Algumas considerações :
Sim, existem poucas fábricas de bolinhas no planeta…
A maior delas em VOLUME é a DHS que fabrica bolinhas p/ ela mesma (claro), para Butterfly, a Nittaku (quem vem escrito made in Japan) e outras menores (várias mesmo).
Sobre o peso : Bolinhas 3 estrelas tem sempre o mesmo peso, (REGRA, ou seja 2,7 gramas)…
Sobre dureza : sim, existe diferença, pq a regra não especifica esta caracterísitca, mas sim o material : celulóide.
Assim sendo, diferentes sensações na batida ou drive, com toda a certeza irão ocorrer.
Sobre bolinhas 1 estrela e 3 estrelas.
“Antigamente” as bolinhas 1 estrela e 2 estrelas, eram “bolinhas 3 estrelas reprovadas” na controle de qualidade, hoje em dia já nao é “exatamente” assim.
Isto pq com a troca do tamanho da bola em 1999 ( regra em 2000) de 38mm para 40mm, as fábricas tiveram que re-arranjar toda a linha de produção delas (alto custo).
Asism sendo, hoje a 1 estrela, tem linha (em alguns casos) específica p/ ela.
O que eu sinto é que bolas como Nittaku Premium e TSP são muito parecidas e para mim melhores, e as DHS Butterfly Donic, mais parecidas, mas boas, já as Tibhar (que inclusive foram usadas na Copa Brasil), pareciam mais moles, e peguei algumas delas bem “desbalanceadas” …
Porém o correto mesmo é treinar com todas elas, pq nos Campeonatos, vc deve usar a bola do patrocinador e não a que vc quer…
O mesmo caso ocorre com as mesas, nao adianta nada vc treinar numa mesa de 30 mm, super rápida e no dia do campeonato e usar uma de 15mm e super lenta, ou vice-versa
A regra fala do pingo ou quique a uma altura de 30 cm, deve retornar a pelo menos 23, assim sendo “passa quase tudo”