Borracha

Tenho uma raquete TSP Hino Carbon e gostaria de saber quais as borrachas mais indicadas. Uso duas tenergy 05 que comprei usadas e precisarei trocá-las. Alguém sabe dizer algo sobre a Tibhar MXP? Qual a mais indicada para o BH que não seja a Tenergy 64? Li muito bem sobre a marca Andro, se alguém puder opinar…

A MXP é uma borracha mais parecida com a T64 do que com a T05, ainda que um pouco mais dura. A Tibhar EL-S é mais próxima à T05 e também mais indicada pro BH.

A Tenergy 64 é mais indicada para o BH, certo?! Então a MXP, por ser mais parecida com a T64, não seria a mais indicada para o FH? Queria uma indicação para o FH diferente da T05, pois esta está muito caro.

Muitos usam a 64 no BH por ela ser mais mole, a MXP parece a 64 em relação à velocidade, mas pro bh acho ela um pouco dura. Como alternativa, sugiro a ELS ou mesmo a que estou usando atualmente, a Target Pro GT 47, que muito dizem ser semelhante à t05. Se quer algo um pouco mais macio, a Donic Bluefire m2 é muito boa. Nenhuma delas é exatamente igual à Bty, mas a adaptação é bem rápida, além de custarem metade do preço.

Boa noite João Guilherme!

Te dizer que borracha é mais adequada para onde é uma tarefa bem difícil de fazer com responsabilidade. Existem preferências bem comuns, como é o caso de borracha macia no backhand, mas não é pq é comum que é unânime. Cabe a vc avaliar o que te agrada.

Se a Tenergy é a sua referência, eu acho a Evolution FX-P mais parecida com a Tenergy 64 e a Evolution MX-P mais próxima da Tenergy 05. O que vc deve usar onde cabe ao que vc prefira. E sobre a Andro, tal como a Donic, Cornilleau, Xiom, entre outras, elas produzem suas borrachas na mesma fábrica na Alemanha (ESN), e dentro das mesmas gerações, tem materiais com características muito similares, para não dizer idênticas. Então, a linha Andro correspondente às Evolution seria a Rasant, que são de fato muito parecidas. E todas elas têm modelos mais macios e mais duros, mas seria importante vc ter seguro para vc o que prefere.

Enfim, sua madeira é bem rápida, então sugiro que tome cuidado para não “exagerar no motor” tb hahahahahahahah. E além disso, tudo vai ficar um pouco mais duro por conta do carbono, ainda que o hinoki ajude.

Abraços!!!

Sei que a escolha da borracha é bem pessoal, mas tomando como referência minha madeira, qual você recomendaria no BH e FH das marcas citadas acima (Xiom, Donic, Andro, Tibhar e Cornilleau)? Para não ficar preso somente em uma recomendação, pode citar algumas borrachas rsrsrs

Abraço.

Se você quer substituir tuas T05 por algo mais barato recomendo a Pro GT H47 ou a Tibhar EL-S. São próximas tanto nas características quanto na dureza de esponja. Apesar de não serem exatamente iguais, você consegue jogar com elas sem grandes problemas fazendo poucas adaptações. Uso atualmente e te digo que pelo preço vale muito a pena.
Abraço.

o que muda para as borrachas que têm tensor?

Essa tecnologia foi desenvolvida para compensar a perda de velocidade depois da proibição da cola rápida.

A questão é que a referência não é a sua madeira, mas como vc a usa hahahahahahah. Se vc tem fundamentos sólidos e realmente precisa e faz uso da velocidade a mais que uma madeira carbonada proporciona, provavelmente vai querer borrachas mais rápidas tb, como é o caso da Tibhar Evolution MX-P, Cornilleau Target Pro GT 47, Andro Rasanter 47, Xiom Omega VII Pro, Donic Bluestorm Z1, etc. Mas tudo isso é muito genérico. Na prática, é muito provável que com isso vc mal consiga colocar bolas na mesa e pior ainda, que “encurte” seus movimentos para que isso aconteça, prejudicando todo o desenvolvimento técnico e criando vícios péssimos.

O melhor caminho é sempre olhar primeiro “para dentro”, e depois pensar no que vc realmente precisa. Material precisa ser apenas a ferramenta adequada e antes disso vc precisa ter claro o quanto está preparado para usá-la.

Abraços!!!

Show! Agora entendi. Como já deu pra perceber, sou iniciante. Treino há 03 meses.

Pra te dar uma ideia sobre como o material pode influir negativamente se você escolhê-lo com base no que projeta e não na realidade do seu jogo (por exemplo, usar carbonada pra ter os golpes mais rápidos), vou te citar o meu exemplo.

Treino há cerca de 13 anos, mas sempre com paradas longas no caminho, então em tempo real de treino devo ter algo em torno de 6/7 anos.

