhores desempenhos sem cola são, na minha opinião, das borrachas da Andro.
Vale ressaltar que não sou representante da Andro, nem jogo de Andro, pois gosto de borrachas chinesas e pinos. Mas testei algumas borrachas da Andro e elas têm ótimo impulso mesmo sem cola rápida.

Obrigado pela atenção Jadson, vi vc jogando em fortaleza, joga bem!:slight_smile:

Sempre joguei sem cola e adorei a Markv e a JO waldner da donic!!

Sempre ouvia que a cola rapida melhorava muito o desempenho da borracha e quando testei vi a diferença que faz principalmente no efeito, é muito bom!

Sem a cola rapida os pangas como eu podem nivelar mais o jogo, se vacilar o panguinha arranca uns sets!keke

saudações

Uso uma Sriver EL até hoje, mas ela não funciona bem com as colas de TM, então usei uma cola branca (Bic) de colar papel e funcionou bem. 3 reais o vidrinho…rerere

[quote=“brunoreboucas” post=73752]Obrigado pela atenção Jadson, vi vc jogando em fortaleza, joga bem!:slight_smile:

Sempre joguei sem cola e adorei a Markv e a JO waldner da donic!!

Sempre ouvia que a cola rapida melhorava muito o desempenho da borracha e quando testei vi a diferença que faz principalmente no efeito, é muito bom!

Sem a cola rapida os pangas como eu podem nivelar mais o jogo, se vacilar o panguinha arranca uns sets!keke

saudações[/quote]
Cara eu li nos fóruns gringos que tem uma borracha que resgata justamente esse feeling de borracha com cola, inclusive ele cita Mark V com cola parecida. Essa borracha se chama nexy karris dá uma procurada

Sent from my 2014819 using Tapatalk