Bola na quina e o pedido de desculpa.

No tênis, no vôlei e outros esportes, quando a bola vai na quina, na rede, etc, o povo comemora.
No TM o atleta pede desculpas. Mas não volta o ponto.
Pra mim, é uma falsidade, pois numa competição, duvido se o atleta se compadece pelo ponto ajudado pela rede ou quina.
O que acontece se eu der um YEAHHHH!!! quando a minha bola bater na quina do adversário? rsrsrs

Falsidade? Na minha opinião existe uma certa hipocrisia quando o jogador insiste em pedir desculpas, várias vezes, por um lance de sorte. Porque hipocrisia? Se está tão arrependido assim, dê o ponto para o adversário, mesma posição que tenho a respeito do famoso 11X0 ou não (se está tão mal pelo adversário, pq não dá a ele 11 pontos e deixa ganhar o set?).

Mas eu acredito sim num certo código de empatia. Cada um tem uma interpretação, e a minha é que o jogador não tinha a intenção de fazer aquilo, portanto, se tomou proveito disso (por isso não se pede desculpas ao se perder o ponto), acho razoável que peça desculpas. MINHA INTERPRETAÇÂO.

De qualquer forma, a verdade é que não apenas no tênis de mesa, mas em tudo o que se faz da vida, a ética, a moral, a conduta, ou o que se prefira chamar, é algo que não pode ser cobrado, apenas lamentado. Vc tem uma postura diferente da minha, coisa que não tenho o direito de censurar, mas lamento, pois vai contra os meus princípios, estes que vc tb todo o direito de considerar uma suposta falsidade. É a vida…

Abraços!!!

"O que é Fair Play:

Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Play e uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.

O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.

Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém atualmente essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.

Fair play tem uma correlação com espírito esportivo, muito pela influência do marketing e da mídia pressionando os atletas por melhores resultados, fazendo com que eles pensem na vitória a qualquer preço, muitas vezes utilizando meios ilícitos, como o doping, a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo."

Pela simples condição do TM ser na origem um jogo de cavalheiros, idealizar condições idênticas de jogo ao servir, utilizar determinado lado da mesa, utilizar material de jogo homologado e ter um atitude de lástima sim, ao terminar uma sequência com uma bola de “sorte”, que dificultou ao adversário uma possível devolução.

Queremos vencer? Sim, mas com nosso mérito, e não apenas com bolas de sorte… Você não acha?

A torcida pode e tem visões culturais diferentes dos atletas e praticantes do esporte, mas se atletas são heróis podemos comemorar a busca por vencer de qualquer maneira?

[quote=“Alcir” post=101578] Vc tem uma postura diferente da minha, coisa que não tenho o direito de censurar, mas lamento, pois vai contra os meus princípios, estes que vc tb todo o direito de considerar uma suposta falsidade. É a vida…
Abraços!!![/quote]

Quando eu coloquei o tópico aqui, a intenção era discutir idéias, e não pessoas.
Meu texto não diz minha postura, pois nem eu sei qual é. Nunca competi e nunca me vi na situação proposta no tópico.
Ao julgar a conduta ética e moral de alguém baseando-se em 4 linhas na internet, acabamos por expor as falhas da nossa conduta ética e moral. Pense nisso. É necessário mais para se fazer juízo de valor.

Em tese, eu acho falso o pedido de desculpas se no fundo o jogador está comemorando o ponto, o que pode ocorrer numa competição, quando o jogo está acirrado.
Quando está de 8x2, ou num bate bola, são outros quinhentos.

Hinoki,
Obrigado por sua explicação de fair play. Foi bastante construtiva.

Mas o tópico propõe outra discussão:
Numa competição valendo o título, no tie break está 10x9 pra jogador1. Na disputa do próximo ponto, o jogador2 manda a bola na quina e empata o jogo. Imediatamente ele levanta a mão pedindo desculpas pelo ponto de sorte.
Em geral, nesta situação, o pedido é sincero ou falso?

Favor deletar este post. Cliquei em citar ao invés de editar

[quote=“tripossante” post=101580][quote=“Alcir” post=101578] Vc tem uma postura diferente da minha, coisa que não tenho o direito de censurar, mas lamento, pois vai contra os meus princípios, estes que vc tb todo o direito de considerar uma suposta falsidade. É a vida…
Abraços!!![/quote]

Quando eu coloquei o tópico aqui, a intenção era discutir idéias, e não pessoas.
Meu texto não diz minha postura, pois nem eu sei qual é. Nunca competi e nunca me vi na situação proposta no tópico.
Ao julgar a conduta ética e moral de alguém baseando-se em 4 linhas na internet, acabamos por expor as falhas da nossa conduta ética e moral. Pense nisso. É necessário mais para se fazer juízo de valor.

