Borracha Anti-Spin

Gostaria de saber opiniões e sugestões a respeito do uso de borracha Anti-Spin (BTY Super Anti-Special) de um lado da raquete e outra com bastante efeito e velocidade (BTY Tackifire Special Soft ) na outra.

Esta combinaçao pode ou nao ser vantajosa, dependendo do seu estilo de jogo e de sua empunhadura. Uma borracha anti-spin combinada com borracha lisa normal, proporciona grande variaçao de efeito e velocidade. Mas o anti-spin deve ser utilizado nao para forçar erros do adversario, mas sim como forma de preparaçao para suas bolas de ataque ou mais aceleradas, ja que quando voce passa com anti e dificil para o adversario acelerar uma bola (desde que seja bem colocada) e ela volta na maioria das vezes mais lenta para voce. Se voce for caneteiro, esta e uma boa combinaçao, mas se for classista nao o aconselho, pois o anti-spin e um material muito especifico e limitado, o que anularia o seu backhand. Ainda que voce nao tenha um bom backhand, este tipo de material nao deve ser utilizado para cobrir eventual deficiencia, seria melhor pino longo ou medio neste caso. Ao contrario do que muita gente imagina, o anti-spin nao e uma borracha de facil controle. No Brasil, voce tambem nao encontra disponivel o Super-Anti Special, que eh uma versao modificada do Super-Anti pela Butterfly dos EUA. A Butterfly norte americana nao envia material para o Brasil, por força da representaçao do Marcos Yamada (nem faz sentido uma empresa competir com ela mesma). Nem a Butterfly do Japao dispoe deste material, mas a diferença pro Super-Anti comum e infima.
Espero te-lo ajudado.

Ajudou bastante …

Mas olha só: Sou classita e tinha idéia de usar o anti-spin no meu FORE pois o meu forte é o BACK !

Pq VC diz que a anti-spin é limitada e tem pouco controle ? Já teve oportunidade de experimentar uma ? E se for utilizada em combinação com a raquete X_STAR de controle 9.8 ?

Ola, Dragao!

As dicas que lhe dei sao de experiencia propria, pois jogo com a combinaçao anti-spin + borracha lisa. O dificil controle do anti-spin nao eh amenizado com a utilizacao de uma madeira mais lenta. A dificuldade em controla-lo esta na baixa resiliencia (ou atrito) da borracha. Se voce golpeia a bola com a raquete em angulo reto, a bola cai. Se voce fecha, cai muito mais ainda. Se voce entra por baixo, parece que a bola “escorrega” pela borracha, e se nao tiver uma certa pratica, esta caracteristica do material pode “engana-lo” com frequencia. Se voce quiser utiliza-lo no forehand, tudo bem, mas saiba que voce nao podera executar drives ou topspins (a bola cai mesmo!), na melhor das hipoteses podera bater uma bola de media altura ou alta. Por que voce nao coloca um pino curto? Ai creio que uma deficiencia poderia ser convertida em um bom recurso. Mas se ainda assim preferrir o anti, ai vai mais uma dica: quanto maior a espessura da esponja, mais facil de controla-lo…surpreso(!?). Quanto mais fina a esponja, mais rapidinho (se eh que se pode chamar assim) ele fica, e mais seco, caindo mais e mais dificil de controlar.
Ate mais.

Tudo bem SISCO, eu me rendo… Confesso que estou com essa idéia para encobrir uma deficiência que é meu forehand. Não consigo devolver saques com efeito dados no meu forehand por uma limitação física mas o meu back é bom. O que vc acha ? será que devo investir nessa idéia ? Será que vc poderia me dar mais algumas dicas sobre os pinos ? Sei que estou abusando da sua boa vontade mas já vi que vc entende da coisa…

Obrigado.