Voltei a jogar ano passado e como usava raquetes de sete lâminas com borrachas rápidas, pensando na mudança da bolinha, optei por carbonadas. Nos primeiros meses fui recuperando meu nível e evoluindo aos poucos, contudo sempre com muita dificuldade na recepção de saque e em bolas lentar e próximas da mesa. Além disso, meus pontos fortes do passado não funcionavam tão bem. Então depois de muito bater cabeça, resolvi fazer um “downgrade” em termos de velocidade e escolhi uma raquete mais lenta, de cinco folhas.
Com isso consegui ficar mais ofensivo, ter mais regularidade e segurança, além de cadenciar melhor o jogo, tudo isso só com a mudança da variável raquete (mantendo a mesma frequência de treinos).
Hoje percebo que minha teimosia em tentar a todo custo domar um material mais rápido (e consequentemente mais rígido e que oferece menos sensibilidade) do que o necessário para o meu jogo me custou alguns meses de desenvolvimento, ou ao menos, me fez evoluir mais lentamente do que poderia. Tenha o seguinte em mente, muitas vezes durante o jogo você terá somente uma ou duas chances de fazer aquela bora ultra rápida e mortal que uma carbonada oferece, mas vai ter que lutar pra receber saques, bloquear e controlar bolas difíceis em todas as outras jogadas. A mesma lógica se aplica às borrachas, com a vantagem que é fácil progredir aos poucos, em termos de velocidade, a cada substituição de material.

Nesse caso eu diria pra esquecer as Tenergys. Investimento muito alto e que não faz sentido no momento que vc está agora. Com relação às outras marcas, dê preferência ao que pode te proporcionar mais controle. Pra fore eu indico M2, Z2, Tibhar EL-S, EL-P, etc… Pra back, as versões mais macias seriam interessantes: M3, Z3, Xiom Europe (Vega, Omega IV, V, VII), FX-S, FX-P, etc…

Isso que o Tiago falou é uma verdade. Muitas vezes vale a pena abrir mão de certas coisas para ganhar em outros aspectos. Já fiz downgrade de material várias vezes, especialmente quando não estou treinando regularmente. Aliás, estou fazendo isso exatamente nesse momento e te digo que vale muito a pena. A medida que o tempo passa você começa a perceber que mais vale trocar mais bolas pra fechar um ponto e jogar com a técnica correta do que aquelas bolas “matadoras” que você não consegue por na mesa com frequência ou são mais méritos do equipamento do que seu.

Em vc sendo iniciante (treinando há 3 meses), pela minha experiência, eu realmente não recomendaria usar o tipo de madeira que vc usa. Já tive a oportunidade de testar a TSP Hino Carbon, e é uma raquete muito boa, mas não para quem está em estágio inicial de desenvolvimento. Se vc pretende desenvolver uma base técnica razoável, vale MUITO a pena trocar de raquete, exatamente pelo que os colegas acima comentaram. Já relatei várias vezes aqui algo muito triste, que é meio natural e pode acontecer com vc: o atleta desanimar pq não consegue aprender a técnica com qualidade, e isso acontece frequentemente com quem usa material que dificulta este processo. Já vi muita gente até deixar de jogar por isso. A boa notícia é que as raquetes mais adequadas para esse momento são geralmente as mais baratas. E ressalto: isso não significa que são melhores ou piores, pois não existe “material para iniciante” (tem atleta olímpico que usa madeira dita “de iniciante”), mas por terem uma composição mais simples, geralmente são mais baratas mesmo. Exemplos não faltam: Donic Appelgren Allplay, Butterfly Petr Korbel (é a que estou usando atualmente), Cornilleau Hinotec OFF, Xiom Offensive S, Yasaka Ma Lin Extra Offensive, DHS PG8, etc. E tb é importante ter ciência de que não necessariamente depois que estiver com a técnica mais fluida vai precisar de uma raquete mais rápida. Se encontrar seu jogo eficiente e confortável com a raquete que começou, na minha opinião, melhor ainda.

Quanto a borrachas, tb tem um universo de opções, onde mais uma vez eu não seria muito arrojado. Acredito que as linhas Acuda ou Baracuda da Donic, Vega da Xiom seriam boas opções a preços bem razoáveis, considerando a sua necessidade.

Mas acima de tudo isso, recomendaria mesmo é que fizesse uma escolha em curto prazo e se debruçasse logo sobre a técnica. Qualquer minuto gasto na mesa sempre será mais proveitoso do que qualquer hora gasta pesquisando material. Decida por um material, vá para mesa e não olhe para trás. Pode ser que o material te pareça estranho de cara, mas não pense em trocar. Muita gente troca de material depois de poucas horas (às vezes minutos) de treino por achar que “não atingiu as expectativas”, mas isso só atrasa o processo, afinal o material não faria mesmo nada por vc.

Abraços!!!

Pessoal , muito obrigado pela ajuda e atenção. Resolveram todas minhas dúvidas.
Por acaso vocês têm algum fornecedor confiável para indicar?

Obrigado.

A loja do Fórum é de total confiança:

http://www.lojadomesatenista.com.br/

Só para reforçar, se é que é necessário, recomendo Donic Barracuda, Acuda S3, Xiom Vega Europe.

Bom dia joaoguilherme,

Bom poder ajudar, e espero que te leve a se divertir com o esporte, que é o que interessa.

Sobre fornecedores, a loja do site, como comentado, é muito boa. Além disso, não é permitido divulgar outros pontos de venda por aqui, veja as regras do fórum (https://mesatenista.net/forum/regras-do-forum.html).

Abraços!!!

Obrigado. Não tinha me atentado à loja do site.

Comprei as borrachas Baracuda e Xiom Vega Europe + raquete Xiom Offensive S.

Obrigado a todos pela ajuda.

Quado experimentá-las, venho dar um feedback.