Bolas 3 estrelas - Tudo igual? Isso é verdade?

Estava na Vila Olímpica do Km 19 da Raposo Tavares em São Paulo, quando um senhor que joga no estilo caneta japonesa veio para jogar. Eu estava jogando com uma bola de treino butterfly e quando fui jogar com este senhor ele trouxe uma bola da marca Artengo 3 estrelas. Questionei pela bolinha ser muito pesada e ele respondeu que em todos os torneios as pessoas utilizam Artengo ou contanto que seja com 3 estralas dá no mesmo.

E vocês o que acham, concordam?

Usar bolas 3 estrelas, deveria ser “normal” , mas praticamente só o fazem em torneios ( e às vezes só os importantes)

Sobre a marca é “até conhecida” , mas as mais “conhecidas” são Nittaku, DHS, Butterfly, Double Fish, Tibhar, Donic…Artengo…

Achar bola 3 estrelas mais pesada que bola de treino é normal, sim…
Agora, querendo saber que bolas foram utilizadas nos torneios oficiais, só ir no site da ittf e pesquisar; as mais usadas são Butterfly, Nittaku, DHS, Tibhar…

[]´s

É que achei estranho, pois tenho que fazer mais força para passar a bolinha sendo que ela pega mais efeito e vai para fora e se jogo com uma mais leve é show. Num torneio em minha cidade organizado pela federação paulista de tênis de mesa a bolinha usada era a DHS com 1 estrela super leve até mais que a butterfly e por isso a diferença. Desse jeito só se gastar fortunas em bolas 3 estrelas.

Gente este assunto até que não é tão complicado, teoricamente existem umas 2 ou 3 fabricas de bolinhas no mundo, com base nisto vou citar os fatos que eu acredito ser verdade:

1- Estas 2 ou 3 fábricas produzem bolinhas para todas as marcas, se você chegar numa destas fabricas e disser que você quer comprar um lote padrão de bolinhas e no local da marca escrever seu nome eles vao produzir a bolinha com seu nome ex: José da Silva

2- O que difere a bolinha de uma estrela pra de tres estrelas é o fato da bolinha passar ou não no ‘funil’ de classificação, a bolinha que é tres estrelas cai num cesto e a de uma no outro.

Agora o que eu tenho duvida é o seguinte, eu acredito que com a materia prima de primeira eles devem fazer as bolinhas de marca top (bty, thibar etc) e com a materia prima de segunda as bolinhas tipo nimatsu, yahima etc.

Em resumo eu olho mais para a materia prima do que pra marca da bolinha, notem que as bolinhas bty, thibar, 729, dhs são muito semelhantes, semelhança que você encontra (só que em perca de qualidade) nas marcas nimatsu, yashima, sun etc. se você for comparar a materia prima destas 2 categorias irão achar semelhanças também, portanto concordo em parte com a opinião do senhor no inicio da postagem, uma bolinha 3 estrelas feita com materia prima boa pode ser de qualquer marca que não tem diferença, mas pegue uma nimatsu 3 estrelas da vida e coloca num torneio pra ver a reclamação vai ser geral.

Concordo porque de certa forma existe uma lógica no que você está falando. Um colega meu comprou uma mesa de 15mm onde o fabricante dise que a mesa que estava sendo feita para ele por R$300,00 na época custava R$1.500,00 com o adesivo da Butterfly e como todas as mesas seguem o mesmo padrão inclusive para torneios mundiais, elas, como as bolinhas podem ser fabricadas por uma mesma ou várias empresas e depois serem comercializadas. Só achei estranho o senhor que jogou comigo ter usado uma a bolinha da marca Artengo que eu imaginei que fosse para uso de recreação e não aprovada pela ITTF com 3 estrelas. Para mim marcas de confiança eram : DHS, Butterfly, Nittaku, Double Fish, Tibhar, Donic por serem marcas mais conhecidas e que começaram a vir para o Brasil já há algum tempo, mas tudo bem. E estranhei também pelo fato do peso mas é questão de costume, já que o problema é ficar comprando bolinhas com 3 estrelas pelos menos no meu caso para se acostumar com o peso e com o movimento.

