Borracha macia ou dura

Fala, pessoal.
É o meu primeiro tópico, mas eu realmente preciso entender esse assunto com mais detalhe. Já li muitas postagens aqui no fórum e na internet, mas ainda não consegui entender a fundo. Vou escrever primeiro o que eu analisei para que me esclareçam melhor, por favor.
As borrachas, em geral, são avaliadas basicamente por 3 características principais: EFEITO, VELOCIDADE e CONTROLE.
As macias, por gerarem mais contato com a bola, geram também mais efeito do que suas parceiras mais duras. Isso faz sentido.
No entanto, ainda não entendi a correlação entre velocidade e controle com a dureza da borracha.
Quando uma madeira é dura, ela gera mais velocidade (me corrijam, se eu estiver errado) e isso, consequentemente, diminui o controle. Porém, tenho visto (e até lido) borrachas duras da mesma série tendo mais controle do que as macias e menos velocidade. Ou seja, a dureza da madeira influencia no aumento da velocidade, enquanto a dureza da borracha não. Como pode?
Por que eu quero entender? Essa correlação entre as madeiras e as borrachas tem que ser perfeita. Tenho visto recomendações de associar uma madeira com carbono com uma borracha macia para melhorar o controle. Só que nem sempre é assim. Como eu citei, tem casos de borrachas macias com menos controle.
Qual é a lógica nisso tudo, se é que existe?

Cara, se conselho fosse bom ninguém daria de graça, mas aqui vai a minha opinião:
desapegue de tentar entender detalhadamente o tênis de mesa e tente encontrar o que é melhor para você, sem dar importância para noções pré-determinadas.
Por exemplo, eu descobri, depois de testar várias combinações, que gosto do combo raquetes com ALC, borrachas chinesas extremamente duras no FH e tensionadas também extremas no BH.

Agora, para não lhe deixar num vácuo completo a respeito da sua dúvida, digo que apenas a “dureza” de uma borracha não pode ser considerada para determinar velocidade, efeito ou controle.
Uma borracha é um material muito tecnológico, que combina inúmeros tipos de esponja e de topsheets, que combinados, formam um número ainda maior de borrachas.

4 Curtidas

Olá!

Em geral, borrachas mais duras parecem ser mais lentas ou de menos efeito, mas é reflexo da técnica , velocidade, força, aplicadas no golpe. A resposta das borrachas com esponjas duras é mais linear que das borrachas de esponjas macias, o que quer dizer que menos força vai gerar menos velocidade e efeito.
Outro detalhe é que o potencial de borrachas macias é menor. Tanto em efeito quanto velocidade.
Deixo abaixo alguns gráficos expressando essas relações.

1 Curtida

Muito bom @_gsmek !! E valeu também @nakata !
Eram essas informações que eu estava querendo me aprofundar. Vocês são 10!

Gosto de relacionar borrachas como se fossem molas, se for macia é mas fácil de comprimir mas a força que fica retida também é menor. As duras, por sua vez, precisam de mais força para serem “ativadas”, mas o potencial é superior. Tudo isso também depende da técnica, das condições de uso (se vai ter booster, por exemplo) e da tecnologia (uma borracha tensionada mole pode ser mais rápida que uma borracha antiga dura), mas em linhas gerais é isso.

Já a medida “controle” me parece um pouco mais difícil de entender, já que varia muito de jogador para jogador. Eu, por exemplo, bloqueio melhor com borrachas mais duras, pq tem um trajetória, em geral, mais reta, ainda que em tese elas tenham “menos controle”.

Em relação às raquetes, por serem formadas por camadas, a complexidade é ainda maior, ainda que seja meio consenso que raquetes muito duras e com carbono dificultem o bloqueio e a geração de efeito de maneira geral, não é necessariamente correto que quanto mais lenta ou mole, será mais fácil de bloquear ou imprimir efeito. O bloqueio de raquetes feitas para jogadores defensivos, por exemplo, costuma ser bem esquisito quando combinadas com borrachas ofensivas.

1 Curtida