Em tese, eu acho falso o pedido de desculpas se no fundo o jogador está comemorando o ponto, o que ocorre numa competição, quando o jogo está acirrado.
Quando está de 8x2, ou num bate bola, são outros quinhentos.

Hinoki,
Obrigado por sua explicação de fair play. Foi bastante construtiva.

Mas o tópico propõe outra discussão:
Numa competição valendo o título, no tie break está 10x9 pra jogador1. Na disputa do próximo ponto, o jogador2 manda a bola na quina e empata o jogo. Imediatamente ele levanta a mão pedindo desculpas pelo ponto de sorte.
Em geral, nesta situação, o pedido é sincero ou falso?[/quote]

Na minha “umilde”, opiniao:

Quando ocorre a “fatalidade” de 10 x 0, o adversario e muito jogador e muito bom, vc saca ele bate ou ele saca e fecha na terceira bola
caso do “Kenji” por exemplo, duro qdo o adversario usa pino no back e e durao, e passa o tempo inteiro pedindo desculpa! ai eu agradeco porque ai nao tem jeito o adversario ta de sacanagem! e num dia de muita sorte!

Joguei na liga, com um amigo de Piracaia e tomei de 11 x 0

1- o adversario levantava bola pra fazer defesa, pior q quanto mais forte batia melhor ele devolvia
2- e o mais supreendente ele baita de back, completamente estranho e inesperado, virando a raquete da borracha preta para vermelha, completamente torto, em suma fiquei a partida inteira dando risada!

Abracos

Dá pra fazer um livro de Filosofia sobre isso…

Mas desculpa se dá quando vc faz uma coisa q nao tinha a intenção de fazer, fazer o ponto é sua intenção, mas como ele aconteceu devido a um toque na “quina na mesa” q nao era intencional, infelizmente diferente do tenis de quadra e volei, a mesa tem “canto vivo” oq altera a trajetória da bola e dificulta muito a recepção.

Por isso o pedido de desculpa, nao que vc nao tenha ficado feliz em conquistar o ponto, mas sim pq “não” aconteceu de uma forma planejada estrategicamente… não sei se foi minha “sorte” ou “azar” do oponente… kkkkkkk

Mas vai muito do intimo de cada um, se eu tomo uma casquinha e o oponente nao pede desculpa eu nao ligo, fico mais irritado com aqueles q fazem um carnaval a cada ponto.

Existe toda uma questão de posicionamento psicológico, digamos que pelas probabilidades do jogo, muitas bolas vão rente à rede e sua fita e muitas bolas vão colocadas nas extremidades da mesa, haverá um grande índice de redes e casquinhas, caras e bocas de alguns adversários e oponentes tendo satisfação ao obter pontos, definir um set ou mesmo vencer um evento desta forma…

Não considero ético comemorar estes pontos abertamente, mas se o oponente foi derrotado e você mantém o patrocínio para o ano seguinte, claro, vibre, a final de contas ele faria o mesmo!

Mas em partidas diárias, com amigos, estranhos ou quem seja, ficar reclamando de tomar casquinhas e bolas de sorte, alterando sua concentração é um dispêndio de energia, podem e sempre irão acontecer, porque não reclama quando não pega um excelente serviço ou nem vê aonde a bola acertou na mesa contra jogadores habilidosos? hehehe

O que faz um grande jogador também é sua atitude, vai variar o momento durante um jogo, aonde uma bola de sorte desestabiliza ou define uma partida, mas um bom preparo psicológico não irá ficar reclamando do índice de acerto de bolas nas quinas e rede, mas focar suas ações em pontos vencedores, preferencialmente limpos.

[quote=“hinoki” post=101584]Não considero ético comemorar estes pontos abertamente, mas se o oponente foi derrotado e você mantém o patrocínio para o ano seguinte, claro, vibre, a final de contas ele faria o mesmo!