[quote=“JCesar”:31s7r6x5]Gente este assunto até que não é tão complicado, teoricamente existem umas 2 ou 3 fabricas de bolinhas no mundo, com base nisto vou citar os fatos que eu acredito ser verdade:

1- Estas 2 ou 3 fábricas produzem bolinhas para todas as marcas, se você chegar numa destas fabricas e disser que você quer comprar um lote padrão de bolinhas e no local da marca escrever seu nome eles vao produzir a bolinha com seu nome ex: José da Silva

2- O que difere a bolinha de uma estrela pra de tres estrelas é o fato da bolinha passar ou não no ‘funil’ de classificação, a bolinha que é tres estrelas cai num cesto e a de uma no outro.

Agora o que eu tenho duvida é o seguinte, eu acredito que com a materia prima de primeira eles devem fazer as bolinhas de marca top (bty, thibar etc) e com a materia prima de segunda as bolinhas tipo nimatsu, yahima etc.

Em resumo eu olho mais para a materia prima do que pra marca da bolinha, notem que as bolinhas bty, thibar, 729, dhs são muito semelhantes, semelhança que você encontra (só que em perca de qualidade) nas marcas nimatsu, yashima, sun etc. se você for comparar a materia prima destas 2 categorias irão achar semelhanças também, portanto concordo em parte com a opinião do senhor no inicio da postagem, uma bolinha 3 estrelas feita com materia prima boa pode ser de qualquer marca que não tem diferença, mas pegue uma nimatsu 3 estrelas da vida e coloca num torneio pra ver a reclamação vai ser geral.[/quote]

Olá!
bem, gostaria de saber de qual fonte vc retirou as informações, nao estou dizendo que é mentira… so gosto de ter base nas informações!
obrigado!

Pessoal,

Na verdade e muito dificil diferenciar uma bola de outra…anos atraz, como havia muita discussao desse tipo, fiz um teste, tirei a marca de 5 bolas de marcas diferentes…diferenciei as mesmas somente com pequenos pontos…e somente eu sabia as marcas referentes esses pontos…

Entre diversos jogadores de primeira linha brasileira, a grande maioria, para nao dizer todos, erraram nas marcas e qualidades das bolas.
Todos concordaram com o seguinte: Tiramos uma simples e verdadeira conclusao…sendo bolas 3 estrelas todas lhe darao as mesmas performance,.

Essas situacoes de achar uma bola pesada…a outra dura…a outra que pega mais efeito…a outra leve…sao todas sem fundamentos…pois os todos os atletas ficam sugestionado por marcas…

Aquiu em nosso centro de treinamento, ja foi conversado com nossos tecnicos chines, e tambem falaram a mesma coisa…e olha que esses chineses ja foram tops mundiais…

abracos

smorigo

Algumas considerações :

Sim, existem poucas fábricas de bolinhas no planeta…

A maior delas em VOLUME é a DHS que fabrica bolinhas p/ ela mesma (claro), para Butterfly, a Nittaku (quem vem escrito made in Japan) e outras menores (várias mesmo).

Sobre o peso : Bolinhas 3 estrelas tem sempre o mesmo peso, (REGRA, ou seja 2,7 gramas)…

Sobre dureza : sim, existe diferença, pq a regra não especifica esta caracterísitca, mas sim o material : celulóide.

Assim sendo, diferentes sensações na batida ou drive, com toda a certeza irão ocorrer.

Sobre bolinhas 1 estrela e 3 estrelas.

“Antigamente” as bolinhas 1 estrela e 2 estrelas, eram “bolinhas 3 estrelas reprovadas” na controle de qualidade, hoje em dia já nao é “exatamente” assim.

Isto pq com a troca do tamanho da bola em 1999 ( regra em 2000) de 38mm para 40mm, as fábricas tiveram que re-arranjar toda a linha de produção delas (alto custo).

Asism sendo, hoje a 1 estrela, tem linha (em alguns casos) específica p/ ela.

O que eu sinto é que bolas como Nittaku Premium e TSP são muito parecidas e para mim melhores, e as DHS Butterfly Donic, mais parecidas, mas boas, já as Tibhar (que inclusive foram usadas na Copa Brasil), pareciam mais moles, e peguei algumas delas bem “desbalanceadas” …

Porém o correto mesmo é treinar com todas elas, pq nos Campeonatos, vc deve usar a bola do patrocinador e não a que vc quer…

O mesmo caso ocorre com as mesas, nao adianta nada vc treinar numa mesa de 30 mm, super rápida e no dia do campeonato e usar uma de 15mm e super lenta, ou vice-versa

A regra fala do pingo ou quique a uma altura de 30 cm, deve retornar a pelo menos 23, assim sendo “passa quase tudo”

Caro Bernardo, as minhas fontes são as seguintes (lembrando que o ultimo item no meu post anterior é uma opinião pessoal minha):

1- Perguntas que venho fazendo a técnicos de tenis de mesa, em 20 anos que pratico este esporte perguntei pra uns 5 e as respostas foram as mesmas.

