Olá mesatenistas, estou com uma grande duvida, sempre gostei de jogar tênis de mesa, mas só comecei a treinar a 6 meses, comprei nesta semana uma nova raquete (Yashima competition Pro Series Clássica, borracha XR3000 Rubber), e tenho uma companheiro de treino que tem duas raquetes, uma estilo japonesa com borracha Xion Omega iv e outra raquete tacto estilo japonesa com borracha friendship RITC 729-40H, e ele queria trocar a sua raquete com borracha friendship em troca da minha yashima. A raquete esta novinha ainda. E ai, vale a pena? Aguardo resposta.
Caro Lukas Leo,
Sua raquete Yashima é clássica, e a que seu colega quer trocar caneta japonesa. Ou seja, empunhaduras diferentes. Você pensa em mudar de estilo?
Pelo que pesquisei, sua raquete já vem “montada” e, via de regra, essas raquetes são inferiores aos conjuntos que se monta (raquete + borracha).
Tive um pequeno contato com a raquete tacto japonesa. Ela é indicada para iniciantes e, com sua evolução, certamente requererá troca de equipamento. A borracha da friendship nunca testei. Fiz uma rápida pesquisa e encontrei 3 modelos 40H.
Arrisco dizer que o conjunto tacto + friendship é tecnicamente superior ao da Yashima. Entretanto, são estilos diferentes.
Espero ter lhe dado elementos para sua decisão.
Abraços e bons treinos.
Se voce joga classico não aconselho a mudar, se quiser elevar o nivel tem raquetes montadas melhores que a yashima, tem inclusive da BTY, tem tbm materias com bom preço para montar; jogo caneteiro mas devo reconhecer que o classico tem muito mais recurso.
Perdão pessoal, agradeço as respostas, mas eu sou caneteiro, apenas tenho uma clássica por que precisava de uma nova raquete no momento, então, com respeito a estilo, é o mesmo, apenas quero saber se é vantajoso ter uma raquetes com borracha friendship. Obrigado.
Lukas Leo,
Afirmar ser vantajoso ter raquete com borracha friendship é complicado. Isso vai depender do seu tipo de jogo e adaptação ao conjunto (borracha + raquete). Muitas vezes uma borracha cai melhor que outra na raquete para determinado jogador. Para outro não.
Se sua dúvida é com relação a qualidade das borrachas friendship, posso lhe falar da experiência de conhecidos que usam, pois nunca usei. Recentemente peguei uma raquete clássica com 2 borrachas friendship do colega que tinha uma camada absurda de poeira. Mesmo explicando como limpar, acho que o cara nunca tinha realizado uma limpeza sequer. Logo pensei: perdeu o grip na certa. Mas, pra nossa surpresa, a borracha tava muito boa; não perdeu as características.
Penso que o conjunto Tacto + friendship vai lhe dar bastante controle, com uma boa dose de efeito.
Mude logo, as borrachas friendship são otimas para quem tá começando não exigem muito treino, tenho certeza que vc vai gostar.