Talvez um pino curto fosse a melhor opção… Ou então tentar jogar com uma borracha lisa e aprender a jogar com ela. Eu tbm tinha esse problema, queria jogar com dois pinos, um de defesa e um de ataque… Acabei pegando uma borracha lisa só pra bater uma bola e ver como era, aprendi os movimentos básicos do topspin com forehand e acabei ficando com a borracha. Hj não me arrependo nem um pouco, a combinação pino longo (back) e borracha lisa (fore) aparentemente não se encaixava com meu estilo de jogo (batia as bolas sempre chapadas) e acabou se tornando meu trunfo contra adversários mais experientes.
Sisco vc tem experiencia com pino longo?? Podia nos dar algumas dicas… (abusando mais ainda da sua boa vontade :smiley: )

Caro Dragão existe uma infinidade de pinos a venda no mercado, se você optar por um pino-curto terá maior facilidade em receber saques mas não será uma coisa do outro mundo, será um pouco mais fácil - só isso. Aí o jogo travado bloqueando bolas próximo a mesa estará favorecido aliás você não deverá afastar muito pois a grande vantagem do pino curto é aproveitar a velocidade do adversário contra ele golpeando bolas rápidas e desestabilizando seu jogo só que haverá menos efeito nas bolas se o seu jogo for baseado em drives. Deve-se jogar bem no estilo Chinês. Os melhores pinos curtos que eu particularmente já tive a oportunidade de testar são o Clippa da Stiga, o Raystorm , O Speedy P.O e o Rein da Butterfly e o PF4. O jogo com pino curto é bem parecido com o de borracha lisa mas você deve ser porrador bem no estilo Liu guoling. Agora caso a sua opção seja o pino longo aí sim você terá grande facilidade em receber saques e poderá afastar da mesa jogando no estilo Kato ou próximo a mesa no estilo bloqueador. Poderá ainda realizar ataques pois apesar da velocidade da bola não sair muito rápida haverá muita dificuldade do adversário em devolver a bola e como você é classista poderá girar a raquete e atacar com borracha lisa tal como os defensivos modernos fazem. O grande problema do pino longo é o grande tempo para aprender a jogar com ele pois no começo é bem difícil além do que ninguém quer bater bola contigo já que a bola sai bem ruim e chata para o adversário. Gostei dos pinos Feint, Feint Long e Phanton mas há muitos outros de excelente qualidade. Como você disse que seu grande problema é recepção de saque então deve esperimentar o pino longo e a super-anti e tirar as suas próprias conclusões com o pino longo sua facilidade será enorme a ponto de não precisar nem olhar para o oponente para saber se o saque está por cima ou por baixo - A coisa vira brincadeira de criança. Mas como tudo na vida tem suas desvantagens. Experimentei pino médio uma vez e não gostei pois acaba não fazendo nem uma coisa nem outra ou seja não é rápido quanto o pino curto nem facilita a recepção quanto o pino longo.
sds

Concordo com todas as observaçoes postadas, mas em vista do problema descrito pelo Dragao, eu recomendaria 2 opçoes: Large-Pro (Yasaka), tem um bom controle, facilita muito a recepçao, eh macio, e o mais interessante, eh um pino rapido quando a velocidade for solicitada, voce pode “cobrir” a bola, jah que este pino para o padrao de pinos tem alto spin, e chapar ao mesmo tempo.
A outra opçao seria uma borracha lisa, Hurricane 3 (DHS), mas com a esponja original (chinesa). Quem costuma utiliza-la, joga com ela na esquerda, jah que ela tem um controle excepcional. Eh muito facil recepcionar, nao importa a escala de spin. Nas trocas de bola, voce poe onde quer, impressionante. A dificuldade estah no fato de ser lenta, ainda assim muito mais rapida que o anti.
Para o seu caso sou inclinado ao Large-Pro, mas se voce pretende utilizar normalmente a direita um dia, a H3 pode amenizar suas dificuldades, e servir de trampolim para uma evoluçao neste item.
Ate a proxima.

Muito obrigado a todos, especialmente ao Sisco. Vou tentar algumas opções sugeridas e volto aqui para contar como foi e eventualmente tirar mais algumas dúvudas.

