Bola no suporte, ponto válido?

O jogador dá um drive, a bola bate no suporte de ferro e depois na mesa do adversário que não o rebate. O ponto é válido? Onde na regra permite isso?

Eu acho que isso pode sim, veja o que diz a regra
2.1. UM BOM RETORNO
2.1.1. Uma bola tendo sido sacada ou retornada deve ser batida de forma que ela passe sobre ou em torno da rede e seus acessórios e toque o campo oponente, mesmo que ela tenha tocado na rede ou seus acessórios.

O suporte é o acessório da rede, portanto o ponto deveria prosseguir normalmente, e noseu caso o ponto seria do jogador que deu o drive.

Pois eh Antonio, esse eh o grande problema onde a regra não explica com clareza o lance.

Muita gente confunde esse lance com o lance do Volei, onde se a sua bola pegar na “antena” o ponto eh do adversário. Eh tbm não eh permitido a devolução da bola pelo lado de fora da “antena”.

Mas no TM não eh bem assim. Eh permitido a devolução da bola pelo lado de fora da haste da rede, e tbm eh permitido que a bola “toque” na mesma.

Se por um lance de sorte a sua bola tocar na haste e acabar enganando o adversário, não possibilitando-o a devolução, o ponto eh valido ao seu favor.

Para o entendimento dos arbitros e da regra, eh que a haste eh uma extenção da rede, portanto seria o mesmo a bola ter pego no meio da rede…

Com exceção no momento do saque. Se isso ocorrer no momento do saque, eh dado o ponto a favor do receptor.

Eh isso ai Antonio…

Abraços.

Se a bola, no momento do saque, bate no suporte e depois cai sobre a mesa do adversário o lance é considerado como “net”, ou seja, o sacador terá uma nova chance.

Abraços,

Mazinho

Se a bola, no momento do saque, bate no suporte e depois cai sobre a mesa do adversário o lance é considerado como “net”, ou seja, o sacador terá uma nova chance.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Nossa que estranho… Isso aconteceu umas 3 vezes, (soh em treinos) comigo e na ocasião foi considerada como ponto do receptor…

Na epoca nem cheguei a discutir o fato, por pensar que “se não fosse pela haste, a boa iria pra fora”…

Mas vou perguntar pro meu tecnico certinho…

Valeu Mazinho.

Abraços.

Com excessão do saque, se a bola bater no suporte da mesa mesmo que na base sem tocar na mesa e ir para o lado do oponente e o mesmo não devolver vale o ponto.
Uma vez o adversário cortou e bateu no suporte com força e foi para o outro lado me deslocando o ponto valeu.
Aqui no fórum mesmo já se discutiu isto, um exemplo claro é que no tênis de mesa não existe antena nem limitação para a rede fora da mesa, se não teríamos juiz de linha como no voley-ball, então a rede e o suporte só determina que a bolinha tem que passar sobre aquele local sem tocar na mesa anteriormente, ou seja não tocou na mesa, o suporte é estensão da rede o drive valeu.

Se a bola, no momento do saque, bate no suporte e depois cai sobre a mesa do adversário o lance é considerado como “net”, ou seja, o sacador terá uma nova chance.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Faz sentido. Se o suporte é considerado uma extensão da rede…, bola tocando na rede ou em sua extensão no momento do saque, é net e o saque deve ser repetido.