Borracha nacional... Por que não?!

Olá amigos,

Eu sou novo por aqui, e também novo no tênis de mesa. Na verdade, só vou começar a treinar nessa semana. E devo dizer dizer que este site contribuiu para a minha decisão de tentar, quem sabe, vir a ser um pouco mais que um mero pingpongueiro, como vcs dizem… :smiley:

Bom, depois de ver algumas conversas sobre materiais de tênis de mesas, mais especificamente, borrachas. E depois de também ter consultado preços de várias marcas, e achar que estes preços são um tanto altos, ocorreu-me a seguinte idéia: Por que não poderíamos ter um fabricante brasileiro de borrachas???

Sei que já há fabricantes nacionais de raquetes, que pelo menos aparentemente, é mais simples que fabricar borrachas, especialmente, se considerando apenas raquetes de madeira. No entanto, ainda não vi nada sobre existir algum fabricante de borrachas nacional.

Desculpem se já foi discutido algo sobre isso aqui, mas se foi, eu ainda não vi.

Já li alguns tópicos em que se comentava que os altos preços das borrachas se devem em grande parte ao “nome” que têm as respectivas marcas, e ao marketing feito por estas marcas. Bom, então, não seria possível fabricar aqui borrachas com qualidade razoável e a um preço acessível à população em geral? Creio que isso poderia, inclusive, contribuir para uma maior popularização do tênis de mesa no Brasil.
E também, por que não poderiam essas borrachas nacionais (que a princípio suponho que seriam comercializadas a um preço menor) fazer com que as marcas super-poderosas venham a reduzir os seus preços :?:

Não digo que seja algo muito fácil, pois há que se considerar também que, mesmo tendo preços melhores, seria uma empresa iniciante que estaria entrando na concorrência com empresas já muito bem estabelecidas no mercado de materiais para tênis de mesa.
Quanto a isso, acabou de me ocorrer que, quem sabe, com algum tipo de programa de incentivo ao esporte por parte do governo, possa ser mais fácil popularizar o tênis de mesa e os produtos nacionais para a prática do esporte.

Desculpem-me se estou falando alguma besteira. Sei que não tenho a menor idéia de como é o processo de fabricação de borrachas, até porque sou formado em Computação, e não em Química, Ciência de Materiais, ou afins. (Aliás, se quem souber, quiser explicar o processo, acho que seria uma informação interessante.)
E sei também que não tenho a menor idéia de quanto seria o investimento inicial necessário para começar uma produção de borrachas de tênis de mesa.

Bom, de qualquer maneira, se tiver algum mesatenista que entenda de fabricação de borrachas e que, eventualmente, queira investir nisso e estudar mais a fundo essa possibilidade, aí fica a idéia.
Talvez uma utopia, mas talvez não…
:slight_smile:

Até mais,

Anderson

eu tamemsou novu aqi no site,e ae como vc feiz para fazer um to pico novo aqi nu site

É fácil, sembre abaixo de qualquer mensagem existem 2 opções “responder” e “novo tópico” é só você ter um assunto a ser comentado clicar ensima de “novo tópico”, dai é só criar um titulo e expor as suas idéias e comentários.

Eu acho que existe a marca Betinho (que foi da seleção a um bom tempo atrás, acho que antes do Biriba), mas não chega a fazer muito sucesso. E acho que essa marca é pouco conhecida e além disso nem está na lista de borrachas permitidas pela ITTF.

Falou,
MTN

Anderson,
Acho a sua idéia bastante interessante, contudo vejo 2 problemas para implementá-la.
Primeiro é adquirir o “know how” para fazê-las, visto que, as principais empresas de tênis de mesa já possuem uma tecnologia avançada para isso. O segundo ponto é com relação ao ganho de escala. Eu creio que, no Brasil, o número de praticantes não é tão grande para o custo de produção ser viável.

Em contra partida, a matéria prima e a mão de obra brasileira são bem mais baratas que no Japão e Alemanha.

Alguém se habilita?

Saudações,
Alexandre

Agora me lembrei as raquetes betinho, nunca joguei com uma, falam que dava pro gasto :lol: .Meu pai me disse que uma vez comprou uma mas agora não lembra onde elá está senão eu ia fazer um teste.

Lembro-me de que comprei uma raquete Mauro (ou algo assim), em meados dos anos 80, nacionalíssima, com borracha Betinho. Estilo caneta chinesa.

Ainda hoje anda rolando por aí, porém no baú de brinquedos de meus meninos. A madeira pesa bastante e é bem diferente das importadas que conheci. Parece que madeira de tampo de mesa… de cozinha.

Quanto à borracha, do que me lembro é que sua aderência foi de altíssima durabilidade, pois ficava sem qualquer cuidado de minha parte e exposta à luz e ar por anos e ainda assim era capaz de fazer a bolinha girar.

Quando resolvi investir no tm descobri que as borrachas importadas eram mais leves, flexíveis, porém careciam de algum cuidado quanto à exposição ao ar, senão a aderência se perdia e iam virando antispins.

Conversando com quem vivenciou mais as borrachas nacionais, tive a informação de que eram pesadas e duras demais.

Mas não seria isto apenas uma questão e ajustes nas fórmulas?

O problema maior, como alguém já citou, é que o mercado é muito parco no Brasil para se investir em borrachas de tm. O investimento nisto, penso, só viria por mera liberalidade de alguma indústria, o que, convenhamos, é raro no meio empresarial em garal e talvez principalmente, no brasileiro. Lucro, não dá; arrisco. Se der, é muito pouco para incentivar pesquisa e desenvolvimento de um produto de qualidade compatível com os importados.

Infelizmente.

eu acho q o tm cresceria muito com o material nacional e alguem sabe aonde encontrar essas borrachas betinho

Sinto em informar mas já pararam de fabricar faz um tempão.

abraços.

Caros Amigos

O Betinho (Alberto Kurdoglian) eh um grande amigo meu e sempre tem passado em nosso escritorio para colocarmos em dia o que acontece no tenis de mesa mundial, foi sem duvida um dos melhores jogadores brasileiros da historia (ficou em 6o lugar no mundial de 1959 junto com Biriba, Ivan e Jackes).
Venceu tambem campeoes mundiais e saiu com grande destaque nos jornais franceses quando disputou o aberto da Franca.
Estou ajudando-o a desenvolver uma borracha nacional com maior qualidade, mas isto custa muito caro (maquinarios, materia prima,etc) e como foi bem colocado neste forum, o custo beneficio ainda nao vale.

Ele ainda continua fabricando sim e temos borrachas a venda em nosso escritorio na Butterfly do Brasil.

Ajudo tambem os fabricantes de raquetes, tanto que temos a venda tambem raquetes do Naoteru Uehara (Teru dominou o mercado brasileiro na decada de 1970 e 1980 quando as importacoes eram proibidas), raquetes da KWS (Joao) e raquetes do Williberto Hoffman marca Hobby.

Maiores informacoes va no link onde comprar

Desculpem pela informação errada que eu dei, era o que tinham me passado.
Alguém sabe o preço das borachas do Betinho?

Abraços

como faço então para comprar essas borrachas tem e-mail

Cara eu conheço um amigo do fabricante da KWS e ele disse que não da pra fabricar pelo preço das maquinas senão já estarião fabricando.