Aos demais leitores do Fórum, peço que continuem postando sugestões e dúvidas com relação ao assunto pois pelo que deu para perceber é um tema que está longe de ter uma solução definitiva …

Dragão.

Sisco, por favor tire mais algumas dúvidas:

1- A Hurricane 3 da DHS é de bastante efeito e velocidade também. Como eu conseguiria recepcionar um saque com efeito com essa borracha ? O representante da DHS disse que ela é equivalente ao Catapult …

2- Com relação ao Large Pro da Yasaka, existe um equivalente da Butterfly ?

Obrigado !

OK Dragao. Espero que minha modesta experiencia possa ajuda-lo a se decidir. Vamos la:

Realmente a H3 tem muito spin,desde que voce imprima efeito (“raspe” a bola). Por ter muito spin, eh uma borracha otima para sacar e pesar a bola em trocas. Mas quando voce nao imprime efeito, simplesmente colocando a raquete, de forma a tirar o peso, a H3 se mostra simples de controlar. Basta aparar a bola no angulo certo, dependendo do saque do oponente.

Com relaçao a velocidade, nao acho rapida, pelo contrario. Ela produz um arco longo nos drives e topspins. Qualquer meia-bola, la vai um top, com giro mas lento.

Quanto a sua equivalencia com a Catapult, desculpe-me, mas das tres, uma:

  • o representante nao conhece a Catapult;
  • o representante nao conhece a propria H3;
  • o representante esta te alugando…
    A Catapult eh seguramente(!?) mais rapida, muito mais rapida.

Borracha da Butterfly equivalente a Large-Pro…eh dificil, hein? Acho que a que chega mais perto eh o Challenger Attack. Mas aproveitando, se voce estiver atras de algo da Butterfly, e quiser “entortar” um pouco o jogo, com um material que lhe possibilite atacar, de facil controle e que devolva bem bolas com spin e tambem sem spin, tente um pino chamado Relop Attack.

Boa sorte colega,
Ate

A Butterfly norte americana nao envia material para o Brasil, por força da representaçao do Marcos Yamada (nem faz sentido uma empresa competir com ela mesma).

Amigo, então nem adianta tentar comprar na http://www.butterflyonline.com/index.asp porque eles não vão enviar. Será que é por esse motivo que o Brasil não consta na lista de países para envio do produto??

[quote=“Dragão”:xl18vha7]Sisco, por favor tire mais algumas dúvidas:

1- A Hurricane 3 da DHS é de bastante efeito e velocidade também. Como eu conseguiria recepcionar um saque com efeito com essa borracha ? O representante da DHS disse que ela é equivalente ao Catapult …
[/quote]

Com técnica, meu caro.

Agora, se tem uma borracha que eh projetada com uma filosofia totalmente diversa da H3, esta eh a catapult (e todas as borrachas elasticas pre-tensionadas). A espuma da H3 eh muito menos elastica do que destes outros tipos de borracha (sriver, mark 5, catapult, etc.). Ela absorve muito mais energia no jogo passivo.

Novamente, muito obrigado, Sisco e a todos. Agora acho que tenho todas as dicas necessárias para ir à luta e fazer alguns bons testes. Quando obtiver algum resultado volto ao Fórum …

Tenho visto que jogadores classistas de tenis de mesa colocam pino longo OX(sem esponja), pra defender o tempo todo e esperam a bola boa no forehand pra atacar e definir o ponto. vi que a maioria tem estilo defensivo mesmo, ou seja o Back nunca foi uma arma ofensiva.

TENHO UM AMIGO AQUI NO RIO QUE USA NO FORHAND, PRA PREPARAR A BOLA PRO BACKHAND, DEU MUITO CERTO NO JOGO DELE PORQUE O BACK É O FORTE, MAS SE FOR USAR O ANT TE INDICO ANT POWER DA YASAKA, POR SER FACIL DE DAR O LOOPING E TE AJUDAR NAS BOLAS DE BACK, POR SINAL EU JOGO COM ESSE ANT, APESAR DE SER CANETERIRO DE RAQUETE REDONDA.
UM ABRAÇO