Li QUE queriam trocar as bolas de celuloide para PVC. Acho QUE ficara muito estranho e discord plenamente com a ideia ::raiva:: mas sera QUE JÁ TA confirmado ou seria apenas Mais UMA ideia? E pra QUE eles Querem TROCAR?
já tá confirmado. a “regra” será efetivada 1° de julho de 2013. elas não tem aquele “vinco” no meio, o que supostamente deixa o quique mais uniforme. tem um tópico que eu não estou achando no OOAK que o william henzell fala sobre ela.
Edit: aqui o tópico (http://ooakforum.com/viewtopic.php?f=9&t=18162). se alguém quiser ajuda na tradução, eu fico feliz em fazê-lo.
[quote=“li2so4”:5hyd8uiw]já tá confirmado. a “regra” será efetivada 1° de julho de 2013. elas não tem aquele “vinco” no meio, o que supostamente deixa o quique mais uniforme. tem um tópico que eu não estou achando no OOAK que o william henzell fala sobre ela.
Edit: aqui o tópico (http://ooakforum.com/viewtopic.php?f=9&t=18162). se alguém quiser ajuda na tradução, eu fico feliz em fazê-lo.[/quote]
Eu li o tòpico e ainda nao entendI pra que trocar. Pra bola simplismente durar Mais? E aliás,como vai ficar a situação dos katos??
Daqui a pouco as raquetes só podem ter 5 folhas de mdeiras!!(irônico mode on)
Já tiraram a cola, o booster, e a bola de 38, e querem ficar mais lento assim.
O jogo daqui a alguns anos NAO vai ter nada ver com o tenis de mesa. NAO vão ter drives, chop, top spin, saque pendululado, enfim o jogo NAO vai ser atrativo de usufruir E quem joga com certeza vai falar : saudade do tenis de mesa de verdade!
Vejam este video do Presidente da ITTF comentando sobre a nova bola.
http://www.youtube.com/watch?v=LAcDu9RaDN8
TTsportsnews.
como pode essas bolas de PVC quicar mais a de celuloide
Li dois posts do Henzel e vou por em tópicos o que ele disse, resumidamente (pode conter erro de tradução):
- A primeira coisa que você percebe: o som é diferente. Parece um som de bola quebrada.
- É muito mais dificil gerar efeito com as bolas novas, e a bola responde de maneira um pouco diferente em situações com golpes de spin
- Ele encontrou que as novas bolas apresentaram menor queda através do ar nos topspin em relação às bolas antigas, e que as bolas novas tiveram um arco mais verdadeiro o qual foi mais frequente do que ele esperava.
- Simplificando - o efeito será provavelmente terá um papel menor no tênis de mesa do futuro (não sei se traduzi isso corretamente)
- As bolas novas foram melhores do que eu esperava que seriam. Eu lembro quando as bolas de 40mm chegaram a 10 ou 12 anos atrás e a maioria das primeiras era horrível (macia em umas partes e terrivelmente desiguais). As bolas de plástico aparentam ser uniformemente firmes em toda a sua área. Será interessante ver a durabilidade das bolas de plástico visto que são feitas com uma única peça de plástico ao invés de duas peças grudadas.
- A última é que as bolas novas provavelmente chegarão em 2013 ao invés de 2012, pra dar tempo dos fabricantes fazerem elas corretamente.
No outro post ele disse isso:
- Estamos todos tentando adivinhar quem será beneficiado/prejudicado com as novas bolas. Eu poderia dizer que é um palpite justo afirmar que os melhores hoje serão os melhores após a troca das bolas. É desconhecido como kateiros e jogadores com pinos se sairão.
- É provavel que após 6 meses, pessoas que jogarem muito mal se lembraram como é jogar com bolas de celulóide.
- É possível que os jogadores venham com novas técnicas que envolvam movimentos mais rápidos do punho, mãos e braços , sendo capazes de gerar um spin excelente.
Na minha opinião conspiratória, toda troca de material envolve muito dinheiro, afinal de contas é um mercado de tamanho global. E quem ganha com isso logicamente são os fabricantes. Se algum dirigente da ITTF recebe por fora eu desconheço. Se alguém reparar bem verá que não há motivo convincente ou forte o suficiente para se trocar o tipo de bola que é usada hoje. Ecologia? Balela, bola de TM não representa uma gota no oceano de árvores derrubadas para produção de outros itens, principalmente papel. Diminuição da velocidade do jogo a fim de se tornar “mais atraente”? Outra decisão errada, e se for este o caso, errada em 2 abrangências. Primeiro que o jogo mais lento não fica mais atraente. Tênis de mesa nunca será atraente para a TV, não possui a plástica de esportes como tênis, basquete ou vôlei. E errada também na forma de querer se diminuir a velocidade do jogo. Existem outras formas de se diminuir a velocidade mas tais formas não geram lucros para os fabricantes, por isso nunca foram implementadas e, provavelmente, nunca serão. Volto a falar disso depois.
