Borracha que encolhe

Gosto muito da borracha Donic M2 (tanto pro Back como pro Fore).

Um dia fui tirar uma M2 de uma raquete pra colar em outra, medi as duas raquetes ao estilo Chaves e pensei “vai servir”

Descolei a borracha, passei raiva tirando a cola e quando fui colar na nova raquete ela não serviu, sobrava raquete. (raios)

Bom, paciência eu não medi certo, então vou colar ela na raquete velha, aí sobrou raquete também.(raios duplos)

Sempre que conto isso pra alguém a primeira pergunta que me fazem é: Você esticou a borracha na hora de colar? Não, eu não estiquei.

Existe alguma dica pra que isso não aconteça?

Já ouvi alguém dizer que a borracha deve tomar um ar antes de ser colada, nunca fiz este teste.

Sim, existe dica. Uma das borrachas que mais encolhe é a Tenergy 64. A primeira que eu tive eu que tinha que esticar a cada vez que recolava.
O que fiz a partir de então?
Ao invés de colar a borracha na madeira e cortar com estilete, eu passei a colocar uma folha de plástico na madeira e riscar com caneta, para aumentar a borda. Este tipo de folha de plástico vem em cadernos, geralmente como divisórias.
Em seguida recortava a folha com tesoura. Colocava este molde sobre a esponja (ainda sem cola) e aí sim, cortava com estilete.
Na primeira colagem a borracha vai ficar sobrando na raquete, mas ao colar e descolar a tendência é ficar do tamanho certo.

É normal essas borrachas tensionadas diminuirem de tamanho !!! Eu só uso as Donic, estou usando exatamente as BlueFire M1, e elas diminuem com o tempo, mesmo que voce nao fique colando e descolando. O que percebi, como tenho 2 raquetes, é que a raquete que estou usando mais [99%] do tempo de jogo, a borracha está diminuido de tamanho, tanto no back como no fore [ambas sao iguais, só muda a cor], enquanto a que praticamente nao usei, ainda está do mesmo tamanho, mesmo varios meses apos ter sido colada. Colei as 2 raquetes quase no mesmo dia !!! Essa que estou usando diminuiu 0,3 cm em todas as direçoes na borracha do fore, depois de uns 6-8 meses de uso, já a do back que é mais velha [tem 1 ano aprox.], já reduziu 0,4 cm.

Detalhe: eu tb nao estou pressionando ao fazer a 1a. colagem, eu coloco ela com a maior suavidade possivel, passando um rolo vagarosamente, só para nao deixar bolhas. Já tinha feito colagem de tensionadas, colocando pressao, ai a redução é bem pior, pois logo no dia seguinte, ela já se reduz uns 0,2 cm ou mais. Sem colocar pressao no momento da 1a. colagem, antes do corte, ela vai reduzindo aos poucos, em media, cerca de 0,1cm a cada 2-3 meses.

Isso acontece mesmo Fabio, é normal.
Algumas borrachas sofrem menos o efeito da ‘dilatação negativa’ e outras menos, mas todas sofrem. Eu costumo passar óleo singer (uma ou duas demãos) para expandir novamente a esponja e deixar a borracha no tamanho antigo pelo menos pra colar. Tem dado certo.
Mas com borrachas muito ofensivas tem que usar com parcimônia…
Abraço.

Um possível diagnóstico, e se não for o caso de vcs, fica como um cuidado:

Esta retração tb pode ser causada pela temperatura de colagem da borracha. Provavelmente, muitos de vcs utilizam secador de cabelo (inclusive eu - sem piadas, por favor hahahahhahaah) para secar a cola com ar quente, devido à conhecida demora do processo à temperatura ambiente. Acontece que o material “borracha” em geral se dilata bastante (vou poupar-lhes dos termos técnicos hahahahahahah), portanto, se não forem tomados os devidos cuidados, ao descolar se perceberão os efeitos que vcs descrevem. E devo admitir, já aconteceu comigo algumas vezes. Pressa demais e raciocínio de menos hahahahahahaah.

O que eu recomendo é, se utilizar o secador, não colocá-lo muito próximo da superfície da esponja, para aquecê-la o mínimo possível e gerar menos dilatação. E depois da secagem, deixar a borracha resfriar-se e retomar sua forma.

Abraços!!!

Alcir,

Eu uso secador de cabelo pra acelerar o processo de secagem.

Não tinha pensado nisso. :frowning:

Alcir,

Nunca usei secador, espero secar naturalmente e mesmo assim acontece essa retraçao da borracha. :frowning:

[quote=“Alcir” post=104371]Um possível diagnóstico, e se não for o caso de vcs, fica como um cuidado:

Esta retração tb pode ser causada pela temperatura de colagem da borracha. Provavelmente, muitos de vcs utilizam secador de cabelo (inclusive eu - sem piadas, por favor hahahahhahaah) para secar a cola com ar quente, devido à conhecida demora do processo à temperatura ambiente. Acontece que o material “borracha” em geral se dilata bastante (vou poupar-lhes dos termos técnicos hahahahahahah), portanto, se não forem tomados os devidos cuidados, ao descolar se perceberão os efeitos que vcs descrevem. E devo admitir, já aconteceu comigo algumas vezes. Pressa demais e raciocínio de menos hahahahahahaah.

O que eu recomendo é, se utilizar o secador, não colocá-lo muito próximo da superfície da esponja, para aquecê-la o mínimo possível e gerar menos dilatação. E depois da secagem, deixar a borracha resfriar-se e retomar sua forma.

Abraços!!![/quote]