Bola por fora da rede

::ninja::

Gostaria da ajuda de vcs para solucionar duas dúvidas:

  1. A bola tem necessariamente que passar por cima da rede ou pode passar pelo lado dela.

  2. As bolas que batem no suporte da rede são válidas?

Obrigado aos colaboradores.

Kuhnen

Pode passar pelo lado também.

Vale tdo…por fora, por baixo, se bater no suporte, subir e cair na mesa do adversário vale…soh no saque q se bater na rede deve retornar

Realmente, vale tudo isso, menos por baixo… :stuck_out_tongue:

Se a bola vier por baixo do suporte e bater nele e ir para mesa
vale :lol: :lol: :lol:

essa ai é muito boa pergunta.
já pensei nisso antes, mas conhecia a regra. mas imagine se vc pegar um cara q joga kato por exemplo, o cara dá bem no canto da mesa, junto a rede, e vc pega bem embaixo da mesa; vc dá um toque de leve e a bola sobe à mesa e desliza. seria uma jogada muito curiosa, se já nao aconteceu antes. Mas valia.

[quote=“schmidt88”:cm3hqd0i]essa ai é muito boa pergunta.
já pensei nisso antes, mas conhecia a regra. mas imagine se vc pegar um cara q joga kato por exemplo, o cara dá bem no canto da mesa, junto a rede, e vc pega bem embaixo da mesa; vc dá um toque de leve e a bola sobe à mesa e desliza. seria uma jogada muito curiosa, se já nao aconteceu antes. Mas valia.[/quote]
Já aconteceu isso comigo, e foi exatamente no último ponto do jogo.

A bola do meu adversário estava com efeito lateral por baixo. E bola bateu na rede e o efeito lateral colocou a bola para fora da mesa. Completamente desequilibrado consegui alcançar a bola, batendo na mesma de baixo para cima com um leve efeito lateral. A bola acabou passando por baixo do suporte da rede. Meu adversário ficou completamente sem reação (dava para pegar a bola, mas ele nem se moveu), parecia não acreditar que a bola havia retornado.

Daqui a uns 500 anos eu consigo repetir esta jogada…

Abraços,

Mazinho

Mazinho escreveu daqui uns 500 anos eu vou fazer isso denovo

Pra com isso Mazinho uma jogada taum normal pq daqui 500 anos vc repeti-la ao naum ser se vc naum consegue como seus amigos querem q vc ganhe de mim se vc nem sabe dar bola por fora
meu lema e o seguinte eu posso perder mais q eu do uma por fora
hahahhaha isso eu do
treinamos isso aqui mais ou menos 30 minutos diarios
treinamos para dar por fora no saque do jogador para o deixa-lo
sem reacao se volta o ponto ja esta acabado
ok
Abracos

[quote=“JO_Max”:2p5qb398]Pra com isso Mazinho uma jogada taum normal pq daqui 500 anos vc repeti-la ao naum ser se vc naum consegue como seus amigos querem q vc ganhe de mim se vc nem sabe dar bola por fora
meu lema e o seguinte eu posso perder mais q eu do uma por fora
hahahhaha isso eu do
treinamos isso aqui mais ou menos 30 minutos diarios
treinamos para dar por fora no saque do jogador para o deixa-lo
sem reacao se volta o ponto ja esta acabado
ok
Abracos[/quote]
Pobre ignóbil,

leia minha mensagem antes de tentar respondê-la. Não falo em bola por fora da rede, até porque qualquer um é capaz de fazer isso (ATÉ VOCÊ!), minha mensagem refere-se a devolver a BOLA POR BAIXO DO SUPORTE DA REDE.

Mazinho

Por BAIXO DO SUPORTE é realmente muito raro

Já por FORA DA REDE, comentamos outras vezes. Inclusive o “mestre” Nakata lembrou de que o Waldner realizava golpes por FORA DA REDE, com a bola “escorrendo” na mesa.

Se essa é uma jogada muito interessante de se ver, tento imaginar como deve ser uma jogada por BAIXO DO SUPORTE.

Complicado seria se o árbitro pensar que a bola bateu numa parte oca da mesa, ou que algum tipo de sujeira atrapalhou sua batida, ou msm que ela tenha quebrado ao bater. Mas como é um lance raríssimo, a probabilidade de algum desses casos acontecer é mínima.