Vamos relembrar, quando a cola rápida foi proibida os cartolas da ITTF alegaram, declararam, juraram que o motivo era a saúde dos atletas. Ok, motivo aceitável. Mas se era nocivo por que não foi proibido antes? Por que ninguém se preocupou com isso durante 25 anos? Na minha desconfiada opinião os fabricantes tiveram forte influência na decisão. Claro que sabiam que sem cola rápida o desempenho cairia vertiginosamente. E neste ponto foram favorecidos de maneira sem igual. Nunca tiveram um lucro tão grande como tiveram com a venda de tantas Tenergys, ESN´s, etc. E não apenas tiveram produtos novos para vender, com um mercado aquecido, mas também elevaram o valor de mercado. Borracha de TM era item de 20~25 dólares na época da cola. Já as tensionadas parecem ter fixado o preço médio em 40~50 dólares.
Com esta troca do tipo de bola será a mesma coisa: mais grana para os cofres dos fabricantes. Todo mundo vai ter que comprar sendo que nada justifica a troca.
Volto agora ao motivo da redução da velocidade. Se este é um dos objetivos porque não simplesmente limitar a espessura das borrachas em 3mm? (Não que eu seja a favor, claro que não. Acho inclusive que ficaria uma merda jogar TM)
Porque esta medida não gera lucro nenhum para os fabricantes. Pelo contrário, eles teriam seus lucros reduzidos pois teriam menos opções para oferecer.
Outra: por que não aumentar a altura da rede? (Novamente deixo claro que sou contra, apenas apresento alternativas)
Porque não gera lucro nenhum para os fabricantes, basta colocar um adaptador no suporte da rede para se conseguir a altura correta.
Resumindo, todas mudanças de regras do nosso esporte:
1 – nos fizeram gastar mais dinheiro, e/ou
2 – poderiam ter sido outras, só que barrariam os lucros dos fabricantes.
Lembrando que nada deste texto reflete a verdade, apenas devaneios que alguém entediado nos últimos dias do ano. :mrgreen:
Tava com saudades dos tópicos revolucionários do Nakata… heuahuahuea
Aproveitando que to por aqui, um feliz 2012 pra todos, seja em que bola for, daremos drives (ou teremos q dar mais smashes) de qualquer jeito!..rs
Abração!!
Tah mas essa troca tem como principal motivo,a durabilidade?
eles vao trocar , só pra ela ser mais resistente? :?
o motivo principal é que a celulóide é extremamente inflamável
Como se diz aqui na Bahia: “Não mexe muito, senão estraga!”
Eu não creio que isso seja motivo plausível. Mesatenistas que se dizem normais, jogam em clubes, associações e em quaisquer outros lugares que eu tenho certeza que não há fogueiras ou qualquer algo do tipo, a ponto de desencadear um incêndio de grande magnitude por causa de uma bolinha inflamável. Eu concordo com o Nakata quando se afirma que esta mudança é uma questão econômica. Algo semelhante é quando a ABNT mudou o padrão dos conectores machos e fêmeas de tomadas e aparelhos eletrônicos, afirmando que o novo modelo trazia maior segurança ao consumidor, mas que na verdade, era algo indiferente.
ATT.
Renato Milhomem
cara, esse tipo de plástico (celulóide) foi o primeiro plástico a ser inventado! imagina agora que ele tem um série de desvantagens em relação aos outros plásticos, dentre elas a durabilidade, e o fato de ser altamente inflamável, dentre outros. Vcs podem pensar q o fator inflamável é desprezível, mas imagina o transporte de milhares de bolas. Se não me engano, o presidente da ITTF comentou que são poucos os lugares que ainda fabricam esse tipo de plástico (dentre eles a china), o q dificulta bastante a logística da fabricação, ficando praticamento confinado à china.
Concluindo, acredito que há interesses comericiais sim (sem viajar nessas teorias da conspiração que sempre vêm parar aki no forum), mas ta mais do q na hora de atualizarmos esse material para algo mais moderno.
E como falou o presidente da ITTF “os melhores vão continuar os melhores. Aqueles que jah jogavam mal q vão se lembrar mto bem como eram as bolas antigas”
Quanto a durabilidade, eu não tenho nada a contradizer. Concerteza, precisamos de materiais que sejam mais resistentes para confeccionar bolinhas. Elas deformam muito fácil. Você está certo neste ponto, mas a engenharia necessária ao transporte seguro desses materiais é da logística da empresa e mesmo considerando que entre os males possíveis, escolhamos o menor, analogamente, eles não podem deixar a desejar no quesito segurança em nenhum dos casos pois em condições críticas, o pvc também pode se inflamar assim como celulóide, já que boa parte da composição do pvc, é constituído de compostos do petróleo. Enfim, eu espero apenas que o preço das bolinhas caíam (através do ponto de vista do daniloborges_se), e que não fiquem tão pesadas, considerando que o pvc aparenta ser denso (pelo o menos, eu acho).
ATT.
Renato Milhomem
Alguém aì sabe pq as bolinhas tem esse cheiro?