Mas em partidas diárias, com amigos, estranhos ou quem seja, ficar reclamando de tomar casquinhas e bolas de sorte, alterando sua concentração é um dispêndio de energia, podem e sempre irão acontecer, porque não reclama quando não pega um excelente serviço ou nem vê aonde a bola acertou na mesa contra jogadores habilidosos? hehehe

O que faz um grande jogador também é sua atitude, vai variar o momento durante um jogo, aonde uma bola de sorte desestabiliza ou define uma partida, mas um bom preparo psicológico não irá ficar reclamando do índice de acerto de bolas nas quinas e rede, mas focar suas ações em pontos vencedores, preferencialmente limpos.[/quote]

Excelente colocações, eu penso da mesma maneira, porém ainda mais radical. Eu considero um desperdício de energia e potencial possibilidade de fuga de concentração reclamar de qualquer coisa que seja, e até mesmo vibrar nos pontos a favor. Para mim, o foco tem que ser constante e obstinado quando se deseja vencer uma partida de campeonato. Por isso raramente eu reclamo da falta de sorte durante torneios.
Já nos treinos ou simples rachas com amigos eu sou mais relaxado.

[quote=“tripossante” post=101580]Quando eu coloquei o tópico aqui, a intenção era discutir idéias, e não pessoas.
Ao julgar a conduta ética e moral de alguém baseando-se em 4 linhas na internet, acabamos por expor as falhas da nossa conduta ética e moral. Pense nisso. É necessário mais para se fazer juízo de valor.[/quote]
tripossante,

Talvez eu não tenha deixado claro o suficiente com a maneira como descrevi, mas tampouco eu quero fazer juízo de valor. Justamente o que eu quis dizer foi o contrário: que eu posso lamentar por ser distinto do que eu acredito, mas não te cobrar algo diferente, exatamente porque não posso considerar que minhas regras éticas sejam as ideais (juízo de valor). Como vc questionou a “validade do pedido de desculpas”, de fato interpretei que vc tinha uma perspectiva diferente (não seria o único) da minha e usei como exemplo na minha frase que vc citou, não mais do que isso. Desculpe pela má interpretação, mas nunca quis te “julgar por 4 linhas na internet”, assim como acredito que vc tb não ao interpretar minha opinião.
Esta foi minha única intenção, e se vc ainda se sente ofendido, me desculpe.

[quote=“tripossante” post=101580]Mas o tópico propõe outra discussão:
Em geral, nesta situação, o pedido é sincero ou falso?[/quote]
Eu acho que existem duas coisas que precisam ser separadas nesta equação: intenção de ganhar o ponto e postura ética. A postura ética não pode ser condicionada à e não deve interferir na intenção de vencer. Em se tratando de competição (e nem precisa ser profissional… aliás, nem precisa ser exatamente competição), a intenção de vencer é inerente, pois em caso contrário, pq competir? Num lance de sorte, a postura ética entra (ou não, de acordo com os princípios de cada um) em ação, mas em nada interfere na intenção de vencer. Ou seja, se a situação pudesse ser traduzida, eu a interpretaria como “estou feliz sim por ter vencido o ponto, mas lamento haver sido desta forma”, e afinal, estes lances de sorte são homologados pelas regras do nosso esporte, não são? Na outra situação, se a postura ética em relação à sorte interferisse na intenção de vencer o ponto, o adversário seria falso ou hipócrita se apenas pedisse desculpas e não cedesse um ponto ao adversário. Por esta razão, tomo por princípio que o ponto é objetivo primário e inquestionável, e o tal pedido de desculpas apenas retrata uma demonstração de respeito por tê-lo conseguido de maneira involuntária ou coisa parecida.
Portanto, respondendo de maneira objetiva à sua questão, interpreto que o pedido seja sincero, mas que não elimina a satisfação em vencer o ponto.

Alcir, tudo tranquilo. Entendi o que você quis dizer.

interpreto que o pedido seja sincero, mas que não elimina a satisfação em vencer o ponto.
Esta sua frase dá um ponto final no questionamento que havia na minha cabeça: Como pode o pedido de desculpas ser sincero, se no fundo ele está comemorando???

Além disso, o último post do Hinoki e do KSilvestre expuseram 99% do que penso a respeito.

Aproveito o post pra perguntar se isso existe no tênis, quando o ponto é ajudado pela rede (já que não tem quina na quadra).

