Bolinha ainda maior?

Parece q o sharara vai aumentar ainda mais a bolinha com o pretexto de melhorar as chances para os defensivos e aumentar os ralies.

Fonte: http://tabletennista.com/2011/8/sharara … le-tennis/

Procurei e não achei as evidências para confirmar a minha informação no site da ITTF, mas até onde eu sei, o presidente não pretende instituir as duas modificações (material e tamanho) ao mesmo tempo. O que tenho certeza que está proposto para implementação após as olimpíadas do ano que vem é a mudança do material da bola, de celulóide para PVC.
Eu sinceramente ainda não sabia o motivo desta mudança de material muito a fundo, mas agora entendi melhor. Eu sabia que uma das razões era a inflamabilidade do material, mas com alguns casos como o explicado na matéria do link, pude compreender que toda a preocupação vem dos riscos na cadeia produtiva como um todo (produção e transporte). Os riscos existem, de fato, mas apenas me questiono se o celulóide é algo tão nocivo quanto o amianto, por exemplo, a ponto de ser banido ao máximo. Não sou especialista em materiais poliméricos, mas se eu estiver correto, a modificação do material da bola me parece uma medida um pouco exagerada neste sentido, uma vez que poderiam existir outras maneiras de mitigar tais riscos. De qualquer forma, antes segurança em exagero do que em falta. E se o material é mesmo tão perigoso dentro da cadeia produtiva (vou tentar pesquisar isto com meus colegas das engenharias específicas), parabéns à ITTF pela decisão.
E quanto ao tamanho, me lebro de ter ouvido falar de uma mudança apenas da tolerância dimensional, um pouco para cima. Ou seja, o diâmetro nominal ou oficial da bolinha continuaria sendo o mesmo (40mm), mas teria sua tolerância (que é de 0,5mm para baixo ou para cima, totalizando 1mm de campo de tolerância) movida para cima. Citando um exemplo, hoje a bola pode ter medidas entre 39,50mm e 40,50mm pelas normas correntes: supondo que esta tolerância fosse movida 0,2mm para cima (exemplo), a bola poderia ter 39,7mm até 40,7mm. O que eu ouvi / entendi até agora foi algo como isso (lembrando que é só um exemplo), e não algo no sentido de mudar a dimensão nominal da bola como foi feito na última oportunidade, de 38mm para 40mm.

Abraços!!!