Roberto disse
_É um lance rarissimo,a probabilidadede alguns desses casos acontecerem é minima
Meu caro Roberto para vc q naum sabe vou t falar esse é o lance mais treinado do tm pq é o unico lance indefensavel no tenis da mesa
treinam hrs e hrs para aperfecoarem esse movimento mais a probabilidade naum é minina eu garanto para vc q todo jogador do mundo c sobra uma bola dessas para ele, ele ira tentar por fora
oq v falou dos juizes e certo e muito dificil para os eles verem esse tipo d jogada , falando nisso eu ate de lembrei d um ponto desse tipo foi exatamente na olimpiadas d 2000 sydney nas quartas de final entre Jorg_Rosskopf vs Liu_Guoliang no primeiro ponto do jogo Rosskopf
sacou Liu colocou na sua esquerda ele sai ajeitando a terceira bola Liu deu uma paradinho saindo da mesa Rosskopf mandou o drive por fora
os juizes deram o ponto para Liu mais ele falou naum a bola foi por fora
HuahuhuhUh foi muito massa
mais tbm so foi q Rosskopf fez pq depois Liu_Guoliang Massacrou ele
Blz era so isso q eu queria falar

Abracos

Douglas Max

Releia a mensagem, medite nela, reflita profundamente e se aprendeu a interpretar texto na escola (se é q vc frequentou alguma),

Vc perceberá q eu iniciei o comentário sobre a BOLA POR BAIXO DO SUPORTE, fiz uma breve observação sobre a BOLA POR FORA DO CONJUNTO DA REDE e depois retornei ao tema central

Inclusive, na observação q fiz comentei q a BOLA POR FORA DA REDE é mais comum, enquanto a BOLA POR BAIXO DO SUPORTE é RARO

E se a bola for por fora e bater na lateral da mesa, se quem é o ponto?
ñ estou falando da casca, e sim se ela bater na lateral, um lugar impossível de bater se ela vier por cima

Se vc golpear a bola e ela bater na lateral da mesa do adversário, o ponto será dele

As linhas brancas são destinadas a limitar a área da mesa, se a bola bate das linhas pra dentro continua em jogo. A “casquinha” seria a tangente da linha branca, por isso tb faz parte da área de jogo

[b][color=darkblue]Galera, só pra confirmar a discussâo acima.

Estas idéias ainda são válidas? Alguém poderia comentar à respeito.

O que a regra admite? Ou depende da interpretação!?[/b][/color]

Resumindo: a bola pode passar por fora da rede, por baixo do suporte fora da mesa e pode tocar no mesmo que ainda é uma jogada válida. Há tempos atrás não podia passar por fora ou por baixo do suporte, mas nem sei quando que mudou a regra.

Aliás, se a bola tocar na lateral da mesa o ponto é do adversário.

Depende: Se a bola bater na lateral da mesa e subir, mantendo a trajetória, é considerado casquinha e o ponto é válido. Sea bola bater na lateral da mesa e for para o lado, mudando totalmente a trajetória, é considerado bola fora e ponto do adversário.

Se a bola bater na lateral, desviando totalmente ou não, é ponto adversário. Para ser ponto ou precisa pegar na casca ou na superfície de cima.

Portanto tem q ter olhos mto rápidos/atentos e ouvidos mto apurados para perceber onde a bola bateu…A superfície lateral proporciona um barulho diferente da quina e da parte de cima da mesa.

Inclusive, eu tomei uma por fora linda antes de ontem do Hugo na 1a div e pro meu azar tinha um amante do esporte de Santos que estava filmando, rs…

Teve uma jogada, Joo Se Hyuk x Schlager em 2003, que joo deu 1 drive por fora, schlager parou e pensou na trajetória, e afirmou depois que o ponto havia sido do kato da Coréia. Na hora eu fiquei na dúvida, o drive além de ter saido forte, nao quicou direito. Na câmera lenta deu pra ver legal.

Se a bola bater na lateral, desviando totalmente ou não, é ponto adversário. Para ser ponto ou precisa pegar na casca ou na superfície de cima.

Portanto tem q ter olhos mto rápidos/atentos e ouvidos mto apurados para perceber onde a bola bateu…A superfície lateral proporciona um barulho diferente da quina e da parte de cima da mesa.

Inclusive, eu tomei uma por fora linda antes de ontem do Hugo na 1a div e pro meu azar tinha um amante do esporte de Santos que estava filmando, rs…[/quote]

Positivo, foi isso que eu quis dizer mas me expressei errado. Se a bola bater na lateral alta da mesa, pode haver casquinha, se ela subir. Se for para o lado, bola fora.