Foi por isso que eu disse que não se pode juntar a intenção de ganhar o ponto com a forma como se ganha o ponto. Nesta situação, eu assumo que venci o ponto, mas pelo desculpas pela forma como o venci. Vc não pede desculpas por ter vencido o ponto (afinal, nessa conduta, teria que pedir desculpas por todos os outros tb), mas pela forma acidental que o fez. Não se trata do QUE e sim do COMO: é isso o que eu quero dizer.

Sobre o tênis, curiosamente eu acho que vi pouquíssimas vezes um jogador tomar vantagem do net cord num jogo, provavelmente pq o cabo de aço dele é razoavelmente tensionado e bem menos elástico do que o nosso net cord, o que geralmente faz a bola espirrar e ir para fora ou para o alto e dar chance do adversário matar o ponto facilmente. Mas salvo engano, das poucas oportunidades similares que lembro, o jogador pedia desculpas. Já no vôlei, como vc citou no começo, geralmente se comemora mesmo, como um ponto normal.

No tênis também há desculpas nas bananas e afins.
O Hinoki exemplificou perfeitamente.

Na verdade, em todos os esportes que pratico, costumo fazer o mesmo se algo foi “sem querer”. O que não significa que não gostei de fazer o ponto, até porque acontece contra também…

Cara eu fico feliz, eu não desculpo nada, até porque só jogo por lazer e ser for possível ainda tiro um sarro!!!

Tenho um dúvida quando a bola bate na rede e passa o ponto vale normalmente (fora a situação do saque),

Se a bola toca na quina o ponto vale também,

Quero saber se quando a Bolinha Bate na ARMAÇÃO DA REDE, sim armação onde a rede fica presa,

Na armação que fica do lado da mesa segurando a rede a 15cm pra fora da mesa,

Porque quando eu jogo com a família e amigos as vezes a bola toca na armação da mesa e vai pra mesa, então rola a maior discussão as vezes contamos os pontos, outras vezes não, e como eu não sei as regras oficiais alguém me esclarece isso?

[quote=“Mirko” post=102443]Cara eu fico feliz, eu não desculpo nada, até porque só jogo por lazer e ser for possível ainda tiro um sarro!!!

Tenho um dúvida quando a bola bate na rede e passa o ponto vale normalmente (fora a situação do saque),

Se a bola toca na quina o ponto vale também,

Quero saber se quando a Bolinha Bate na ARMAÇÃO DA REDE, sim armação onde a rede fica presa,

Na armação que fica do lado da mesa segurando a rede a 15cm pra fora da mesa,

Porque quando eu jogo com a família e amigos as vezes a bola toca na armação da mesa e vai pra mesa, então rola a maior discussão as vezes contamos os pontos, outras vezes não, e como eu não sei as regras oficiais alguém me esclarece isso?[/quote]
Se a bola bater na armação da rede e PASSAR para o lado do seu adversário na mesa, pelo menos nas competições que joguei, contou o ponto sim, embora isso só tenha acontecido uma vez e como eu fui beneficiado e meu adversário não foi reclamar, eu nunca fui atrás disso.

Segundo as regras da federação internacional de tênis de mesa (ittf), é considerado como o conjunto “rede” a rede propriamente dita, a corda que segura a rede e o suporte que prende a rede à mesa. Desta maneira, a mesma regra que se aplica a rede se aplica ao suporte (armação). Se tiver causando muita confusão, uma sugestão: troque a rede. Vale lembrar que depois de bater na armação, a bola tem de bater na mesa do adversário para continuar o ponto. Se bater na armação e ir pra fora, é contada como bola fora. Caso queira conferir as regras: http://www.ittf.com/ittf_handbook/ittf_hb.html

Enviado de meu GT-I9295 usando Tapatalk

Em linhas gerais, o pedido de desculpa faz parte da ética do jogador!

Jogadores de voley não tem ética então…

Na verdade esse tópico é sobre tênis de mesa e não sobre vôlei. Mas, já que foi colocado em questão. Eu acredito que os jogadores de vôlei tem ética sim. Porém, cada esporte tem suas peculiaridades.
Talvez o que seja ético pro tênis de mesa não seja pro vôlei e vice versa.
Portanto, pelo que percebo o pedido de desculpa pela bola na quina é uma peculiaridade do tênis de mesa até porque a quadra de vôlei não possui quina.
Assim como no vôlei não é ético vibrar com o ponto gritando de frente para o adversário, no tênis de mesa percebo vários jogadores vibrando pelo ponto de frente para o adversário.