bolinhas de 40mm

bondia

tenho q perguntar não vão zuar de mim

eu comesei a jogar ping-pong em 1982 cada ano q passava ai evoluindo aprendi jogar tenis de mesa e em 1999 ou 2000 parei de jogar começei a trabalhar e casei e no começo desse ano (2006) conheci uma pessoa que tinha parado e me insentivol a voltar a jogar agora to treinando bastante pra tirar o atrazo mais quando voltei a jogar a bolinha tinha mudado de tamanho de 38 p/ 40 qual foi a data dessa mudança ? e porque resolveram mudar o tamanho da bolinha ?

brigado
off+
canhoto
caneteiro
aeolus-s
mark v 2.0

A data correta fico te devendo, mas a mudança foi para tentar diminuir a velocidade do jogo que estava muito rápido, e com isso, os pontos eram decididos muito rápidos também.

Estudiosos japoneses informam que a velocidade da bola diminuiu em apenas 2% no máximo e que o tempo de bola em jogo aumentou apenas 4%.

As alterações do tamanho da bola (de 38mm para 40mm) e dos pontos no set (de 21 para 11) entraram em vigor em 2001.

Resumindo Jadson: Não adiantou P… nenhuma!

[quote=“jadsonalmeida”:2vfpcohz]Estudiosos japoneses informam que a velocidade da bola diminuiu em apenas 2% no máximo e que o tempo de bola em jogo aumentou apenas 4%.

As alterações do tamanho da bola (de 38mm para 40mm) e dos pontos no set (de 21 para 11) entraram em vigor em 2001.[/quote]
Jadson, eu acho que a data correta da mudança no tamanho da bola foi o ano 2000. A Olimpíada de Sydney foi a última competição com a bola de 38mm. A Copa do Mundo daquele ano foi a primeira competição e Ma Lin foi o primeiro campeão com a bola de 40mm. Já a mudança na contagem realmente foi em 2001, mas eu desconheço em qual evento ela debutou.

Nakata, vc tem razão: a bola de 40mm começou a ser usada na Copa do Mundo de 2000, vencida por Ma Lin (que já treinava muito tempo antes contra os jogadores da Seleção Chinesa Juvenil com a bola de 40mm).

Cesar, eu acho que piorou. Em alto nível pode até aumentado em 4% as disputas de bola, mas no nosso nível acho que diminuiram os rallies. Eu conseguia dar muito mais efeito (e consequentemente controlar mais a bola), além disso a bola de 38mm era ótima de se usar com o pino curto.

Eu já sabia sobre essa mudança na contagem dos pontos em cada set, a diminuição de 21 para 11, que foi, diga-se de passagem, uma mudança muito boa para o tênis de mesa mundial!
Mas essa da bola de 38 mm eu nunca tinha ouvido falar!!!
Ela era mais rápida é isso??? Alguém ainda tem uma bola dessas, um colecionador hauehauehauehauehaue???

Falow!

Amorim_tm, não precisa ser colecionador não, eu acredito que muitos aqui do site ainda guardam bolinhas de 38mm, e ainda se encontram em algumas lojas para vender (embora raras).
Jadson, embora tenha jogado muito pouco com bolas de 38mm eu concordo com vc: ERAM MELHORES SIM!

Eu prefiro de 40mm pois comecei a treinar com a de 40mm. Tenho duas nittaku de 38mm , mas guardadas apenas. Não tenho nenhuma lembrança de antigamente, então prefiro 40mm ;]

eu tenho um porta raquete, dakeles bbem antigões, da butterfly. na madeira onde a gente põe a raquete tem um buraco q antigamente era p por duas bolinhas, mas c essa nova regra(q nem é tao nova) num da p por nem uma bolinha nele mais!!!
aheuheaiuhueauihaeiu!

A troca de drives com a bola de 38mm era perfeita.
Basta olhar os videos antigos e os atuais.
Hoje é mais dificil pois a bola de 40mm, às vezes “flutua” prejudicando o controle.

Comecei a jogar bem na transição de 38 para 40, quando joguei a primeira vez com a bola de 40 parecia que eu estava jogando com uma bola de Tênis, depois fui acostumando e não senti muita diferença, mas o pessoal que jogava a mais tempo que eu, até hoje reclama da mudança, justamente pelos mesmos motivos já citados acima porvocês, tem uns que culpam a piora dos seus jogos pela mudança, tem pessoas que até perderam robôs.