2- Repeti as pergunta anterior a jogadores experientes e as respostas mantiveram-se as mesmas.

3- Forum do site temp.mesatenista.net onde este assunto já foi exaustivamente discutido (inclusive existem fotos de uma fábrica).

Forte abraço a todos

Sobre o “peso” (na verdade, massa) é algo definido pela regra (massa = 2,7 g).

Dessa forma, lembro de dois fatores que podem influenciar na sensação de variação do peso da bola:

  • dureza do material da bola (celulóide), já comentado;

  • variações da pressão interna da bolinha quando da sua produção.

A diferença de pressão entre a parte interna da bola e a parte externa pode causar essa sensação no momento do golpe devido à força de reação na raquete (proporcional à diferença de pressão) ser diferente nos dois casos.

Pode-se fazer uma comparação [não muito exata] com uma bola de futebol levemente murcha e outra cheia, as pressões diferentes causam a sensação de uma ser mais “pesada” do que a outra quando são chutadas.

Até mais!

Ontem no treino alguem apareceu com uma artengo 1 estrela e tava muito oval (mais q o normal rs) a ponto de girar torto.
a 3 estrelas nunca vi, e nao é a primeira vez q vejo uma artengo assim.

galera estamos treinando com um amigo meu e estamos pensando em começar a fazer lançamento de bolinhas mais precisamos de muitas bolinhas vocês podem me dizer qual bolinha eu compro ? se podem ser bolinhas tipo VOLO ou tem que ser melhores?

As bolas DHS 1* são bem melhores e não são muito caras. Eu faria essa escolha.

Abraços!!!

aproveitando a volta desse topico, gostaria de saber se existe alguma diferença entre as bolas com ou sem emendas… tipo a bola 3 estrelas da 729 sem emenda… se existe uma diferença grande para uma da mesma marca. (não sei se existe) ou ate mesmo para de marcas diferentes tipo uma DHS 3 estrelas com emenda ? grande abraço a todos.

Nelson, existe sim diferença entre as bolinhas com ou sem emendas. Eu dou preferência para as com emendas por serem mais parecidas com as bolas antigas. Também existem muitas diferenças entre as marcas. Tem a questão do peso, da dureza, do quique, da durabilidade, enfim muita coisa. Tem que achar a que tem melhor custo benefício para você.

Tendo em vista que as bolas mais vendidas no mercado são as “com emenda”, eu acredito até que haja uma tendência dessas “sem emenda” serem descontinuadas, pois como o Julio disse, as primeiras acabam sendo mais similares ao que se usava e logo mais populares. A menos que alguém apareça com alguma razoavelmente melhor, me parece que por enquanto o caminho é esse.

Portanto, se vc vai comprar, no seu lugar eu compraria “com emenda”. Inclusive as DHS 3* que vc cita são as mais populares, uma das melhores e mais fáceis de achar. Eu mesmo comprei faz pouco tempo.

Abraços!!!

Obrigado aos a Julio e Alcir, na verdade a pergunta foi uma curiosidade minha, ja mataram =:) e tambem porque ganhei uma caixa de 729 3 estrelas de um amigo… dai como não tem emenda… fiquei na duvida, ainda não treinei com elas, pois estou agora treinando mais no clube do que em casa. hoje em dia graças ao Uber estou conseguindo treinar num clube. la ainda estamos usando bolas de celuloide misturadas com algumas bolas de plastico dhs. Abraço a todos.

Só tenho utilizado DHS 1*, 3* somente em torneios. Algumas bolas realmente tem uma pequena diferença, mas nada que uma bate bola e tranquilidade não facilitem a adaptação.

Bom dia, estou tendo algumas dificuldades para dar topspin de backhand e muitas pessoas me falaram para treinar com multi bolas, aonde poderia achar bolinhas de um preço baixo para comprar varias? Precisa ser a nova? Elas são caras demais, no mercado livre achei um anuncio de 100 bolinhas da marca volo por 75, [editado pela moderação] essas bolinhas já ajudam ou temque ser algo mais profissional?