bola na mão

Eu tenho videos desse ano, inclusive o mundialito, q os proprios jogadores acusaram bola na mão e o juiz deu ponto ao adversário, mas aqi na paraiba algumas pessoas me disseram q vale!Afinal o q fala a regra??

Se a bola bater na mão o ponto continua normalmente. Do punho até os dedos, “vale tudo”. Você deve está confundindo com os casos onde os atletas acusam que a boda bateu duas vezes em sua raquete, ou uma vez na raquete e outra na mão e assim por diante. Nestes casos o ponto deve sim ser paralisado.

Abraços,

Mazinho

Agora sim Mazinho!Vc tirou uma grande duvida minha!!Valeu mesmo!!!

eh, qdo bati na mao vale, mas qdo bate 1 na mao e otra na raqt, daih num vale…isso acontecia infinitas vezes mais c/ a bola pekena…c/ a troca de bola, eu nem me recordo mais de ter visto isso ou de alguem lembrar em comentar sobre…mas eh bom sempre lembrar neh, p/ naum deixar duvidas neh

Pra mim abriu mais dúvidas ainda…

A regra diz q ñ pode pegar no lado da raquete sem borracha

Certo, mas então no cabo da raquete pode???

Se pode pegar na mão, no cabo tb valeria…

[quote=“Roberto”:37vrveho]Pra mim abriu mais dúvidas ainda…

A regra diz q ñ pode pegar no lado da raquete sem borracha

Certo, mas então no cabo da raquete pode???

Se pode pegar na mão, no cabo tb valeria…[/quote]
Mas a bola pode sim bater no cabo, o mesmo se diga para a lateral (quina) da raquete.

A regra se refere a proibição de se usar o lado da raquete não revestido pela borracha, ou seja, ela não permite que um atleta que utilize a empunhadura caneta, por exemplo, usar o “lado da madeira”.

Abraços,

Mazinho

Obrigado

Mas me parece uma regra um pouco confusa

Não pode bater numa parte da madeira, mas em outra parte pode…

Apesar de que é muito mais interessante permitir q a bolinha bata no cabo, na mão pq isso dá ao jogo uma dinâmica maior

Talvez se não existissem raquetes de empunhadura caneta não haveria a proibição da utilização do lado sem borracha

Vou aproveitar esse tópico para esclarecer uma dúvida…
O adversário jogou a bola para fora e eu bati nela com a raquete ou a segurei antes de cair no chão. É ponto de quem?

Se vc golpeou ela atrás da tal “linha de fundo imaginária” não houve obstrução

Isso pq ñ teria como ela pegar na mesa

Obviamente, usa-se de bom senso esperar a bola cair

Assim como o juiz tb deve usar de bom senso e não invalidar o ponto

Muitos juízes costumam, em caso de dúvida, declarar obstrução e voltar o ponto

Mas, por exemplo, imagine q seu adversário erre uma cortada e a bolinha bata na sua barriga, ou no seu braço

O ponto deveria reiniciar, é ponto do adversário???

Só seria uma obstrução se a bolinha estivesse na direção da mesa e o jogador usa-se qualquer parte do corpo de forma a impedir q ela pegue na mesa

Portanto, a obstrução (que nesse caso é ponto!) só procede se o atleta tocar a bolinha acima da mesa, impedindo q ela pique na mesma

Fora das delimitações da mesa não há obstrução

Obrigado, Roberto.
Tá esclarecido.
::polegar::

Apenas uma pequena correção:

Neste caso não há uma obstrução, mas sim uma falta. Ocorreria uma obstrução, por exemplo, se a bola de outro jogo invadisse a área de jogo e assim o ponto seria novamente jogado.

Na hipótese do atleta segurar a bola “dentro da mesa”, ou quando a bola, mesmo que esteja se dirigindo para fora sem ter tocado o campo adversário, tocar em alguma parte do atleta ou da raquete que esteja “dentro da mesa”, o ponto será do adversário. O ponto não será repetido.

Abraços,

Mazinho

Mazinho, me tire uma dúvida por favor, por exemplo, a bola pega na redinha e o jogador esta um pouco distante da mesa, ele pode jogar a raquete na mesa para tentar uma possível rebatida e devolução? ou então, se na mão vale como foi dito, se a raquete escapa por algum motivo e cai no chão poderia o jogador então bater com o mão na bolinha? a regra deixa alguma “abertura”, algum furo quanto a isso?
Obrigado, Hércules.

Quanto a jogar a raquete, eu não sei responder com exatidão, deixo pro nosso “sensei” Neozinho.

Mas quanto a golpear a bolinha com a mão, não é permitido. Isto pq a regra diz q a bolinha pode pegar na mão que segura a raquete. A partir do momento q vc larga a raquete, a mão q antes a segurava se torna livre.

Tornando-se livre, é como se vc golpea-se com a sua mão boba. As duas neste momento não se distiguem.

Portanto, só é permitido bater a bolinha na mão, qd esta está empunhando uma raquete. E isto é uma forma de impedir o golpe deliberado com a mão.

SANSEI = DESCENDENTE DEE 3A GERACAO

SENSEI = PROFESSOR, MESTRE

Realmente Kyo, errei por falta de atenção.

Eu até sei essa diferença pois já pratiquei judô e tenho contato com descendentes de japoneses. Talvez seja por esse excessivo contato que confundi as palavras.

Só me explique novamente as gerações, pois eu achava que sansei era da 2ª geração…

Obrigado

[quote=“hercules”:2g56v7jp]Mazinho, me tire uma dúvida por favor, por exemplo, a bola pega na redinha e o jogador esta um pouco distante da mesa, ele pode jogar a raquete na mesa para tentar uma possível rebatida e devolução? ou então, se na mão vale como foi dito, se a raquete escapa por algum motivo e cai no chão poderia o jogador então bater com o mão na bolinha? a regra deixa alguma “abertura”, algum furo quanto a isso?
Obrigado, Hércules.[/quote]
Nas duas hipóteses o atleta perderá o ponto. Para maiores detalhes consultem o ponto 2.5.7:

2.5.7. Um atleta bate na bola, se ele toca a bola no jogo com sua raquete, segura na sua mão, ou com sua mão da raquete abaixo do punho.

Abraços,

Mazinho

valeu pessoal